sábado, 9 de janeiro de 2010

A INVASÃO DE MOSSORÓ POR LAMPIÃO E MASSILON


1.bp.blogspot.com

Carlos Santos, Aderbal Nogueira, Honório de Medeiros e Manoel Severo

Por Gabriel Barbosa

cariricangaco.blogspot.com

Mais uma parada da caravana Cariri Cangaço rumo a 2010; depois de Mossoró, quando reuniu os confrades Paulo Gastão e Lemuel Rodrigues e Natal, quando encontrou Ivanildo Silveira, Sérgio Dantas, Rostand Medeiros, Múcio Amaral e João Marcílio, agora foi a vez de Tibau do Sul, um dos litorais mais previlegiados do nordeste. Ali em ambiente mais que apropriado, "Restaurante Lampião" na praia da Pipa, o encontro foi com Honório de Medeiros e Carlos Santos.



Honório de Medeiros, um dos mais festejados conferencistas de 2009, assumiu a partir daquele momento um novo desafio: Cariri Cangaço 2010, com tema mais que intrigante e polêmico: A Presença dos Conroneis nos Bastidores da Invasão a Mossoró. Além da confirmação da presença do professor Honório de Medeiros, a organização do Cariri Cangaço, através de Manoel Severo e a SBEC, através de seu diretor Aderbal Nogueira, firmaram convite oficial ao jornalista Carlos Santos, do prestigiado blog potiguar, blogdocarlossantos; a também se unir a família Cariri Cangaço, no próximo mês de agosto no cariri cearense.



Além da pauta direcionada à organização do evento de 2010, também foram discutidas outras pautas ligadas a SBEC, como a possibilidade de marcarmos; de acordo com a anuência do nosso presidente Angelo Osmiro, uma reunião extraordinária da entidade, em Fortaleza, reunindo os confrades do Nordeste, para o construção de um plano de trabalho para 2010.



Na oportunidade, Honório de Medeiros ressaltou a forma democrática e harmonica, a exemplo da edição 2009, como o Cariri Cangaço 2010 está sendo montado; "é a certeza do sucesso renovado". E quanto á sua conferencia dos "Coronéis e a Invasão de Mossoró", nada adiantou... "Terão que ir até o cariri e participar do Cariri Cangaço para conhecer mais de perto essa verdadeira epopéia que foram os bastidores do ataque a Mossoró" confirma.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

II CARIRI CANGAÇO


farm3.static.flickr.com

Manoel Severo

Por Carlos Santos

(blogdocarlossantos.com.br)

"Cariri Cangaço"-2010 começa a ser esboçado.

Entre os dias 17 e 22 de agosto, seis municípios do Ceará vão sediar concomitantemente o "Cariri Cangaço". A iniciatia é marcada por palestras, debates, exposições, visitas técnicas e apresentação de estudos científicos.

Ouvi essas informações hoje à tarde em Pipa (Tibau do Sul-RN), onde estive.

Os estudiosos do cangaço, cearenses Manoel Severo e Aderbal Nogueira, dissertaram sobre o assunto, que será a segunda edição do evento. O primeiro ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro do ano passado.

- Crato, Juazeiro, Barbalha, Jati, Missão Velha e Aurora vão sediar a programação - conta Severo, com nítida empolgação. "Ano passado eram quatro. Agora teremos também Jati e Aurora", complementa. Ele é um dos principais organizadores da iniciativa.

O bate-papo foi provocado pelo advogado e professor Honório de Medeiros, estudioso do assunto. Ao lado de sua filha, a infante Bárbara, não poderíamos conversar em lugar diferente: "Restaurante Lampião". Tocamos essa confraria lá, à tarde desta quinta (7).

- Não tenha dúvidas: os estudos sobre o cangaço exigem uma abordagem mais científica - admite Severo. Existe farto material produzido de forma empírica, que é significativo, mas os trabalhos precisam avançar para esse campo, reconhece.

Administrador de empresas, mas historiador e documentarista por paixão, Aderbal vê o assunto como inesgotável. Em sua ótica, "há muito ainda a ser discutido".

O mito gerado a partir do cangaceiro "Lampião" o mantém atual, ainda mais quando questões como poder e violência não saem de cena, aponta Aderbal.
 
P.S - Palestrante na primeira edição do Cariri Cangaço, Honório de Medeiros foi novamente convidado para participar da próxima promoção.

II CARIRI CANGAÇO


1.bp.blogspot.com

Por Gabriel Barbosa

cariricangaco.blogspot.com

Começa a Construção do Cariri Cangaço 2010

Foi dada a largada para o Cariri Cangaço 2010. O evento que em setembro do ano passado reuniu na região do Cariri cearense um número significativo de estudiosos da temática cangaço no Brasil, começa a ser contruido em sua versão 2010; com data pré programada para o mês de agosto de 2010, os organizadores já se movimentam na direção da escolha dos temas e palestrantes.

Neste último dia 05 de janeiro, terça-feira, a organização do Cariri Cangaço, representada por seu curador Manoel Severo, e ainda, por Danielle Esmeraldo e Gabriel Barbosa e representando o presidente da SBEC, Angelo Osmiro, o diretor Aderbal Nogueira, iniciaram uma epopéia de visitas; principiando por Mossoró, onde almoçaram com os confrades Paulo Gastão e Lemuel Rodrigues. Na oportunidade o confrade Lemuel Rodrigues recebeu os cumprimentos do Cariri Cangaço e da SBEC pelo recente sucesso da conclusão de seu doutorado.

Além da confirmação da presença dos amigos de Mossoró, também ficou confirmada a participação de Lemuel Rodrigues dentre os Conferencistas de 2010, com o tema Caldeirão do Beato Zé Lourenço. Aderbal Nogueira representando a SBEC já adiantou outra iniciativa da entidade; a formação de uma caravana de amigos para celebrar em Serra Talhada o centenário do lengendário Luiz de Cazuza, um dos últimos contemporâneos de Virgulino, o posterior Lampião; e sobrinho de José Saturnino.



De Mossoró a caravana Cariri Cangaço ainda mantém agendas em Natal, Recife, Garanhuns, Piranhas, Poço Redondo e Paulo Afonso.


VOLTA EM BREVE!




Caros amigos,

Segunda-feira estarei de volta.

Do mesmo jeito, da mesma forma.

Com o mesmo conteúdo.

Afinal, como disse o poeta, "ninguém se perde no caminho da volta".

Honório de Medeiros

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DAVID LEITE LANÇA "INCERTO CAMINHAR" EM NATAL

Por Carlos Santos


"Incerto Caminhar" aporta em Natal

O livro 'Incerto Caminhar', de David de Medeiros Leite, será lançado sexta (8) , às 19h, na Siciliano, do Midway Mall, em Natal.

A obra poética bilingue (português e espanhol) foi inicialmente apresentada ao público em Salamanca (Espanha), onde o autor fazia doutorado.

Em seguida foi a vez de Mossoró, mais recentemente.

Agora é Natal e seu entorno que vão conhecer o belo trabalho de David, integrante da nossa "República da São Vicente".




domingo, 3 de janeiro de 2010

SÍNDROME DE BARTLEBY



Síndrome de Bartleby

Novo surto da Síndrome de Bartleby.

É ter paciência.

E esperar que esta Bahia de Todos os Santos nos ilumine a todos.

Deus nos abençoe!

Honório de Medeiros