sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ADEMIR RIBEIRO - A VOZ DE OURO DO RÁDIO


Ademir Ribeiro


Por Carolina Wanderley Neves

Esta é uma história curta, que se preenche de outra.

Começa, caso tenha início, com o contato entre dois desconhecidos.

“Não nos conhecemos. Mas me parece que tínhamos um amigo (ao menos conhecido) em comum: Ademir Ribeiro. Falecido ontem, por volta das 20h no hospital da Av. Antônio Basílio. Nos últimos quatro anos, definhando sob as garras da demência senil agravada pelo Alzheimer, sucumbiu, pois, a uma repentina queda de pressão.

Uso este meio para lhe informar do falecimento. Morreu esquecido e só (à exceção da presença dos filhos do primeiro casamento, com Teresa). Solidão mesma que já lhe ocorria há uns poucos anos. Sem álcool, sem cigarro, sem amigos.

Vou ver se consigo ao menos deixar-lhe gravado à lápide: “Ademir Ribeiro – A voz de ouro do rádio”.”

A morte parece-nos um destino comum, sob o qual nenhum controle detemos. E sendo curta a vida, mais hora, menos hora, ela chega. Preciso agora falar sobre este homem, que há pouco faleceu, meu avô, Ademir Ribeiro.

TANTO NOMINI NULLUM PAR ELOGIUM, eis o epitáfio de Maquiavel: “Para tão grande nome, elogio não há!”. Meu avô provavelmente não se satisfaria com tamanha luxúria em elogios! Ele não queria elogios à toa. Dispensava-os sem falsa modéstia, escondendo no fundo uma sincera certeza de ter cravado sua marca na história do radio potiguar, e no coração norte rio grandense. Sempre soube: ele gostava era de reconhecimento.

Ademir Ribeiro, nascido em 02 de junho de 1939, locutor e boêmio por profissão, era um apaixonado pelo Radio e pelo Futebol.

Viveu intensamente cada faceta de sua vida. Amou suas mulheres, seus filhos, sua profissão, sua cachaça e o cigarro de cada dia. Devoto de Nossa Senhora de Fátima e torcedor ferrenho do América, escreveu na história do Radio Brasileiro um importante capítulo.

Nostálgico e solitário, meu avô foi, sem dúvidas, um dos homens mais inteligentes que já conheci na vida. A solidão tem mesmo dessas coisas. Lembro-me das visitas semanais, aos sábados, à sua residência, no bairro de Cidade Satélite, regadas a torradas de pão dormido da padaria, café, e muitos vídeos. Entrar no “escritório” do meu avô era o que hoje eu chamaria de “momento Cult”.

Entre cinzeiros, copos de café frio e garrafas de cachaça, um raro acervo de fitas VHS e inúmeras K-7s do programa Show da Manhã, do qual se orgulhava de ter protagonizado por muitos anos, transmitido pela Radio Poti.

Com sua bolsa tiracolo e seu gravador munido de fitas, a qualquer hora do dia Ademir estava disponível no Bar de Lourival, na Deodoro da Fonseca, tomando sua garrafa diária de Caranguejo e fumando suas tantas carteiras de cigarro.

Avesso à política, repetidamente se recusou a ter sua voz estampada em campanhas e candidaturas. Dedicou-se ao “rádio-romantismo” à lá Janete Clair. Não se furtou à oportunidade de abrir espaço para sua nostalgia no Show da Manhã, tocando “músicas do passado”, como dizia.

Ademir era isso, ou este. Ou as duas coisas. Gostaria de ter-lhe ao menos dito: “Vai em paz, tua história vive!” Mas foi e é assim, sorrateira e repentinamente que a morte chega. Precisando, então, de um epitáfio digno para este homem, recordei-me que, em entrevista ao Jornal Zona Sul, quando perguntado sobre como queria ser lembrado, respondeu: Eu? Nem sei... Podia ser Ademir Ribeiro, a voz de ouro do rádio. Porque esta voz eu não ganhei de graça. Foi Deus quem me deu.

Pode botar lá no meu túmulo. “Ademir Ribeiro – A voz de ouro do rádio”. Só isso.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BLOG DO CARLOS SANTOS: UNP BALANÇA COM CRISE SEM PRECEDENTES




Jornalista Carlos Santos 

Do blogcarlossantos.com.br

Por Carlos Santos

quinta-feira - 09/08/2012 - 10:24h

Gestão e ensino 
O Curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP), Campus de Mossoró, vive há vários dias uma crise sem precedentes. O redemoinho produz círculos concêntricos que ameaçam estilhaçar a imagem da instituição fora de sua estrutura física, no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e Justiça Federal. 
Tudo começou com a imposição de decisões pela diretoria da instituição, que é controlada há alguns anos por poderoso grupo multinacional. A partir daí ocorreu demissão sumária do diretor do curso no Campus em Mossoró, o conceituado professor Marcelo Roberto dos Santos. 
A Laureate International Universities — maior rede de universidades do mundo -, que controla a UnP desde 2007,  pretende um reordenamento de custeio da máquina pedagógica, sacrificando justamente quem mais precisa de incentivo: o docente. Quer reduzir custo punindo seu melhor insumo, o professor. 
Essa chamada “reengenharia” passou a suprimir benefícios da remuneração do professorado, traduzidos de forma mais clara no que se denomina de “hora-aula”, assentada em trabalhos, orientações de cursos etc. 
Punição 
Marcelo resolveu escudar os professores 
Opondo-se à mudança, ele mostrou em seu arrazoado que o Curso de Direito do Campus de Mossoró mostrava resultados que mereciam incentivo e não punição. Sua performance eclipsa congêneres da mesma instituição, que funcionam na capital do estado. Em Natal, o corte começou há mais tempo e de modo incisivo. 
Até o momento, a Laureate não conseguiu contorna o caos que se formou a partir da demissão de Marcelo Roberto. A direção do curso em Mossoró virou um vácuo. 
Professores prometem debandar, solidários e insatisfeitos com a supressão de ganhos pecuniários. Noutra frente, há mobilização com dossiê que denunciaria a instituição ao MEC e Ministério Público Federal, por supostas e graves irregularidades. A UnP estaria maquiando desempenho e certas exigências legais.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ACERCA DE UMA COLEÇÃO DE QUEM REALMENTE PESQUISAVA O CANGAÇO




Por Rostand Medeiros


Em 9 de janeiro de 1980, o jornalista pernambucano Nilson Deocleciano Pereira Lima falecia no Hospital Geral de Urgência de Recife . O jornalismo nordestino perdeu então um profissional de espírito irrequieto, considerado um ótimo repórter e que se foi com apenas 38 anos.

Nilson Pereira Lima atuou em veículos de comunicação como os jornais “O Globo” (Rio de Janeiro), “Diário de Pernambuco” e “Jornal do Comércio” (Recife), além de ter atuado nas revistas “O Cruzeiro”, “Veja” e “Manchete”. Esteve também em redações de emissoras de televisão. Seu trabalho foi laureado com o Prêmio Esso de Jornalismo.

Segundo a reportagem sobre a sua morte, publicada no “Jornal do Comércio”, edição de 10 de janeiro de 1980, entre as décadas de 1960 e 1970 Nilson viajou muito pelo interior do Nordeste . Deste período o jornal destaca uma reportagem feita no Rio Grande do Norte, onde ele apresentou o “Sindicato da Morte”. Este era um grupo de pessoas que se especializou em contratar “mão de obra qualificada”, que atuavam no Seridó e Oeste potiguar, matando quem quer que fosse e preços a serem combinados.

A reportagem do “Jornal do Comércio” informa que em suas viagens, Nilson Pereira Lima não deixava passar a oportunidade de entrevistar pessoas que estiveram envolvidos com cangaceiros, ou foram vítimas destes. Para este fim utilizava os velhos e pesados gravadores de fitas K7, daqueles que a energia provinha de quatro pilhas das grandes e era transportado a tiracolo. Batalhador, ele não deixava de buscar uma boa informação sobre o cangaço, Lampião, coronéis e outros personagens nordestinos, indo buscar as fontes nos rincões mais isolados.

Consta que ele foi a última pessoa a entrevistar Francisco Heráclio do Rêgo, o famoso coronel Chico Heráclio, do município de Bom Jardim, Pernambuco, considerado o derradeiro coronel nordestino.

Anda sobre o cangaço, Nilson Pereira Lima possuía um vasto acervo de gravações e fotografias, conquistado em uma luta de muitos quilômetros de estrada. A reportagem informa que ele desejava escrever uma biografia de Lampião, onde buscaria dar um enfoque diferenciado a vida deste bandoleiro.

Tempos depois após seu falecimento, mais precisamente no dia 12 de maio de 1980, na coluna do jornalista Paulo Fernando Craveiro, na página A-6 do Diário de Pernambuco, publicou uma pequena nota informando que o acervo de Nilson Pereira Lima sobre o cangaço seria doado a Fundação Joaquim Nabuco.

Efetivamente, em 28 de outubro de 1981, segundo o site desta instituição (http://www.fundaj.gov.br/docs/indoc/icono/npl.html) a viúva do jornalista, a Senhora Cristina Maria Fills Pereira Lima, entregou a esta respeitada entidade o material de seu esposo.

Segundo o site, constam no inventário da Fundação Joaquim Nabuco 165 fotografias, com uma abrangência que abarcar os anos entre 1930 a 1974, com autores como os fotógrafos Pedro Luiz e Alcedo Lacerda e outros não identificados. O site ainda informa que algumas destas imagens mostram áreas do Rio Grande do Norte, como a região de Mossoró, Angicos e as nossas salinas.

Relativo ao cangaço nesta coleção, o site informa que existem “fotos de cangaceiros com familiares e captores”.

Sobre as gravações, não existe nenhuma referência.

Busquei contato com esta entidade através de telefone, onde fui muito bem atendido, mas não obtive nenhuma resposta se, no momento da entrega do acervo do jornalista Nilson Pereira Lima, o material gravado foi igualmente entregue.

Realmente esta coleção, na mão de um esforçado pesquisador, poderia render ótimos frutos e ótimos trabalhos. Para este pretenso pesquisador, ele nem precisaria viajar ao interior para procurar as fontes e isto lhe facilitaria muito a sua vida.

Um adendo.

Segundo site da Fundação Joaquim Nabuco, que no seu estatuto informa ser uma “entidade vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, sem fins lucrativos”, que apregoa em seu site ter como missão “Produzir, acumular e difundir conhecimentos, resgatar e preservar a memória e promover atividades científicas e culturais, visando à compreensão e ao desenvolvimento da sociedade brasileira, prioritariamente a do Norte e do Nordeste do país”, chega a cobrar até R$ 92,00 pelo serviço de reprodução digital (em resolução 300 DPI) de cada uma das fotos da coleção do jornalista Nilson Pereira Lima, ou de qualquer outra imagem de suas variadas e raras coleções de fotografias.

No site da Fundação encontramos a informação que “Diversificar e ampliar as ações de comercialização de bens e serviços para elevar a arrecadação de recursos próprios é uma das prioridades estratégicas da Fundação Joaquim Nabuco”.

Realmente “prioridade” não é a mesma coisa que “missão”.

domingo, 5 de agosto de 2012

O FIM (OU NÃO) DO EXAME DA OAB COMEÇA A SER VOTADO



O debate sobre a manutenção do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercer a advocacia poderá ganhar novo capítulo esta semana.

Deve ser colocado em votação, na quarta-feira (8), o requerimento de urgência para o Projeto de Lei nº 2.154/2011. A proposta, de autoria do deputado federal Eduardo Cunha (pmdb-RJ), visa alterar a lei para que o exame da OAB seja extinto.

Caso a urgência seja aprovada, o texto seguirá para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados.

De acordo com Cunha, a exigência da prova é discriminatória.

"A profissão de advogado, no Brasil, é a única que pede a realização de um exame para ser praticada. Isso está errado."

Para ele, a regra não pode se restringir a uma só carreira. "Se é para ter, isso deve ser estendido a outras áreas", diz.

Uma possível reserva de mercado é colocada pelo deputado para sustentar o projeto.

"Na medida em que se escolhe quem pode exercer a profissão, mantém-se um campo de atuação profissional de tamanho reduzido, eliminando a concorrência."

Deu no Correio Braziliense

DESEMBARGADORES: RENDIMENTOS EM ALTA, PRODUTIVIDADE EM BAIXA

http://oglobo.globo.com


Em junho, salários de desembargadores em 16 TJs superaram o teto


Por Gustavo Uribe


SÃO PAULO - Em junho, os desembargadores do país receberam, em média, remunerações superiores ao atual teto constitucional brasileiro, o que, mesmo assim, não tem representado alta produtividade no andamento dos processos. A conclusão é de levantamento realizado pelo GLOBO, que cruzou a folha de pagamento dos tribunais de Justiça estaduais com pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a taxa de congestionamento das ações que correm na segunda instância do Judiciário.

O GLOBO pesquisou folhas de pagamento dos 16 tribunais de Justiça que cumpriram, total ou parcialmente, a determinação que obrigou a divulgação nominal dos salários de magistrados e servidores. O vencimento médio dos desembargadores, no mês de junho, foi de R$ 31,8 mil, montante acima do teto constitucional, de R$ 26,7 mil.

A última edição da Pesquisa Justiça em Números, do CNJ, apontou no Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT), no qual o rendimento médio dos desembargadores chegou a R$ 49.501,97, que a taxa de congestionamento foi de 52,6%, acima da média nacional, que é de 48,2%. No período, os maiores valores foram pagos aos desembargadores Paulo da Cunha (R$ 64.708,54) e Dirceu dos Santos (R$ 57.383,31). O órgão de justiça alega que o mês foi atípico, uma vez que os magistrados receberam parte da indenização de férias não gozadas, “após o acúmulo de dois períodos”.

Com uma taxa de congestionamento de 35,1%, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) pagou em junho aos seus desembargadores um valor médio de R$ 39.878. O maior rendimento foi do desembargador Plinio Pinto Coelho Filho, que recebeu, no período, R$ 119.764,07, o maior valor encontrado pelo GLOBO nas folhas de pagamento. No Rio, 30% dos desembargadores e juízes receberam acima do teto. O menor vencimento foi recebido pela juíza Ana Paula Rodrigues Silvano ( R$ 11.028,40).

No Ceará, que possui a maior taxa de congestionamento do país, 70,5%, os desembargadores tiveram um rendimento médio, em junho, de R$ 33.331,66. Em São Paulo, o maior TJ do país, que teve um percentual de 63,2% de congestionamento, apresentou uma média salarial de R$ 30.404.

No Amazonas, média salarial alcançou R$ 55,9 mil

Em meio à discrepância entre rendimentos e produtividade, o levantamento constatou casos de órgãos que apresentaram rendimentos altos, porém com baixo índice de congestionamento. O caso mais emblemático foi no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), cujos desembargadores receberam, em média, no mês de junho, R$ 55.985,94.

A taxa de congestionamento foi uma das menores do país, de 25,1%. Por lá, o salário mais alto foi o da desembargadora Maria das Graças Figueiredo, que teve um rendimento, no período, de R$ 79.036.57.

Um outro episódio semelhante foi o do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), no qual os desembargadores tiveram uma média salarial de R$ 37.299,44. O porcentual de congestionamento, segundo a última edição da Justiça em Números do CNJ, foi de 19,9%. No estado, o desembargador Mário Gurtyev de Queiroz recebeu, no período, R$ 71.706,89.

No Maranhão, a taxa de congestionamento foi de 29,5%, enquanto a média salarial chegou a R$ 34.185,86.

O GLOBO identificou ainda órgãos estaduais de Justiça que tiveram médias salarias abaixo do teto constitucional, de R$ 26,7 mil e apresentaram altas taxas de congestionamento. Em Roraima, por exemplo, os desembargadores tiveram uma média salarial de R$ 23.787,76, enquanto a taxa de congestionamento chegou a 63,3%.

O Distrito Federal foi o único que apresentou, em junho, uma baixa taxa de congestionamento e uma média salarial abaixo do teto constitucional. O vencimento médio pago aos desembargadores, no período, foi de R$ 19.837. O porcentual de processos congestionados foi de 33,5%.