quarta-feira, 4 de junho de 2014

PROJETO DO PT É A LONGO PRAZO

Palma Nova, Itália, de 1539, cinturão externo de Veneza. Ideal renascentista.

* Honório de Medeiros

O projeto em curso no Brasil e em alguns países da América do Sul é obter hegemonia política a longo prazo para a esquerda de inspiração cubana, de caráter leninista, calcada em Gramsci.

Antonio Gramsci, que pretende ter unido Marx a Maquiavel, defendia a tomada do Poder por intermédio da corrosão permanente das instituições democráticas de molde liberal, tais quais o Poder Legislativo e Judiciário, para a obtenção da hegemonia cultural, da qual as outras seriam decorrência.

O planejamento, organização e implementação da estratégia, no caso do PT, está nas mãos dos reais detentores do Poder, como Zé Dirceu, e não é do conhecimento até mesmo de quem aparentemente dirige o País, como Dilma, escolhida por Lula em decorrência de sua ingenuidade truculenta.

A quem Lula trata como líder? Fidel. Onde foi o treinamento tático de Zé Dirceu? Cuba. A quem Hugo Chávez obedecia? Fidel.

Na estrutura real, para eles, o Poder é organizado a partir de círculos concêntricos um dentro do outro, do menor para o maior. As decisões que importam são tomadas no círculo menor e repassadas cuidadosamente ao círculo maior que o contém, e assim por diante, até o último, para garantir sua implementação.

Não é preciso mencionar que somente o círculo menor tem controle de todas as informações. Claramente, temos uma estrutura real x uma estrutura formal (aparente) de Poder.

Aliás, várias instituições seculares funcionam plenamente de acordo com essa disposição estratégica. A mais notável delas é a Igreja Católica.