domingo, 13 de janeiro de 2013

ESTIMULADO PELO DESAFIO

 
 
Franklin Jorge
 
Ao término de minha primeira semana à frente da Pinacoteca do Estado, creio que o balanço é positivo. Reencontrei-a, trinta anos depois, no mesmo estágio em que a deixei e com a peculiaridade de ter um corpo funcional exclusivamente formado por “guias”, aos quais vamos atribuir novas funções, pois seria contraproducente manter o quadro atual composto de 21 servidores e todos eles exercendo a mesma função. Para que se tenha uma ideia dessa situação, minha antecessora no cargo era quem varria e limpava a própria sala.
 
Apesar dos desafios e obstáculos a enfrentar e superar, através da reavaliação do quadro funcional, esses primeiros dias de trabalho desenharam novas perspectivas para a Pinacoteca do Estado que em três décadas, teve uma única mudança significativa: foi reconhecida como tal e mudou de endereço; saiu do prédio do antigo Quartel General, hoje Memorial Câmara Cascudo, para o Palácio Potengi, por muitas décadas a sede do Governo do Estado.
 
O gesto do deputado estadual José Dias de Souza, comprometendo-se em apresentar uma Emenda Parlamentar ao Orçamento Geral do Estado no valor de 250 mil reais, reveste-se de grande significado para todos nós e, em especial, para a Cultura. Pela primeira vez na história do nosso Parlamento um deputado mostra-se sensível às necessidades e carências crônicas da Pinacoteca do Estado, gesto supervalorizado pelo fato de ser o deputado José Dias líder da oposição e crítico do Governo. Ao fazê-lo, José Dias – homem culto e refinado que defende os interesses populares – sobrepõe-se às mesquinharias provincianas e nos dá um exemplo de cidadania que devemos reconhecer e louvar para que sirva de incentivo a outros parlamentares.
 
Na última terça-feira (8), em conversa particular com os funcionários, pudemos ter uma visão mais próxima da realidade e a partir desse diagnóstico prévio já podemos saber, em relação aos que trabalham pela manhã,com quem podemos contar e o que esperar de cada um. Senti uma grande falta de entusiasmo generalizada.
 
Na quarta-feira (9) a Secretária Extraordinária de Cultura, professora Isaura Amélia Rosado Maia despachou na Pinacoteca e prometeu-nos fazê-lo uma vez por semana, para discutirmos questões de interesse e agilizarmos ações que clamam urgência e são necessárias à efetivação de nossos projetos que incluem além da reforma do Palácio Potengi, onde estamos instalados, e já prevista antes de minha posse, a refundação da Oficina de Gravura Rossini Quintas Perez que deve reintegrar-se ao complexo da Pinacoteca, conforme a ideia original que previa, para a Pinacoteca, atividades didáticas.
 
Ontem (quinta-feira, 10) já definimos que a artista plástica Sayonara Pinheiro será a Curadora da Pinacoteca e estamos fazendo gestões para que tenhamos um vice-diretor executivo com perfil de alguém que é do ramo, cosmopolita, tem uma visão de conjunto e sabe fazer. Também estamos atraindo e conquistando a colaboração de voluntários que se dispõem a nos ajudar a fazer da Pinacoteca do Estado aquilo que, no jargão dos museólogos, é chamado de “museu quente”, ou seja, um espaço não estanque, vivo e ativo. Ainda ontem, em contato com o Diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Ivo Mesquita, obtivemos o seu compromisso de nos ajudar na reestruturação da Pinacoteca que tem um largo espectro de desafios e obstáculos a vencer.
 
O desafio de administrar a Pinacoteca do Estado do RN exige-nos muito mais que estímulos governamentais ou movimentos individualizados da iniciativa privada. Disso temos plena consciência.

Nenhum comentário: