sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

II CARIRI CANGAÇO


farm3.static.flickr.com

Manoel Severo

Por Carlos Santos

(blogdocarlossantos.com.br)

"Cariri Cangaço"-2010 começa a ser esboçado.

Entre os dias 17 e 22 de agosto, seis municípios do Ceará vão sediar concomitantemente o "Cariri Cangaço". A iniciatia é marcada por palestras, debates, exposições, visitas técnicas e apresentação de estudos científicos.

Ouvi essas informações hoje à tarde em Pipa (Tibau do Sul-RN), onde estive.

Os estudiosos do cangaço, cearenses Manoel Severo e Aderbal Nogueira, dissertaram sobre o assunto, que será a segunda edição do evento. O primeiro ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro do ano passado.

- Crato, Juazeiro, Barbalha, Jati, Missão Velha e Aurora vão sediar a programação - conta Severo, com nítida empolgação. "Ano passado eram quatro. Agora teremos também Jati e Aurora", complementa. Ele é um dos principais organizadores da iniciativa.

O bate-papo foi provocado pelo advogado e professor Honório de Medeiros, estudioso do assunto. Ao lado de sua filha, a infante Bárbara, não poderíamos conversar em lugar diferente: "Restaurante Lampião". Tocamos essa confraria lá, à tarde desta quinta (7).

- Não tenha dúvidas: os estudos sobre o cangaço exigem uma abordagem mais científica - admite Severo. Existe farto material produzido de forma empírica, que é significativo, mas os trabalhos precisam avançar para esse campo, reconhece.

Administrador de empresas, mas historiador e documentarista por paixão, Aderbal vê o assunto como inesgotável. Em sua ótica, "há muito ainda a ser discutido".

O mito gerado a partir do cangaceiro "Lampião" o mantém atual, ainda mais quando questões como poder e violência não saem de cena, aponta Aderbal.
 
P.S - Palestrante na primeira edição do Cariri Cangaço, Honório de Medeiros foi novamente convidado para participar da próxima promoção.

Nenhum comentário: