quinta-feira, 22 de julho de 2021

CANGAÇO: LONGA VIDA A MELQUÍADES PINTO PAIVA

 * Honório de Medeiros

honoriodemedeiros@gmail.com


Chega o CANGAÇO: segunda e ampla bibliografia comentada de Melquíades Pinto Paiva, com ilustrações de Vlamir de Souza e Silva, dedicado ao saudoso Antônio Amaury Corrêa de Araújo e prefaciado pelo mestre de todos nós, Frederico Pernambucano de Mello.

Fui honrado com generosos comentários do autor acerca de meus dois últimos livros, Histórias de Cangaceiros e Coronéis e Jesuíno Brilhante, o primeiro dos grandes cangaceiros, bem como de alguns artigos que ele colheu aqui e acolá, na rede social e revistas especializadas em história da cultura sertaneja nordestina.

Antes, na primeira bibliografia comentada, também foram generosos os comentários acerca de Massilon, nas veredas do cangaço e outros temas afim.

Não sei se os mereço, mas considero uma honra ser agraciado com a atenção que me foi dispensada por quem, hoje, recebe, do alto dos seus muito bem vividos noventa anos de idade, as homenagens e o reconhecimento dos estudiosos do fenômeno do cangaceirismo em todo o Brasil.

Não por outra razão, Frederico Pernambucano de Mello, como sempre muito acertadamente, no prefácio, o nomina de “Farol da Ordem do Cangaço”.

Nada mais justo e verdadeiro.

Longa vida a Melquíades Pinto Paiva!

quarta-feira, 21 de julho de 2021

FILOSOFEMAS: O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO MODERNA

 * Honório de Medeiros

Em tempos como estes, frenético e fugazes, precisamos dizer mais, com menos. Cada vez mais com cada vez menos. O certo, mesmo, é dizer tudo, com nada.

Natal, 21 de julho de 2021