sábado, 2 de agosto de 2014

NEM OS CORONÉIS SÃO OS BARÕES DA RALÉ

* Honório de Medeiros

Li e fiquei impressionado "Clãs Políticos no Congresso Nacional", da pesquisadora Lauren Schoenster, da Trasnparência Brasil. Procurem no Google. Leiam. Vão redescobrir o óbvio. Ou terem alguma surpresa.

Mudaram alguns poucos coronéis. Principalmente nos rincões. Não mudou o coronelismo. É a mesma estrutura de Poder de antes. Poucos mandam, muitos obedecem. Será que Borges sempre esteve certo? A democracia é mesmo uma ficção estatística?

Quando a massa consegue alguma coisa, fruto de um espasmo circunstancial ou de alguma manobra de uma facção integrante dos poucos que mandam, o sistema se abala mas volta logo ao normal e tudo continua como dantes. Certo, também, Lampeduza e sua célebre frase em "O Leopardo", "algo deve mudar para que tudo fique como está"?

Mas os poucos que mandam, mandam mesmo? É certo que mandando ou não, vivem bem, às custas da ralé. Nos tempos de hoje, o malandro não é mais o barão da ralé, como diria Chico Buarque, em samba antológico, a não ser que seja visto como um malandreco.

Os coronéis criam e manipulam os malandros e os malandros, para os coronéis, são ralé do mesmo jeito - nada de barão-, e os coronéis eles também, são ralé usada pelo dinheiro que pasmem para esse antropomorfismo, tem vida própria, cria, dita, interpreta e  impõe as regras do jogo, e cada ser humano que o segura em suas mãos inocentes ou criminosas nada mais faz que ser uma marionete nesse jogo imenso, colossal, incomensurável, no qual cada um de nós dá mais de si, seja de que forma seja, do que o necessário para aumentar a vida do dinheiro e alimentar cada um dos membros da ralé que compõem a teia, a malha, o sistema, que sem ter um ponto de partida nem de chegada, é algo em si mesmo e enreda tudo e todos...


O filósofo francês Jean Baudrillard, em quem os criadores de "Matrix" se inspiraram disse, em "Simulacros e Simulações" que o que a humanidade vive não é a realidade. Ele sustenta que a Sociedade, hoje, substituiu a realidade por signos e símbolos. Pode ser que esteja certo e tudo isso não passe de um imenso simulacro.

Eu, pelo meu lado, penso que a criatura engoliu o criador. Nada mais.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, NORUEGA E CUBA

Em se tratando de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, os 20 países melhor situados, puxados pela Noruega, são capitalistas e democráticos no sentido liberal do termo, ou seja, no extremo oposto, por exemplo, de Cuba, China, Coreia do Norte, Venezuela, seus simpatizantes, e por aí vai...