quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DOIS MOMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

teutônicos.org
"Deus reconhecerá os seus"


Honório de Medeiros 

"Matem todos, Deus saberá quem são os seus".

 Assim falou Arnold Amaury, monge cisterciense, quando seus guerreiros cruzados, a um passo de atacar a cidade de Béziers, em 22 de julho de 1209, tinham se voltado em sua direção para perguntar se deviam distinguir os fiéis ao catolicismo dos cátaros heréticos.

É o que nos conta Stephen O'Shea em seu "A Heresia Perfeita", cujo subtítulo é "A vida e a morte revolucionária dos cátaros na idade média".

A "Cruzada Albigense" se estendeu de 1209 a 1229 e foi deflagrada por Inocêncio III, sob a alegação de erradicar a heresia popular que grassava no Languedoc, região francesa que se estendia dos Pirineus à Provence e que incluia cidades como Toulouse, Albi, Carcassone, Narbonne, Béziers e Montpellier.

 Na verdade os barões feudais do Norte da França - dentre eles o Rei - cobiçavam as terras e as riquezas dos seus pares do Sul, principalmente o condado de Toulouse, que era suserania de Pedro de Aragão.

As duas décadas de sangue deram lugar a quinze anos de revolta e repressão até o cerco de Montségur, em 1244.

 No final, mais de duzentos de seus defensores, os líderes cátaros, foram arrebanhados e tangidos até uma clareira na neve para serem queimados vivos. Resultado do guerra de extermínio foi o surgimento da Inquisição e suas técnicas que atormentariam a Europa e a América Latina durante séculos, sob o comando dos Dominicanos. Técnicas essas que estabeleceram o modelo para o controle totalitário da consciência individual em nossos dias, diz-nos O’Shea.

Autos-de-fé, enceguecimentos, enforcamentos em massa, catapultamentos de corpos por sobre as paredes dos castelos, pilhagens, saques, julgamentos secretos, exumação de cadáveres, estupros, sevícias, tudo em nome da fé!

Em 27 de agosto de 1689, em correspondência dirigida a Domingos Jorge Velho, Frei Manuel da Ressurreição, Arcebispo e Governador do Rio Grande o parabeniza: "E dou a Vossa Mercê o parabem de um avizo que do Recife me fez o Provedor da Fazenda estando para dar á vela a embarcação que o trouxe de haver Vossa Mercê degollado 260 Tapuyas".

De 26 a 30 de outubro de 1689 Domingos Jorge Velho mata 1.500 tapuias e aprisiona 300. Em 12 de janeiro de 1690 Frei Manuel da Ressurreição manda que se busque "trilhas de Bárbaros, como Vossa Mercê me diz se acham, os não faça o nosso descuido ousados".

Em 4 de março do mesmo ano o Governador Geral determina aos três cabos de guerra que exterminam os tapuias: "Se não devem esperar nos Arraiais, em que se acham as mesmas armas; senão seguindo-os até lhes queimarem, e destruirem as Aldeias, e elles ficarem totalmente debelados, e resultar da sua extincção, não só a memória, e temor do seu castigo, mas a tranquilidade, e segurança com que sua Magestade quer que vivam, e se conservem vassallos, como por tão duplicadas ordens tem recommendado a este Governo".

Está em "Cronologia Seridoense", do grande Olavo Medeiros Filho.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FALTA DE ALTERNATIVAS E AUSÊNCIA DE FAVORITO PARA 2014 NO RN

Do Blog do Carlos Santos

 
Rosalba Ciarlini e Robinson poderão se enfrentar num cenário que não anima eleitorado potiguar
 
Carlos Santos

Faltando cerca de um ano e meio para a campanha ao Governo do Estado em 2014, é precipitado se falar em favoritismo de algum nome ou apontarmos – por exemplo – que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está alijada do processo, em face de uma gestão até o momento sem rumo e sem prumo.
 
Alto lá.
Robinson e Rosalba - dia 17 de outubro de 2010: sincera hipocrisia mútua
 
De antemão, é difícil se fazer uma configuração prévia quanto aos times da oposição e governo para a peleja de 2014. Foi-se o tempo em que tudo era facilmente destrinçado por cores, gestos e companhias. Há muitos anos convivemos com políticos e partidos híbridos, andróginos.
 
Essas máquinas políticas, versão “total-flex”, são especialistas num mimetismo que confunde até mesmo os seus eleitores. Tudo em nome da sobrevivência num teatro de guerra em que o amigo de hoje pode se transformar em adversário de amanhã.
 
Olhando assim a distância, o que parece ser a oposição basicamente se mexe com o vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD). Ele finalmente empina postulação própria a governador, depois de se revelar um excelente aliado à combustão de Wilma de Faria (PSB) e Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo.
 
Mas é precipitado lhe conceder a perigosa condição de “favorito”.
 
Na verdade, Robinson faz-se viável muito mais pelo o que o Governo Rosalba Ciarlini não consegue ser, do que pelo o que ele imagina que é.
 
O vice-governador rompeu com o governo antes do primeiro ano de gestão. A partir daí, ficou estacado na oposição ao esquema que ele ajudou a entronizar no poder.
 
Até a disputa de 2014, por mais que consiga amealhar apoios, o vice-governador dependerá – e muito – da performance do governo que ele resolveu renegar.
 
A pré-campanha será crucial para os propósitos de Robinson, como foi decisiva à vitória de Rosalba em 2010.
 
Robinson sabe bem disso.
 
Ele rompeu com o governismo capitaneado por Wilma, proporcionando à Rosalba um capital importante com seu apoio, além de subtração direta nas forças governistas que terminou lançando o então vice-governador Iberê Ferreira (PSB) candidato a governador.
 
Para a corrida eleitoral de 2014, a história parcialmente se repete.
 
Rosalba trabalha para não sofrer desnutrição, principalmente com a hipotética saída do PMDB de sua base aliada. Robinson sonha em atrair a simpatia dos insatisfeitos com o governo e de representar a esperança de mudança (sempre essa palavrinha mágica e surrada), em contraponto ao que a governadora tem representado.
 
Surpresas
 
Nesse enredo podem surgir surpresas. Por enquanto, ninguém tem robustez para ser um elemento catalisador das multidões.
 
Temos, mesmo, é uma multidão de incrédulos e desapontados. Robinson não é popular nem populista. Rosalba definha na governadoria.
 
Mas é improvável ou pouco provável, como queira, que tenhamos duas candidaturas de oposição à Rosalba. Ninguém descarte que o nunca surpreendente PMDB faça outro movimento brusco e, dessa feita, aposte numa postulação própria.
 
O que vai ocorrer com a pré-candidatura do deputado Henrique Alves (PMDB) à presidência à Câmara Federal, acaba tendo conexão direta com a política de alianças no Rio Grande do Norte.
 
Robinson pode ser abraçado pelo PMDB, obtendo seu apoio. O PMDB, desgarrado do governismo, o puxaria para um chapão, com outro papel. Vice novamente? Quem sabe?
 
O prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) não estão na mesa de apostas como candidatos ao governo. O senador-ministro Garibaldi Filho pode desembarcar na pista e alterar essa bipolarização Robinson-Rosalba.
 
Carlos tem a missão hercúlea de ser o reconstrutor de Natal, o que adiante lhe renderia popularidade a projeto de maior envergadura adiante.
 
Fátima sonha com o Senado. Se der, ótimo. Não se viabilizando, não terá dificuldades na reeleição à Câmara Federal.
 
Garibaldi há tempos que se desinteressou pelo governo rosalbista. Se for candidato, mela também projeto de Robinson. Aí sim, surgiria alguém com a aura de favorito.
 
Sobrou mais quem para enfrentar Rosalba e a máquina do governo, mesmo que cabaleante?
 
Dessa distância, ajustando bem o periscópio, quase nada mais é possível ser detectado. Quadro revela como há um empobrecimento de nomes e uma esqualidez de projetos alternativos à gestão da coisa pública.
 
É algo desolador.
 
Isso é ótimo para Rosalba. Só depende dela emergir. Do outro lado, quase nada lhe intimida e impõe-lhe uma suposta derrota antecipada. Se não sofrer baixas no elenco de forças que sustentam o governo, continuará viva.
 
Seu maior adversário não é Robinson: é seu próprio modelo de gestão político-administrativa.
 
Robinson, em resumo, não depende só de si. Seu cabo-eleitoral (indireto) principal é Rosalba, a quem ajudou. Ele acena como antítese dessa forma de governar; seria uma negação à “Rosa”.
 
Diante de tantas incertezas, um slogan do deputado Tiririca (PR-SP), na campanha eleitoral de 2010, faz o norte-rio-grandense pensar alto: “Pior não fica”.
 
Será?

O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR


“A formação de educadores se dará concomitantemente ao desenvolvimento das práticas democráticas”. (Norberto Bobbio)

(*) Rinaldo Barros

A conversa de hoje vai ser coberta de nostalgia. Afinal, eu sou do tempo em que a juventude possuía ideais e ainda se acreditava na utopia. Além disso, as equações político-ideológicas eram simplificadas. Havia governo e oposição, claramente definidos. Era mais fácil delimitar o campo dos adversários e até do inimigo principal.

Na teoria clássica marxista, o sujeito da história era determinado: o proletariado industrial tinha interesses próprios que negavam -se contrapunham -, na sua prática, aos interesses da classe dominante.

Dado o aumento contínuo do seu contingente e a agudização das contradições, o proletariado teria condições para generalizar, para o conjunto da sociedade, suas, aspirações de libertação. O proletariado unificava politicamente a vontade geral de mudança.

Tudo era claro como água de rocha. Bastava construir o partido, internacionalista, e estabelecer as alianças (com o campesinato e com a fração da burguesia "nacional") e estavam dadas as condições para a longa marcha da conquista da nova hegemonia. O processo poderia ser pacífico ou não. A tática dependeria do inimigo. Era o sonho garantido ou sua utopia de volta.

Saudades fora, qual é o problema, então?

Negó seguin: no caso brasileiro, formou-se uma heterogeneidade estrutural nas classes dominadas e surgiu um novo tipo de padrão de desenvolvimento capitalista que, simplesmente, destrói o argumento clássico, em relação à questão de hegemonia do proletariado.

Explico-me: o Brasil alavancou o seu processo de desenvolvimento tardiamente e se inseriu no sistema capitalista-industrial já na fase monopólica (na verdade, oligopólio). Saltou de cara do modelo agro-exportador para o desenvolvimento industrial-internacionalizado.

Desde então, fábricas de automóveis, fábricas de aviões, fábricas de locomotivas elétricas, de computadores, siderúrgicas, refinarias, pólos petroquímicos, industriais de química fina, dentre outros, convivem com latifúndios improdutivos, com trabalhadores informais e com uma economia camponesa atrasada, pré-capitalista.

Este tipo de desenvolvimento dependente caracterizou-se ainda por um crescimento urbano acelerado e pela formação de um amplo e crescente setor de serviços sofisticados, ao lado da implantação de um modelo cultural (“the american way of life”) consumista, ainda que de forma caricata e incompleta.

Em que pese haver avançado anos-luz em sua cidadania, a sociedade civil brasileira ainda está engatinhando. Ainda tem que decidir para onde dará os primeiros passos, resolvendo o dilema partido ou movimento social, basismo-assembleísmo ou representação política.

A dificuldade maior está na falta de clareza nas análises sobre o peso do século XX (conceitos ultrapassados), a qual perturba a visão do presente, mutante e inusitado. Parece que não se percebe que a classe operária brasileira não é semelhante à européia e que o atual padrão de desenvolvimento é diferente daquele do capitalismo competitivo-liberal. Não se percebe também que o futuro do Brasil não vai se desenvolver político-socialmente como ocorreu na Europa.

É preciso, portanto, decifrar - estudando nossa história recente - o enigma da expressão das peculiaridades da sociedade brasileira.

Quero compartilhar algumas perguntas ainda em busca de respostas:

Como construir esta nova sociedade de universalização, inclusiva e de uso dos benefícios das inovações tecnológicas, assegurando a participação efetiva do cidadão, defendendo a Natureza?

Como incluir o cidadão digitalmente, considerando que nossa população se encontra em estágios diferenciados de desenvolvimento ou de solução dos problemas básicos de educação, saúde, alimentação, higiene, infra-estrutura de esgoto, energia elétrica, água potável e urbanização?

Nossa população não pode ficar excluída desta nova utopia do espaço urbano.

Tenho claro que o poder público, mais do que qualquer ator, deve ser o articulador, organizador, promotor, orientador, fiscalizador e gestor das potencialidades emergentes. O resto está por se descobrir.

Ainda bem que o velho Marx afirmava que ele próprio não era marxista.

E, bem mais perto de nós, o Che nos legou esta frase lapidar "Não existe caminho, o caminho se faz ao caminhar”.

 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ENTENDAM QUE TODOS OS ESTADOS SÃO POLICIAIS

Aaron Swartz


 
Pedro Doria, O GLOBO
O desespero de Aaron
Ele tinha 14 anos quando chamou a atenção, pelo brilho, das maiores mentes da internet. Agora, está morto
Na sexta-feira, dia 11, Aaron Swartz cometeu suicídio em seu apartamento no Brooklyn, Nova York, onde vivia com a namorada. Tinha 26 anos, se enforcou. Fazia exatos dois anos do dia em que fora preso e seu pesadelo começou. Era, já desde os 14, uma das mentes mais brilhantes e influentes da internet. Por vezes demais, parece, o gênio da rede está apenas em jovens bilionários do Vale do Silício. Engano. Aaron era do tipo que escolheu não ser um deles. Um erro de juventude, e a mão pesada do governo americano, parecem ter contribuído na decisão.
RSS é daquelas siglas que poucos conhecem mas sem as quais a internet não funciona. É uma forma de fazer assinaturas de conteúdo na rede. Hoje a tecnologia é usada para que informação flua pelas redes sociais. Não é nunca trivial estabelecer um padrão geral, simples, aberto, com o qual inúmeros fabricantes sintam-se à vontade, que todos aceitem. Aaron foi um dos seus criadores aos 14 anos.
Nascido em Chicago, era um rapaz muito magro, imberbe. Seu computador, um Macintosh portátil já muito velho para o tempo, com inúmeros problemas, a tela já quase incapaz de gerar brilho. Foi rapidamente adotado por gente como Dave Winer, inventor dos blogs, Cory Doctorow, um dos mais influentes pensadores da internet, e pelo advogado Larry Lessig, de Stanford e Harvard, talvez o maior especialista jurídico do mundo digital.
Aaron fez dinheiro com o Reddit. É, hoje, um dos sites mais visitados do mundo. Nele, os usuários colocam no ar links para o que consideram mais interessante. Estes links ganham votos para cima ou para baixo, o material mais bem votado vai à capa. Curadoria coletiva. Boa parte do sistema que mantém Reddit no ar saiu do computador do jovem programador. (Já era um Macintosh mais avançado.) Quando o Reddit foi comprado pela Condé Nast, a maior editora de revistas dos EUA, Aaron Swartz botou um bom dinheiro no bolso.
Sua causa: ele acreditava em liberdade do fluxo de informação de interesse público. Bom não confundir com o pirata da esquina. Nunca se meteu com música ou filmes. Seu primeiro feito foi entrar no sistema Pacer, baixar 20% do conteúdo e publicá-lo gratuitamente online. É o banco de dados onde estão todas as decisões judiciais tomadas nos EUA. Tudo em domínio público, embora o Pacer cobre taxa para acesso. O FBI entrou na investigação, tentou cercá-lo de toda forma, mas ninguém foi capaz de descobrir uma lei que tivesse quebrado.
Universidades e bancos de artigos não queriam processo.
Estudante em Harvard, Aaron foi além. Tinha acesso ao Jstor, o principal banco (pago) de papers acadêmicos. As universidades americanas pagam para que seus alunos possam consultar o trabalho publicado de cientistas livremente. Porque tinha acesso legal, Aaron baixou milhões de papers, muitos deles em domínio público, nem todos. Aí tornou tudo disponível. Desta vez, o FBI tinha uma razão para investigá-lo. Prendeu-o, foi solto por ordem do juiz, aguardava julgamento em liberdade.
Seus principais amigos consideram que errou. Mas, juridicamente, o caso é complicado. A turma do Jstor decidiu que não queria processar. Universidades, que pagam pela assinatura, são suas principais clientes e não iam deixar de pagar pelo serviço. O MIT, em cuja rede Aaron estava ligado quando fez o download, se absteve. E papers acadêmicos são, por natureza, já trocados livremente por cientistas. Não são como um DVD, um livro, um disco. A discussão sobre direitos autorais é tensa no meio científico. Preocupam-se mais com autoria. Afinal, é justamente para que informação científica circule com rapidez e facilidade que a internet foi criada. Não é à toa que, diferentemente da indústria cultural, a turma do Jstor simplesmente tirou o corpo fora do processo.
Mesmo que os principais prejudicados não quisessem levar o caso à Justiça, o governo americano decidiu processá-lo. Mais, quis fazer dele um exemplo na luta contra pirataria. Queria uma pena de 30 anos. Nenhum pirata real jamais foi condenado a tanto.
Um único excesso de juventude, a falta de proporção do governo dos EUA e, aparentemente, uma depressão clínica custaram ao mundo um grande talento. Faz mal, até, à causa dos direitos autorais.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OLIVIO DUTRA, PT, EX-GOVERNADOR DO RS X PT

No PT.2.0 não há lugar para Olívio Dutra

Elio Gaspari, O Globo
 
Num momento luminoso para o PT, o companheiro Olívio Dutra, fundador do partido, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, disse ao deputado José Genoino: “Eu acho que tu deverias pensar na tua biografia, na trajetória que tens dentro do partido. Eu acho que tu deverias renunciar. Mas é a minha opinião pessoal, a decisão é tua. Não tenho porque furungar nisso.”
 
Dias depois o comissário André Vargas, secretário de Comunicação do partido, disse que Olívio fora “pouco compreensivo”. E mostrou a faca: “Quando ele passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo. (...) Ele já passou por muitos problemas, né?”
 
Engano. Durante o governo de Olívio Dutra, o PT gaúcho foi apanhado numa maracutaia, mas ele nunca foi acusado de envolvimento direto no caso.
 
Processo judicial, nem pensar. Genoino e seu colegas foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal.

Olívio Dutra é de um tempo em que petistas rachavam apartamento em Brasília (seu parceiro era Lula). Quando deixou a prefeitura voltou a ser um bancário.
 
Com seus bigodes e uma bolsa tétrica, anda de ônibus. Passou por problemas, mas nunca passou pelas soluções dos comissários de hoje.
 
A resposta do André Vargas indica que no PT 2.0, uma pessoa com a biografia de Olívio é um estorvo, tornando-se necessário colocá-lo ao alcance de qualquer suspeita.

domingo, 13 de janeiro de 2013

ESCOLHA


Regina Azevedo*
Poetinha na empresa Iapois, poesia


encolheu-se num mar de solidão
mesmo tendo,
à sua volta,
um oceano
de gente
que lutaria
corpo e mente
pra nadar
nele.



* Regina Azevedo tem treze anos e alguns dias. Segundo ela mesma, até recentemente tinha a idade de um uísque bom.

ESTIMULADO PELO DESAFIO

 
 
Franklin Jorge
 
Ao término de minha primeira semana à frente da Pinacoteca do Estado, creio que o balanço é positivo. Reencontrei-a, trinta anos depois, no mesmo estágio em que a deixei e com a peculiaridade de ter um corpo funcional exclusivamente formado por “guias”, aos quais vamos atribuir novas funções, pois seria contraproducente manter o quadro atual composto de 21 servidores e todos eles exercendo a mesma função. Para que se tenha uma ideia dessa situação, minha antecessora no cargo era quem varria e limpava a própria sala.
 
Apesar dos desafios e obstáculos a enfrentar e superar, através da reavaliação do quadro funcional, esses primeiros dias de trabalho desenharam novas perspectivas para a Pinacoteca do Estado que em três décadas, teve uma única mudança significativa: foi reconhecida como tal e mudou de endereço; saiu do prédio do antigo Quartel General, hoje Memorial Câmara Cascudo, para o Palácio Potengi, por muitas décadas a sede do Governo do Estado.
 
O gesto do deputado estadual José Dias de Souza, comprometendo-se em apresentar uma Emenda Parlamentar ao Orçamento Geral do Estado no valor de 250 mil reais, reveste-se de grande significado para todos nós e, em especial, para a Cultura. Pela primeira vez na história do nosso Parlamento um deputado mostra-se sensível às necessidades e carências crônicas da Pinacoteca do Estado, gesto supervalorizado pelo fato de ser o deputado José Dias líder da oposição e crítico do Governo. Ao fazê-lo, José Dias – homem culto e refinado que defende os interesses populares – sobrepõe-se às mesquinharias provincianas e nos dá um exemplo de cidadania que devemos reconhecer e louvar para que sirva de incentivo a outros parlamentares.
 
Na última terça-feira (8), em conversa particular com os funcionários, pudemos ter uma visão mais próxima da realidade e a partir desse diagnóstico prévio já podemos saber, em relação aos que trabalham pela manhã,com quem podemos contar e o que esperar de cada um. Senti uma grande falta de entusiasmo generalizada.
 
Na quarta-feira (9) a Secretária Extraordinária de Cultura, professora Isaura Amélia Rosado Maia despachou na Pinacoteca e prometeu-nos fazê-lo uma vez por semana, para discutirmos questões de interesse e agilizarmos ações que clamam urgência e são necessárias à efetivação de nossos projetos que incluem além da reforma do Palácio Potengi, onde estamos instalados, e já prevista antes de minha posse, a refundação da Oficina de Gravura Rossini Quintas Perez que deve reintegrar-se ao complexo da Pinacoteca, conforme a ideia original que previa, para a Pinacoteca, atividades didáticas.
 
Ontem (quinta-feira, 10) já definimos que a artista plástica Sayonara Pinheiro será a Curadora da Pinacoteca e estamos fazendo gestões para que tenhamos um vice-diretor executivo com perfil de alguém que é do ramo, cosmopolita, tem uma visão de conjunto e sabe fazer. Também estamos atraindo e conquistando a colaboração de voluntários que se dispõem a nos ajudar a fazer da Pinacoteca do Estado aquilo que, no jargão dos museólogos, é chamado de “museu quente”, ou seja, um espaço não estanque, vivo e ativo. Ainda ontem, em contato com o Diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Ivo Mesquita, obtivemos o seu compromisso de nos ajudar na reestruturação da Pinacoteca que tem um largo espectro de desafios e obstáculos a vencer.
 
O desafio de administrar a Pinacoteca do Estado do RN exige-nos muito mais que estímulos governamentais ou movimentos individualizados da iniciativa privada. Disso temos plena consciência.