quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RIO GRANDE DO NORTE, TERRA DO NADA!

Honório de Medeiros
 
 
Peter Pan vivia (ou vive) na Terra do Nunca. Nós, na Terra do Nada.
 
Aqui, nada funciona: abram a Constituição Federal e leiam acerca das atribuições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora se perguntem: funcionam? E o Tribunal de Contas, serve mesmo para quê? E o Ministério Público?
 
Não funciona a saúde pública (e a privada mal e porcamente); não funciona a educação; não funciona a segurança pública. Quem duvidar que percorra escolas, hospitais e postos de saúde, e delegacias.
 
Não funciona o trânsito: diariamente caótico, de quando em vez catastrófico, sem que vejamos um "amarelinho" sequer percorrendo as ruas da cidade.
 
Não funciona a limpeza do lixo. Embora tenha melhorado, somente consideramos assim porque sobrevivemos à administração de Micarla de Souza.
 
Não funciona o serviço público básico. Percorram as repartições.
 
Não funciona o turismo. Ao contrário. O Rio Grande do Norte, às vezes lentamente, às vezes rapidamente, vai afastando o turista do Estado.
 
Não temos políticas públicas, planos, projetos, ações estatais, ou, se há, delas não temos conhecimento. 
 
Não temos nada, nada. Aliás, temos sim: cada dia pagamos mais tributos. Temos uma máquina arrecadadora feroz e desapiedada.
 
Não funcionam sequer as regras da ética: estamos nos tornando mal-educados, corruptos, grosseiros e imorais.
 
Estamos destruindo, lentamente, os antigos valores, sobre os quais se alicerçava o que de melhor ainda temos hoje, e os substituindo pela lei da vantagem. 
 
Que tempos são esses, meu Deus? Não acabam mais?  
 
Peter Pan pelo menos tinha Wendy. E Wendy tinha Peter Pan. Ambos tinham a Terra do Nunca.
 
Nós, aqui, nem isso temos.
 
Temos a Terra do Nada, a Terra dos Homens Ocos.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

E O MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN, HEIM?


Por François Silvestre

Deu no Portal no AR


O Conselho Nacional do Ministério Público incluiu na pauta da sessão da próxima segunda-feira (7) o julgamento de um processo que “visa levantar informações detalhadas acerca do pagamento de remunerações aos membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte”.


O processo registrado sob o número 0.00.000.001536/2010-22 foi aberto em 2010 a pedido da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP e questiona “pormenorizadamente, as circunstâncias em que são pagas, os valores respectivos, o nome dos atuais beneficiários e daqueles que tiveram tal condição nos últimos 5 (cinco) anos, e desde quando recebem as seguintes verbas: 1.Salário família; 2.Parcela mensal referente aos valores atrasados da ‘Parcela Autônoma de Equivalência’.


O CNMP pede ainda informações sobre a “3.Parcela mensal referente aos valores atrasados do pagamento de ‘Gratificação de Diferença de Entrância”; Requisite-se, ainda, o envio de cópia dos seguintes Procedimentos Administrativos: a) PA n° 2179/2007-PGJ, referente ao pagamento de salário-família a membros e servidores no âmbito do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte; b) PA n°630/2009-PGJ, que determina o pagamento mensal dos valores atrasados da Parcela Autônoma de Equivalência e c) PA n° 4343/2008-PGJ, o qual autoriza o pagamento de parcela mensal referente ao atraso da diferença de entrância”.

domingo, 6 de outubro de 2013

CHUANG TZU

Tzu (séc. IV a.c.)


Honório de Medeiros


DIAS DE DOMINGO


"Chuang Tzu sonhou ser uma borboleta. Ao despertar não sabia se era Tzu que havia sonhado que era uma borboleta ou se era uma borboleta e estava sonhando que era Tzu".