domingo, 17 de junho de 2012

ROUSSEAU SURPREENDIDO ACIMA DE VOLTAIRE


Voltaire


Rousseau



Bárbara de Medeiros se aproxima de uma pilha de livros postados uns em cima dos outros na Potylivros da Escola Doméstica e, após observá-los, cai na risada.

"Irônico", pensa. "Rousseau e seu Contrato Social estão postados acima de Voltaire e seu Dicionário Filosófico. O que diria Voltaire dessa situação?"

Rousseau enviou a Voltaire um exemplar de seu Discurso sobre a origem da desigualdade entre os povos, em que argumentava contra a civilização, a ciência e as letras e defendia o retorno a uma condição natural na qual os homens viveriam como animais.

Voltaire respondeu: "Recebi, senhor, vosso novo livro contra a espécie humana, e agradeço-vos a remessa... Ninguém foi tão espirituoso como vós ao tentar nos transformar em animais; ler o vosso livro faz com que sintamos vontade de andar de quatro. No entanto, como abandonei essa prática há cerca de sessenta anos, acho que me é infelizmente impossível voltar a adotá-la".

Acerca do Contrato Social de Rousseau, Voltaire diz: "Jean-Jacques se parece tanto com um filósofo quanto um macaco com um homem".

Pelo menos aqui Voltaire  está acima da de Rousseau. Para compensar, claro.

Nenhum comentário: