terça-feira, 17 de novembro de 2009

RESULTADO DO EXAME PARA A OAB/RN

Pelo "site" www.oab.-rn.org.br  (16/11/2009) fico sabendo que o Exame para a Ordem dos Advogados aprovou 12,4% (doze vírgula quatro por cento) dos bacharéis em Direito inscritos.

1.067 se inscreveram. 132 passaram.

O prazo para recurso começa hoje (17) e vai até quinta-feira (19) na Seccional Potiguar, como também nas Subseccionais de Mossoró e Caicó. O resultado final no Exame de Ordem 2009.2, após a interposição de recurso, será divulgado na internet, nos endereços eletrônicos www.oab-rn.org.br ou www.oab.org.br, na data provável de 09 de dezembro de 2009.

Como se lê da matéria, o exame é realizado em duas etapas. A prova objetiva de 2009.2 foi aplicada em 13 de setembro, tendo uma aprovação de 46,5% após recursos. Já a prova subjetiva aconteceu em 25 de outubro. O próximo Exame de Ordem será realizado provavelmente em janeiro de 2010.

Como é possível serem esses dados interpretados?

Não é possível. Não há qualquer pesquisa, que eu saiba, que nos diga o que tal índice representa. 

Ouço comentários acerca de melhor desempenho das Faculdades públicas. Será verdade? Se for, a que se deve? Estariam certos os que apontam para uma seleção dos melhores alunos feita pelas instituições públicas a partir da procura dos cursos grátis, implicando em um desempenho melhor nos futuros exames da Ordem?

É para se pensar. 

O melhor mesmo seria uma pesquisa de qualidade feita no universo dos aprovados nos exames da OAB. 

A própria OAB deveria se interessar pelo assunto. Para se municiar contra a crítica em relação à dificuldade das questões propostas nos exames.

E demonstrar, assim, que seus exames não são difíceis, o que falta é estudo, uma vez que os professores das instituições públicas e privadas, pelo menos em Natal, são praticamente os mesmos.

Se for o caso, claro.

  





Nenhum comentário: