sábado, 31 de outubro de 2009

FORMIGUEIRO HUMANO

No Brás, na José Paulino, na 25 de Março, é impossível andar sem esbarrar nas pessoas. É um formigueiro humano.

No "Nonna", a moça do café me diz: nas madrugadas, mesmo no Domingo, as calçadas das lojas fechadas estão cheias de ambulantes e compradores".

Quando desço percebo a moça que segura um encerado de lona fechado como se fosse uma trouxa. Dentro, baganas. Pergunto: "é o rapa?" Ela nem olha e me responde por cima do ombro, todos os sentidos atentos: "é".

Ah, São Paulo...

COMO PODE ME SER ÚTIL A FILOSOFIA




Por Pablo Trajano Pinheiro da Silva, Curso de Direito da UnP, 2VB



"O Homem sem a capacidade de acumular conhecimento certamente não estaria aqui e nem muito menos praticando a ciência da filosofia.



Nesse processo de acumulação do conhecimento, o humano conseguiu distinguir-se da natureza, dos outros homens e a si mesmo. Provocando, então, um processo filosófico natural, onde, a partir do conhecimento acumulado, possibilitou perguntar-se a si próprio o seu papel na natureza e consigo mesmo.



A partir das perguntas, o homem passou a pensar e buscar suas respostas, onde as ciências acríticas (religião, mitologia e senso-comum) não conseguiram suprir essa necessidade de buscar explicações para as suas angustias.



Então, nesse processo de evolução, surgiram a filosofia e a ciência que pode ser testada em que se busca respostas a partir de métodos críticos. Onde, este pode ser provado e aquele apenas ser compreendido à base de retóricas.

Por fim, nesse emaranhado de perguntas e respostas a ciência proporcionará ao homem respostas vinda de teorias testadas e comprovadas. E a filosofia sempre possibilitará o seu sujeito ir além dos conceitos pré-estabelecidos. Onde a filosofia por mais que busque a razão nas suas questões críticas, irá deixar o homem livre para aderir ou não em suas teorias. Finalmente, a filosofia pode ser útil ao homem po deixa-lo alcançar voos além daqueles pré-estabelidos senso-comum e das ciências acríticas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

UMA IGREJA COR DE ROSA

Em frente ao hotel no qual estou hospedado, na Frei Caneca, Centrão de São Paulo, uma Igreja consagrada ao Sagrado Espírito Santo se destaca do cinza geral: é toda cor-de-rosa.


COLAPSO NO TRÂNSITO EM SÃO PAULO

Puxo converso com motoristas de taxi em São Paulo. Estão estressadíssimos. Sonham com a aposentadoria.

Todos dirigem ligados em alguma FM que noticia, de instante em instante, a situação do trânsito. É uma neurose.

Eles dizem que haverá um colapso em breve. Simplesmente grande parte do dia está tomada pela tentativa de se deslocar. A situação está no limite. Não há onde estacionar, não há como se locomover com rapidez.

A idéia de controlar o fluxo de veículos através do número da placa é motivo de chacota. "Somente deu certo para os vendedores de carro", dizem eles. Quem tinha um carro com placa terminando em número ímpar, comprou outro com placa terminando em número par.

Na verdade esse problema não é apenas de São Paulo. É mundial. E não há solução à vista.

É a lei da entropia: estamos, lentamente, indo no rumo do caos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O RIO GRANDE DO NORTE NO TEMPO DO CORONELISMO - VI


O FOGO DE APODI


CONTINUAÇÃO...
 
“A empreitada, organizada e dirigida de longe, por pessoa ligada a importante família do Apodi, tinha uma terrível missão a cumprir na cidade. Em primeiro lugar figurava, no plano sinistro, o assassinato do então chefe político Francisco Ferreira Pinto, para cuja residência se dirigiram os bandidos , prendendo-o imediatamente. O vigário da paróquia, que naquele instante acabara de celebrar a santa missa, foi chamado às pressas, para salvar o chefe político, em poder dos cangaceiros, que já se preparavam para eliminá-lo.”
 
“Enquanto permanecia preso o chefe local Francisco Pinto, por cuja liberdade o bandoleiro Massilon exigia vultosa quantia em dinheiro, elementos do grupo terrorista praticavam na cidade, atos de violência, e assassinato. Tomada de terror, ante a ação dos cangaceiros, quase toda a população abandonou a cidade, buscando refúgio na zona rural, nos sítios e fazendas.”
 
“Desta cidade os cangaceiros se retiraram pela manhã do mesmo dia 10, entre as nove e dez horas, rumo ao distrito de Itaú, neste município.
 
"Frustrado o assassinato do Coronel Francisco Pinto em 1927, mesmo assim não serenou o ânimo dos seus inimigos políticos. Em 1934, durante o Governo Mário Câmara, novo atentado pôs fim a sua vida e trouxe, ao poder, aqueles que combatiam, sem êxito, sua liderança. Acerca desse episódio nos conta o historiador Válter de Brito Guerra, em seu “Apodi, sua História”, acima mencionado:
 
“Assaltada de surpresa, a cidade não teve condições de reagir ao premeditado ataque, sob o comando do temível Massilon, famoso por suas façanhas na história do crime e banditismo no Nordeste, onde se criou na época, um ambiente propício ao cangaceirismo.”

“Os ânimos serenaram e houve um período de relativa calma. Porém as marcas e os resquícios daqueles dramáticos acontecimentos, permaneceram vivos no espírito de muitos, sempre sequiosos de represálias.”

“O movimento revolucionário de 1930 veio reavivar os graves acontecimentos do passado. Não só em Apodi, mas em todo o Rio Grande do Norte, o panorama sofreu radical transformação, com o advento da revolução vitoriosa de 1930. Iniciou-se então, neste Estado, o mais revoltante período de hostilidade e humilhações contra adversários políticos decaídos. Com a vitória da revolução, a família Pinto em Apodi perdeu o mando político e administrativo, conquistando novamente o poder em 1935, com a vitória do Partido Popular.”

“Realmente, a Revolução de 1930 não cumpriu a missão a que se propusera. Os seus princípios, seus postulados e ideais, que serviram de alento àquela arrancada cívica, caíram por terra ou foram esquecidos. Prevaleceu, acima de tudo, a vontade dos oportunistas, que a tudo custo, queriam encastelar-se no poder, à sombra do governo revolucionário.”

“Instalou-se então no estado, o terrorismo político que tomou vulto a partir de 1933, com a designação do quinto Interventor Federal, filho da terra, nomeado pelo presidente revolucionário, Getúlio Vargas.”
 
“Incutira o novo governante em sua cabeça, a idéia de candidatar-se à sua própria sucessão, na eleição que se aproximava para governador do Estado. A partir desse momento, e com o objetivo de ganhar eleitores e conquistar chefes políticos, o interventor pôs em jogo a máquina administrativa do Estado, desencadeando-se, então, a mais violenta e desastrosa campanha política de que se tem notícia no Rio Grande do Norte.”
 
“A série de atos de suborno, coação e violências, segundo os depoimentos da história, preparada pelo partido do governo, espalhou-se por todos os recantos do Estado.”
 
“Nenhum município ficou livre das arbitrariedades que atingiram o Rio Grande do Norte em todas as direções, sob a conivência das autoridades governamentais.”
 
“Ao aproximarem-se as eleições de 14 de outubro de 1934, em plena campanha política, contingentes policiais foram destacados para cidades, vilas e povoados, com a finalidade de coagir os adversários do governo, generalizando-se o pânico e o medo entre as populações. Populações que se dividiam em duas facções partidárias: o Partido Popular, de oposição ao governo; e a Aliança Social ou Liberal, partido governista. Perrepista ou perré, era a denominação dada ao partidário da oposição, liberal ou Pela-Bucho, era o correligionário do Governo ou a pessoa filiada da Aliança Liberal.”
 
“A proporção que se aproximava o dia das eleições, a onda de crimes aumentava assustadoramente, sob as mais diversas formas. Prisões ilegais, espancamentos de adversários do governo. Assassinatos eram presenciados a todo o instante, ficando os criminosos livres de qualquer punição.”
 
“Em Apodi, onde o chefe político Francisco Ferreira Pinto liderava a corrente de oposição ao governo, as perseguições políticas alcançaram o seu ponto culminante. Sucediam-se as prisões, intimidações a adversários do partido governista, surras e ameaças de toda a ordem.”
 
“O esquema de opressão posto em prática, estarrecendo a opinião pública, não se limitou apenas às agressões físicas e desmoralizadoras, pelos agentes do partido revolucionário, de que foram vítimas chefes políticos de prestígio e respeito. O processo de violência evoluía a todo momento, amedrontando as famílias e eleitores oposicionistas.”
 
“Acontecimentos de maior gravidade começaram a surgir em diversos municípios do Estado; o assassinato de chefes políticos do Partido Popular. Isso devia fazer parte do plano preestabelecido, com o objetivo de aterrorizar o eleitorado e afastá-lo do pleito que se aproximava.”
 
“Incluído na lista negra da Aliança Social, comandada neste município pelos senhores Luis Ferreira Leite e Benedito Dantas Saldanha, estaria o líder Francisco Ferreira Pinto, ou Chico Pinto, como era chamado, assassinado nesta cidade no dia 02 de maio de 1934. O crime, praticado às caladas da noite, teve grande repercussão em todo o Estado, principalmente no seio do Partido Popular, onde o falecido gozava de elevado conceito. Era um dos chefes políticos de maior prestígio desta região. Não só pela expressão do colégio eleitoral que comandava, mas também pela sua bravura cívica e qualidades morais, que caracterizavam sua personalidade. Desenvolveu no município intensa atividade político-partidária, ao lado de João Józimo de Oliveira Pinto e João de Brito Ferreira, tendo sido eleito Prefeito Municipal e Deputado à Assembléia Legislativa Estadual.”
 
“Os métodos postos em prática pelo Governo e seus partidários com a finalidade de ganhar a eleição, não arrefeceram o ânimo dos eleitores populistas, que se mantiveram firmes nos momentos mais difíceis, quando sofriam as mais absurdas perseguições. A eleição de 14 de outubro de 1934, deu ao Partido Popular a mais consagradora vitória. Com a eleição de Dr. Rafael Fernandes ao Governo do Rio Grande do Norte, pela Assembléia Constituinte, o Estado voltou à sua normalidade. A paz voltou a reinar entre as famílias potiguares.”
 
CONTINUA...




































COMO PODE ME SER ÚTIL A FILOSOFIA

Marília Araújo Rocha, Curso de Direito, Unp, 2VB

A prática da vida cotidiana exige ao ser humano o raciocínio e a reflexão de seus atos. Para entender o processo das ações e reações da vida é necessário o conhecimento de algumas teorias da Filosofia.

O termo – embora tenha conceito antigo – pode determinar a maneira como os indivíduos se comportam. A Filosofia nada mais é do que seguir princípios e agir de acordo com a moral subjetiva, própria de cada um.

O homem pratica a Filosofia quando se relaciona com outros homens e situações não controladas por ele. Dessa forma, a Filosofia é útil na realização de atividades corriqueiras e como princípio norteador de comportamentos, resultando em ações direcionadas a quem se relaciona, podendo ter resultados positivos ou não.

PELAS RUAS DE HAVANA, DE RUBENS COELHO

A gentileza de Clauder Arcanjo, autor de Licânia, e um dos proprietários da editora "Sarau das Letras", fez chegar às minhas mãos, trazido pelo cangaceiro Kydelmir Dantas, "Pelas Ruas de Havana", de Rubens Coelho, um diário de viagem a ser lido com muito prazer.

Obrigado, amigo.

NUNCA TÃO POUCOS DEVERAM TANTO A TANTOS

Aos poucos, mais uma vez, a estrutura do Carnatal privatiza o espaço público no entorno do Machadão.

O topo da pirâmide se regozijará enquanto a base padece.

Nunca, em Natal, tão poucos deverão tanto, a tantos.

ABSTRAÇÃO

“É o processo da inteligência que extrai (do latim ABSTRAHERE) das realidades sensíveis, materiais, sua essência inteligível e universal” (A Arte de Pensar; Pascal Ide; Martins Fontes; 1995).

FRANKLIN JORGE VEM AÍ!



Por Franklin Jorge, em 28/10/09

Natal - Após uma ausencia de quase tres anos, nos quais só eventual e rapidamente passei por esta brava Terra de Poti, estou de volta, atendendo a convite do jornalista Cassiano Arruda Câmara para ser um dos editores do seu Novo Jornal que começa a circular no proximo mes.

Ontem, num hotel da Via Costeira, tivemos nossa primeira reunião de trabalho, sob o comando de Adriano de Souza, que explicou em detalhe o projetode um jornal que tem como filosofia respeitar o leitor para ter o leitor, segundo a síntese dos eu fundador.

Confesso que me senti lisonjeado ao saber que fui dos primeiros nomes convidados para sua equipe, ao mesmo tempo por ele, Cassiano, e por Adriano — com que trabalhei há bons vinte anos — que pensam o jornal como um espaço critico capaz de dialogar com a realidade e propiciar a interação necessária e imprescindivel com o leitor.

Surge assim o Novo Jornal com uma proposta que desarticula o estado de catatonia cronica da imprensa local, levada por qualquer jeito por assessores de imprensa, implementando, ao mesmo tempo, uma politica de conteúdos de que nos ressentiamos e que tem levado os jornais convencionais a uma situação incomoda e mesmo insustentável, como ocorreu recentemente com o velho e tradicional Diário de Natal, que por muitos anos dominou o mercado e acabou substituido, no gosto do leitor, pela Tribuna do Norte, até o seu suspiro final sob a forma do atual panfleto que lembra mais um jornal de bairro.

Ora, um jornal que não provoca crises e não revela o que jaz sob essa carapaça, criada no curso dos anos pelo comodismo de editores e reporteres que se limitam a cumprir o deadline, está com os dias contados depois do advento da internet, espaço ideal para a exposição de uma pletora de idéias que fatalmente se contradizem, energizando o exercicio dialético que não pode faltar numa imprensa moderna e polifônica.

Foi o que me serviu de motivação e me fez reconsiderar o meu desinteresse inicial, depois de tantas decepções que me levaram a prever, ainda nos anos 90, conforme várias vezes manifestei aos meus superiores, ao tempo em que dirigi a Sucursal dos Diários Associados em Mossoró, o desfecho que culminou com o aniquilamento de um jornal que fizera história durante setenta anos e que não sobreviveu à aposentadoria dos eu grande gestor Luis Maria Alves, que para muitos foi uma espécie de Chateaubriand provinciano.

E aqui estou, pois, de volta a Natal e ao jornalismo diário com a missão de editar Cultura e os noticiários internacionais, além de assinar toda semana uma coluna sobre assunto de minha preferencia e que desperte meu interesse no momento, contribuindo assim, modestamente, ao lado de nomes consagrados e emergentes, mas talentosos, para que tenhamos uma nova e instigante opção de leitura e um Novo Jornal critico e interativo, na medida das exigencias dos leitores que se ressentiam, como disse, dessa saudável prática que deve ser o sangue e o combustível de uma publicação moderna e antenada com um mundo, permanentemente, em transformação.








quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O RIO GRANDE DO NORTE NO TEMPO DO CORONELISMO - V

O FOGO DE APODI

Continuação...

Em 10 de maio de 1927, dá-nos conta o historiador Marcos Pinto, em sua obra “Datas e Notas para a História de Apody”, Coleção Mossoroense, Série “C”, Volume 1.164, Mossoró, Rn, 2001, “A pequena e pacata cidade de Apody é assaltada por uma horda de cangaceiros comandados pelo célebre bandido Massilon Leite ou Massilon Benevides, chefiando parte do bando de Lampião”.

“A malta de desordeiros procedia do Pereiro, no Ceará, por determinação de Décio Holanda, Tilon Gurgel e Martiniano de Queiroz Porto, ferrenhos e virulentos adversários da família Pinto, do Apody.”

“Chegaram à cidade por volta das três horas da madrugada tendo início, de imediato, uma série de truculências, culminando com o assassinato do comerciante Manoel Rodrigues.”

“O bandido Mormaço, preso posteriormente nas imediações de Martins, Rn, em princípio de junho, afirmou, em seu depoimento, que Décio Holanda os acompanhou até a fazenda Pau de Leite, próximo a Apody. Décio era genro de Tilon Gurgel.”

“De início os bandidos inutilizaram os aparelhos do telégrafo nacional. Dando seqüência à macabra missão de que estavam contratados, aprisionaram alguns cidadãos. Saquearam e incendiaram totalmente a casa comercial ‘Jázimo & Pinto’, da viúva do Coronel João Jázimo Pinto, a Senhora Isabel Sabina Filha, conhecida como Dona Bebela de João Jázimo.”

“Dentre os cidadãos presos estava o Coronel Francisco Pinto, prefeito municipal, que obteve sua liberdade mediante pagamento de vultuosa quantia e pela eficaz e enérgica intervenção do padre Benedito Alves, vigário da cidade, que intercedia piedosamente pelo preso já condenado à morte.”

“O ataque terminou às 11 horas, para alívio da pequena urbe oestana.”

“O eminente historiador Válter Guerra escreveu minucioso artigo sobre este episódio, intitulado ‘A Madrugada do Terror’, publicado no jornal ‘Gazeta do Oeste’.”

“Neste mesmo dia o Coronel Francisco Pinto enviou mensageiro especial a Mossoró, montado em fogoso alazão, com a missão de procurar o seu parente Rodolfo Fernandes e entregar uma missiva, com pormenores que soubera por terceiros, de que o celerado grupo de Lampião tencionava atacar Mossoró. O historiador Raimundo Nonato aborda este fato em seu livro ‘Lampião em Mossoró’, à pág. 53.”

“Por ocasião do ataque, Apody assumira o aspecto de cidade saqueada e sitiada, invadida que fora pelos bandidos comandados por Massilon, deflagrando os mais hediondos crimes, enormes pela truculência e brutalidade com que foram perpetrados.”

Observemos que em 12 de maio de 1925, já acontecera o que foi denominado “Fogo de Pedra de Abelhas”, também relatado na obra do historiador Marcos Pinto, e que tem relação direta com os acontecimentos acima relatados:

“Neste dia ocorreu o famoso ‘Fogo de Pedra de Abelhas’. Os truculentos Décio Holanda e seu sogro Tilon Gurgel arregimentaram vultuoso grupo de jagunços, em consonância com Martiniano Porto, primo do bandido Júlio Porto, componente do bando de Lampião, espalhando o terror em Apody e região.”

“Como era do seu dever, o Coronel João Jázimo comunicou ao governador José Augusto a triste e vexatória situação vivida no Apody e região circunvizinha. De imediato o chefe do Executivo Estadual encaminhou um contingente policial composto por 40 praças, comandado pelo Capitão Jacinto Tavares, exemplar oficial da Polícia Militar do Estado que ficou aquartelada em Apody.”

“Na manhã de 12 de maio a tropa dirigiu-se até a povoação de ‘Pedra de Abelhas’ objetivando efetuar a prisão de Décio, Tilon Gurgel e toda a jagunçada. Antes da força policial chegar ao seu destino, já Décio era sabedor de que o contingente estava vindo ao seu encontro, por mensageiro enviado por Martiniano Porto.”

“Quando Décio preparava-se com seus ‘cabras’ para empreenderem fuga rumo ao Ceará, eis que surge a tropa policial, travando-se cerrado tiroteio, culminando com a debandada da jagunçada rumo ao Rio Apody, morrendo na ocasião um ‘cabra’ de Tylon Gurgel, por nome Mamédio Belarmino dos Santos, da família dos ‘Caboclos’, daquela paragem.”

“Após esse entrevero bélico, a tropa policial retornou ao Apody, com a missão de retornar no dia seguinte, o que não se efetivou pelas informações concretas de que o grupo armado se homiziara no Ceará.”

“Depois desta ocorrência coibitiva, voltou a reinar a paz naqueles rincões, mas não satisfeitos com a reprimenda policial, eis que Martiniano, Tilon, e seu genro Décio (primo do coiteiro Izaías Arruda, protetor de Lampião) tramam e efetivam o famoso ataque de 10 de maio de 1927 à cidade do Apody, contando com o empenho de Massilon Leite, comandando parte do grupo de Lampião.”

Acerca do episódio de 10 de maio de 1927, o historiador Válter de Brito Guerra, em “Apodi, sua História”, Coleção Mossoroense, Volume 1.145, Mossoró, Rn, 2000, é enfático:

“O ataque a Apodi, de 10 de maio de 1927, por um grupo de bandidos, organizado no Estado do Ceará, município de Pereiro, foi resultado de uma vingança política, insuflada por elementos de fora, inimigos de Apodi. Na madrugada daquele dia, penetraram nesta cidade, causando pânico e terror à nossa população, nada menos que 18 bandidos, fortemente armados, comandados por Massilon Leite.”

“A empreitada, organizada e dirigida de longe, por pessoa ligada a importante família do Apodi, tinha uma terrível missão a cumprir na cidade. Em primeiro lugar figurava, no plano sinistro, o assassinato do então chefe político Francisco Ferreira Pinto.”
 
CONTINUA...


































AILTON MEDEIROS TEM RAZÃO!

O internauta pode até discordar, mas as análises de Ricardo Rosado são excelentes. Com humor, são impagáveis. Como a que segue roubada sem cerimônia do seu blog Fator RRH:

"Li agora pela manhã nas capas dos jornais que a Polícia prendeu um traficante de armas com uma metralhadora antiaérea.
 
Uma igual a essa foi usada recentemente para derrubar um helicóptero da Polícia no Rio de Janeiro. É alarmante saber que os traficantes do Estado estão comprando armas deste calibre.
 
Mas a preocupação com o helicóptero é menor.
 
Aqui é a própria Polícia quem derruba o helicóptero da corporação."





COMO PODE ME SER ÚTIL A FILOSOFIA?


Isaac Newton Ribeiro de Araújo, Curso de Direito da Unp, 2VB:
 
Partindo-se da ideia de filosofia como o resultado da tentativa de conhecer e explicar, enquanto sujeito, o objeto, crítica e metodicamente, através dela obterei alguns dos elementos necessários à minha formação enquanto ser crítico e formulador de opinião.











QUANTO DURA UMA CONSTITUIÇÃO


Robert Darnton, em "Os dentes falsos de George Washington":

"Examine a correposdência entre Jefferson e Madison e você topará com observações como esta: 'A terra pertence sempre à geração contemporânea (...). Cada Constituição, portanto, e cada lei, expira (sic) naturalmente ao final de dezenove anos. Se forem levadas a durar mais, trata-se de um ato de força, e não de direito".

Lysander Spooner, em "No Treason", compilado por George Woodcock em "Os grandes escritos ANARQUISTAS":

"A Constituição não tem autoridade ou obrigação inerentes. Não tem nenhuma autoridade, a não ser pelo contato homem a homem. Nem mesmo pretende ser um contrato entre pessoas. No máximo pretende ser um contrato entre pessoas que viveram há 80 anos".

A MOÇA DA ROSA


“Você vai viver muito.” Eu fora ali para escutar isso? Procurara na árida cidade sertaneja e arredores uma rosa para ver aquela mulher miúda, morena, ainda jovem mas envelhecida por muitos partos debulha-la, jogando as pétalas uma a uma no chão, enquanto em tom monocórdico, os olhos vazios, insondáveis, aparentemente, só aparentemente pousados na atividade mecânica que as mãos executavam, recitava aquela litania própria dos adivinhos?

Olhei para ela e tive vontade de lhe dizer que já conhecia sua técnica imemorial, igual a de tantos outros espertalhões que trabalham com a fronteira do provável: “você vai viver muito; existe um parente seu que está muito adoentado; há um amigo seu que lhe inveja e torce contra você...” Algo me mantinha calado, talvez o constrangimento de ter caído naquela armadilha. Era um final de tarde modorrento e quente. Eu, pensei, poderia estar no ar condicionado lendo, esperando o frescor da noite para ir à caça. Poderia estar fazendo a ronda do final de expediente nas cercanias da praça principal. Poderia estar jogando conversa fora em qualquer calçada. Mas não, estava ali, em plena zona rural, em um Sítio qualquer, de uma cidadezinha ainda menor e qualquer, numa casa pequena e humilde, em um quarto no qual somente existia duas cadeiras e uma mesa redonda de plástico, um crucifixo de madeira e metal no qual um Jesus Cristo de contornos indefinidos parecia abstraído, na sua dor, do que ali se passava, um calendário antigo, de muitos anos atrás, com estampa de Nossa Senhora, e pétalas e mais pétalas de rosa a fazerem um contraste interessante contra o chão cinza de cimento batido.

Lá fora outros aguardavam. Todos unidos pela esperança de conhecer o futuro. Eles tinham fé, eu não. A adivinha prosseguia com sua litania: “você tem que ir embora para seu valor ser reconhecido; aqui é muito pequeno; não se envolva em questões de terra...” Claro, pensei imediatamente, numa realidade como esta, pleno Sertão, questões envolvendo terra é sempre lugar comum problemático. E saber disso e usar é apenas a esperteza típica desse povo que vive de enganar os bestas como eu.” Imprequei contra o amigo que me trouxera e prometera atendimento imediato a despeito da quantidade de pessoas, vindas de todos os lugares, que aguardavam, graças a seu parentesco com a adivinha. Maldisse o calor, a poeira, as moscas, a pobreza aviltante do lugarejo. Desculpei a mim mesmo alegando que a curiosidade vencera a razão. Lembrei-me que aquela mulher nada cobrava por suas consultas – deixava a cargo de cada um dar ou não alguma coisa. O que eu daria? Dinheiro?

Então terminou. Ergui-me sem saber o que dizer. Estirei-lhe a mão que ela recebeu com outra flácida e fria. Quando me virava pude perceber seu olhar voltado para o meu. Já não estava mais vazio de expressão, parecia conter uma curiosidade definida. Quando toquei na tranca da porta escutei: “Doutor?” “Sim”, respondi voltando-me. “Não vá ao encontro daquela moça que está lhe esperando.” “Como?”, perguntei estupefacto. Ela não respondeu. Sai. Recebi o olhar de todos. Queriam ver, na minha face, os vestígios de quem soube seu futuro. Encontraram mais que isso: o abalo de quem teve um segredo sensível descoberto de forma totalmente inesperada.








terça-feira, 27 de outubro de 2009

O RIO GRANDE DO NORTE NO TEMPO DO CORONELISMO - IV

O FOGO DE PAU DOS FERROS


Continuação...




FINAL DO DEPOIMENTO DE TERTULIANO AYRES, o ‘TERTO AYRES’, participante da ‘Hecatombe de 1919’, acerca do episódio, trinta e sete anos depois, a jornais da época, no Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, comprovando a deposição, pela força das armas, do Coronel Joaquim Correia, pelo Coronel Adolpho Fernandes, uma prática quiçá importada do Cariri Cearense, no qual era bastante comum por aquela época.

“E assim, eu armado com uma chaleira de água fervente, coloquei-me à porta que dava entrada para a sala de jantar, disposto a reagir. Tudo isso que historiei passou-se em menos de um minuto. Nessa ocasião vejo papai na sala de jantar, derramando muito sangue, vejo Manoel Justino cambaleando e perguntei a papai o que havia sido aquilo e ele me respondeu: ‘foi Martiniano que me furou’.”

“Creiam-me, meus amigos, isso aconteceu há 37 anos passados, mas estou sentindo neste momento os mesmos horrores daquele miserável dia. Continuo. Em certo momento vejo em frente a uma janela da sala de visitas um soldado que ia deitando a boca do rifle em minha direção. Pulei imediatamente para dentro de uma cozinha onde já se encontravam papai, Manoel Justino, Pedro Justino, Terto Primo e meu irmão Paschoal Ayres, Adelino Ayres e Nana Ayres.”

“Vi Paschoal com a faquinha salva-vidas e lhe perguntei: onde arranjou isso? Ele: ‘sei lá’. Neste momento ouvimos verdadeiro tiroteio dentro de casa, entramos na despensa e fechamos a porta. Momentos após bateram na porta dizendo: ‘abram a porta senão botamos no chão”. Eu respondi: abro se vocês nos garantirem a vida. Ao que responderam: ‘está garantida’. Abri a porta, e ao abri-la, deparei-me com um soldado que desfechou três tiros contra mim à queima-roupa, os quais não me atingiram por que ao ver o soldado descer a boca do rifle abaixei-me, indo as balas atingir a parede do fundo do quarto.”

“O soldado atirou e pulou para dentro do quarto, ocasião na qual eu tive uma agilidade que não sei explicar. Quando percebi estava com o soldado sentado em cima de um caixão, eu com a mão no pescoço dele, e minha irmã arrancava o rifle de suas mãos. Nesta posição, eu ainda agarrado com o soldado, ouço novas pancadas e eu lhe disse: ‘diga, desgraçado, que nós estamos presos’. O soldado pediu que eu lhe afrouxasse a garganta para ele poder falar e gritou: ‘cheque que dois aqui estão seguros’.”

“Creiam-me, meus caros amigos, que apesar de tanto horror eu achei graça com a afirmação do soldado. Lá foram insistiam para que abríssemos a porta ou botariam abaixo. Respondi como da outra vez, pedindo garantia de vida. Disseram: ‘agora está garantido’. Soltei o soldado que estava desarmado. Nessa ocasião vejo Manoel deitado no chão e Pedro Justino seu filho agarrado com ele. Tinha sido a facada que Martiniano tinha dado nele, e Manoel já não tinha ânimo para ficar em pé.”

“Abri a porta e vi à minha frente o delegado Marcelino Dantas, que me deu ordem de prisão. Nesse ínterim, meu irmão Paschoal Ayres sai de dentro do quarto onde estava e correu, através do portão do muro. Ouvi um soldado dizer: ‘lá vai um correndo e aquele eu mato já’. Um soldado armado com um rifle encosta em mim e me diz: ‘Seu Terto não tenha medo que aqui ninguém lhe toca’. Vou saindo da cozinha para a sala de jantar e vejo Eliza Correia, neta do Coronel Correia, sentada em uma cadeira a me dizer: ‘Terto, me acuda’. Ela havia sido baleada na perna por um soldado e não conseguia se levantar.”

“Dali seguimos presos papai, meu irmão Adelino Ayres, e eu. A nossa prisão foi no próprio quartel onde estava alojado o novo destacamento do Tenente João Pedro. Ali fomos recebidos pelo referido Tenente que se dirigindo a mim, gritando, injuriava-me e dizia: ‘você é miserável, faz uma reunião em sua casa, convida os seus adversários para atacá-los a bala. Eu ainda tive coragem de lhe responder: eles foram que me convidaram e lá me atacaram a faca e bala e teria sido muito justo se eu tivesse reagido.”

“Entra Chico Olívio trazendo-me a miserável notícia de que meu irmão Paschoal Ayres havia sido assassinado por um soldado. Mais tarde vim saber que na ocasião que Martiniano Papagaio esfaqueou papai, meu irmão Paschoal tomou uma faca salva-vidas e o furou o qual, sentindo-se ferido, saiu imediatamente da sala.”

“Voltemos ao começo da luta. Quando Martiniano procurou matar o Coronel Correia, este retirou-se à carreira da sala. Ao sair encontrou o Dr. Régulo Tinoco, juiz de Direito da Comarca e a ele se dirigiu pedindo: ‘Doutor, garanta minha vida’. ‘Está garantid’, respondeu Régulo Tinoco. E deu o braço ao Coronel Correia. Quando vão se afastando da casa, vem chegando a polícia na carreira e, avistando o Coronel Correia, um soldado vai botando a boca do rifle em cima do mesmo e diz: ‘o homem é este’. Doutor Régulo reage: ‘não atire que o homem vai garantido por mim’. E o levou para sua casa onde o maltratou horrivelmente, com palavras injuriosas, insultando-o dizendo ser ele o causador daquela carnificina.”

“Preso, comecei a saber que tudo aquilo tinha sido preparado. No referido destacamento um soldado meu conhecido me contou. Tinham vindo para Pau dos Ferros para fazerem um serviço e ali aquartelados, receberam ondens de não se afastarem do quartel, nem mesmo para irem ao mercado próximo. No primeiro grito de chamada, corressem armados de rifle e muita munição. Os soldados, vendo a rua em completa calma, se perguntavam: ‘que serviço é esse’? Interrogação esta que ninguém sabia responder.”

“João Leite, chefe político de São Miguel, nas vésperas do dia 3 de abril, mandou para Pau dos Ferros 6 rifles e homens armados para tomarem parte nos acontecimentos daquele dia, se houvesse necessidade.”

“Dali por diante corre o inquérito assistido pelo Doutor Régulo Tinoco e, depois de muita tinta, o juiz sentenciou que não fora possível apurar quem tinha sido os criminosos, portanto não houvera crime. O Tribunal de Justiça, porém, devolveu o processo, mandando que se procedessem novas diligências, pois não era possível, depois de tamanha luta, na qual tinham morrido duas pessoas, e três ficado gravemente feridas, em plena luz do dia e à vista de tanta gente, não houvesse um criminoso.”

“Assim, o Doutor Régulo procede a novo inquérito e pronuncia Martiniano. Este, sabendo que tinha sido pronunciado, zangou-se e propagou logo que estava quieto no campo quando lhe foram procurar e se recusara, quando lhe disseram que, sem ele, nada poderiam fazer. E que por insistência de Chico Dantas, Mano Marcelino, com o recado de Guilherme Lins e Adolpho Fernandes, foi e fez tudo aquilo.”

“Logo o acalmaram dizendo que aquilo não seria nada, que não tivesse medo que ficaria livre, e que só havia sido pronunciado por que o Tribunal obrigara Dr. Régulo Tinoco a pronunciar alguém. E esse alguém era ele. Aproximando-se o júri foi uma comitiva de políticos seus correligionários buscá-lo para a cadeia e veio ele festivamente, entrou no júri e saiu livre.”

“Depois dos referidos acontecimentos minha família achou por bem que eu devia me casar e me retirar de Pau dos Ferros. A princípio relutei, mas terminei aceitando e no dia 11 de junho eu me retirei com minha esposa e papai para Mossoró e, mais tarde, veio toda a nossa família. O Coronel Correa retirou-se para Lages e seus amigos tiveram também que se retirar de Pau dos Ferros, ficando assim completamente esfacelado o seu partido político.”

“Toda essa chacina resume-se no seguinte: a família Fernandes é considerada como uma das maiores, tendo muitas ramificações em vários municípios do Estado. Embora os residentes no interior sejam pobres, os de Mossoró são muito ricos. A parte dos Fernandes residente em Mossoró trabalhava na política oposicionista obedecendo à chefia do Dr. Almeida Castro. E, às suas expensas, mantinha em Pau dos Ferros o partido de oposição ao Coronel Joaquim Correia, chefiado por Adolpho Fernandes, sendo o referido partido orientado por Dr. Horácio Barreto.”

“Dr. Horácio Barreto há muitos anos juiz em Pau dos Ferros, sempre foi oposição ao Coronel Correia. Com a eleição de Ferreira Chaves para o governo do Estado e sendo seu parente afim, foi chamado para Natal e procurou reforçar sua liderança através de Adolpho Fernandes e Guilherme Lins.”

“Em Mossoró foi fácil derrubar o partido chefiado pelo Coronel Bento Praxedes. Isso se deu sem nenhuma luta. Em Pau dos Ferros, porém, estava mais difícil, por que o Coronel Correia era um chefe de grande prestígio político entre os pauferrenses e, embora desprestigiado pelo Governador, de modo algum perdia o voto popular. Mas o Governador desejava satisfazer às exigências do seu auxiliar Dr. Horácio Barreto derrubando de qualquer forma o Coronel Correia fazendo subir, assim, a família Fernandes, que se mostrava interessadíssima em sua ascensão ao poder, apesar de terem sido fortes adversários de Ferreira Chaves.”

“Como resolver? O prestígio político do Coronel Correia em Pau dos Ferros somente desapareceria com sua morte, teriam portanto que dar fim a ele e a alguns dos seus amigos, para que os Fernandes chegassem ao poder.”

“Antecipadamente o Governador Ferreira Chaves nomeou para Pau dos Ferros o Dr. Régulo Tinoco como juiz da Comarca, e enviou o Tenente João Pedro e seu destacamento, por que os soldados da cidade não se prestariam a executar as ordens para uma chacina. A prova de tudo isso é que poucos dias depois do 3 de abril o Tenente João Pedro retirava-se de Pau dos Ferros com toda a sua tropa.

“Mossoró, fevereiro de 1956



Tertuliano Ayres Dias”

Continua...






















































AVISO AOS NAVEGANTES!

Mamãe sempre dizia:

"O que é de gosto, regala o peito".

COMO PODE ME SER ÚTIL A FILOSOFIA?

Itainá Daniella Martins Bezerra, Curso de Direito da Unp, 2VB:

A filosofia é o resultado do estudo da maneira de pensar, crítica e metodicamente. Através dela podemos sair do senso comum, fazendo críticas, testando algo, assim, estamos fragmentando nossas expectativas e procurando a verdade mais aceitável. Aprendemos a pensar, persuadir, criticar, buscar novas soluções a problemas, e não aceitar aquela que o senso comum, a religião e a mitologia nos apresenta.








PERGUNTA E RESPOSTA

Foi proposta a seguinte questão à candidata à OAB, pela Chapa 2, advogada Lúcia Jales:

"Em termos de programas, projetos e/ou ações, e meios para concretizá-los, em que sua gestão pretende ser diferente da atual?"

Eis a resposta da candidata:
 
Caríssimo Honório,


Segue a proposta da campanha.



No que toca aos itens diferentes temos:

a) redução de um quarto da anuidade.

b) congelamento do referido vlr. para os colegas com até 5 anos de inscrição, por toda a gestão.

c) plantão 24 h, nos 7 dias da semana, (profissionalização da OAB no sentido de contratar advogados plantonistas), para proteger as prerrogativas dos colegas.

(d) atualização da tabela de honorários advocatícios, congelada desde 001.

e) nova sede,a antiga será o espaço físico da ESA,

BIBLIOTECA,ESPAÇO P/ESTUDO.

f) Cartão de crédito exclusivo p/ adv.

g) convênios com universidades para cursos? ESA, principalmente CAPACITAÇÃO PROCESSO DIGITAL, educação continuada.

h) incentivos ao jovem adv ( bolsa, experiência,contagem como atividade jurídica) no atendimento a assistência gratuita.

g) criação de consultor jurídico para o adv. jovem.

i) tabela de honorário progressiva.

j) eleição direta para o quinto.

l) portal de transparência (o adv. receberá via email despesas mensais da OAB).

m) valorizar alternância de poder (não reeleição).

n) impedir ingerência política.

o) plano de saúde.

p) previdência privada com administração no RN ou no Nordeste.

q) central de compras ( materiais mais baratos),livros, materiais de expediente..etc.

r) comissão de prerrogativa dentro das instituições jurídicas.

s) eficácia do tribunal de ética.



ADVOGADO PÚBLICO:



- lutar pela PEC 82/2007.

- autonomia adm-orçamentária

- unificação das carreiras( judiciário e MP)

- programas de aperfeiçoamento pela ESA.

- representação no conselho OAB.



Obrigado,



Lúcia Jales.

































HÁ REMÉDIO PARA TUDO!


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A LÓGICA DO OBREIRISMO

Qual o fundamento da decisão de construir uma obra desnecessária na Via Costeira, quando as Delegacias de Polícia precisam de carros, armas e computadores? Não há uma hierarquia nas prioridades?

O RIO GRANDE DO NORTE NO TEMPO DO CORONELISMO - III

O FOGO DE PAU DOS FERROS

CONTINUAÇÃO...


Abaixo, a transcrição do depoimento de TERTULIANO AYRES, o ‘TERTO AYRES’, participante da ‘Hecatombe de 1919’, acerca do episódio, trinta e sete anos depois, a jornais da época, no Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, comprovando a deposição, pela força das armas, do Coronel Joaquim Correia, pelo Coronel Adolpho Fernandes, uma prática quiçá importada do Cariri Cearense, no qual era bastante comum por aquela época.


“Nos anos de 1907 a 1908 os pauferrenses, aqueles que se achavam em melhores condições financeiras, incentivados pelo Dr. Horácio Barreto e o Coronel Joaquim Correia, respectivamente Juiz de Direito e Chefe Político da localidade, resolveram comprar um instrumental para a organização de uma banda de música local.”


“A compra foi de 12 a 14 instrumentos, inclusive a pancadaria e o seu custo foi de um conto de réis e pouco. A referida corporação musical teve, porém, vida efêmera e a sua existência não chegou a dois anos. Extinta, porém, a banda de música, os instrumentos ficaram espalhados em mãos diversas que fizeram parte da banda, sem conservação, em completo abandono.”


“Eu também fiz parte da banda e em meu poder encontravam-se um ou dois instrumentos que estavam em bom estado de conservação, visto que gostava imensamente da arte musical e por este motivo jamais deixei de estudar música.”


“Em 1918 eu resolvi organizar uma nova corporação musical lançando, para isto, mão dos instrumentos abandonados, isto em conjunto com Horácio Bernardino, músico da antiga banda. Reunimos novos elementos, fiz-me professor de música. Dentro de alguns meses, estávamos com a banda formada.”


“A banda era composta por gente moça, solteiros e independentes, levando ali uma vida de festa, tocando por que gostávamos da arte e não como meio de vida. Era o Coronel Joaquim Correia o Chefe Político de Pau dos Ferros e pessoa de muito prestígio. Nós, da banda de música, acompanhávamos a política do Coronel, com exceção de um único elemento.”


“Era Governado do Estado do Dr. Ferreira Chaves, a quem o Coronel acompanhava e para quem muito trabalhou em sua eleição. Encontrava-se em Natal o Dr. Horácio Barreto que, a chamado do Dr. Ferreira Chaves, ali ocupava um lugar de destaque no Governo do Estado.”


“Em Pau dos Ferros a política fervia e o Coronel Adolpho Fernandes, juntamente com o Dr. Guilherme Lins, Francisco Dantas, Galdino de Carvalho e Mano Marcelino organizaram-se chefiados em Natal pelo Dr. Horácio Barreto e o próprio Governador Ferreira Chaves, para derrubar o Coronel Joaquim Correia de qualquer maneira.”


“O prestígio do Coronel Correia, no entanto, em Pau dos Ferros, era grande, e destituí-lo por meio do voto popular seria muito difícil. Neste estado de coisas inesperadamente chega a Pau dos Ferros o Tenente João Pedro com uma tropa de 10 soldados. Isso surpreendeu a todos por que lá já existia um destacamento suficiente para policiar a cidade. Causou estranheza, também, o fato de a tropa vinda não se aquartelar com o destacamento local, indo abrigar-se em uma residência, a de Marcelino Dantas, no centro da cidade. A chegada dessa tropa foi na segunda quinzena de Março.”


“Em fins de Março surge uma história: o partido do Coronel Adolpho Fernandes e Dr. Guilherme queria dividir o instrumental da banda de música em meu poder, uma vez que pessoas do citado partido tinham contribuído para sua compra. Diante disso eu e outros ligados ao Coronel Correia procuramos fazer um levantamento dos que tinham contribuído para a compra dos instrumentos e, assim, encontramos, se não todos, mas quase, a grande maioria correligionários.”


“No dia 3 de abril por volta das três horas da tarde atravessava eu a rua quando vem ao meu encontro Adolpho Fernandes e me diz: ‘Terto, eu quero uma reunião em sua casa para tratarmos desse negócio da música’.” Eu lhe perguntei: quando? Ele respondeu-me: Daqui a pouco. Eu lhe disse: sim, senhor.”


“E por volta das três horas chegaram em minha casa Adolpho Fernandes, Dr. Guilherme Lins, Francisco Dantas, Martiniano Papagaio e outros, todos pertencentes ao partido político do Dr. Horácio Barreto, por eles representados. Convidei-os a entrar e sentarem-se.”


“Adolpho Fernandes expôs que aquele instrumental pertencia a várias pessoas e queria a divisão. Vi logo que o assunto era importante e que se tratava de política. Propus, então, chamar o Coronel Correia para tomar parte no assunto, no que fui atendido. Minutos depois chegava o Coronel Correia.”


“O Dr. Guilherme Lins, em tom severo, disse que estavam ali para dividirem os instrumentos da banda de música. Por sua vez, o Coronel Correia disse que sim, pois era um caso fácil de ser resolvido visto estar ali a lista dos contribuintes, e como instrumento era algo indivisível, propunha pagar a parte dos outros e ficava com eles, ou vice-versa.”


“A esta proposta o Dr. Guilherme, em tom alto, respondeu que aquilo era proposta para botocudo e não para ele, ao que o Coronel Correia retrucou: ‘não conheço outra forma, por se tratar de peças indivisíveis, mas sugiro que, neste caso, que o Senhor lance outra fórmula’.” Nisto, Francisco Dantas interrompe dizendo que é para partir ao meio e o pedaço que lhe tocasse daria a um ferreiro para fazer solda.”


“Neste momento silenciaram todos, não havendo discussão, nem alteração dos ânimos, apenas silêncio, que foi interrompido por Martiniano Papagaio que, levantando-se, foi abrindo o palito como que para puxar uma arma e, dirigindo-se ao Dr. Guilherme, disse: ‘É tempo, Dr., e foi partindo para o Coronel Correia. Estas palavras eu as ouvi, pois estava bem próximo a Martiniano.”


“Outros, porém, confessaram que ouviram Martiniano completar a frase dizendo: ‘é tempo, Dr., não viemos para isto?’ E ao terminar as últimas palavras desfechou uma facada contra o Coronel Correia. Ao lado deste estava o Padre Galvão que se levantando ligeiramente deu com a mão no braço de Martiniano, que empunhava a faca, desviando assim o golpe, ferindo-se levemente.”


“Tumultuou-se o ambiente.”


“Chico Bernardino, tabelião público e amigo do Coronel Correia, apanhou o chapéu que estava em cima de uma mesinha e foi saindo quando lhe surge Francisco Dantas interrompendo-lhe a passagem, com a mão dentro do palito em posição de puxar a faca ou uma outra arma. Eu, nessa ocasião, afastei Francisco Dantas, dizendo-lhe: você está doido, Dantas?”


“Entrei para um quarto ligado à sala, e quando passei pela segunda porta que daria para o corredor da sala, vi o barbeiro Cecílio deitado no chão. Martiniano tinha lhe rasgado o ventre com a faca, pois no momento em que partiu para o Coronel Correia os amigos deste lhe cercaram defendendo-o e Cecílio caiu, com o ventre rasgado, dizendo: ‘por este eu morro’.”


“Além do barbeiro, que teve morte imediata, sofreram ferimentos graves papai - José Ayres -, e Manuel Justino, genro do Coronel Correia, ferido por Martiniano. No momento desta carnificina meu irmão Paschoal Ayres viu quando papai foi furado por Martiniano e, não sei como, de posse de uma faquinha, que naquele tempo tinha o nome de salva-vidas, o atingiu. Logo que Martiniano recebeu a facada, retirou-se da casa. Penso mesmo que esta facada foi salvadora, pois sem ela Martiniano invadiria a casa a esfaquear quem encontrasse, desde que amigo do Coronel Correia.”


“Neste tumulto eu gritava chamando a polícia para nos garantir. Procurei entrar no interior da casa à procura de uma arma, com o fito de impedir que minha família fosse alcançada por aquela selvageria. A única arma que encontrei foi uma chaleira com água fervendo que estava no fogo para fazer café e oferecer aos presentes, velho costume do Sertão.”


CONTINUA...















SENDAS

Lívio Oliveira, "TELHA CRUA" (Prêmio Luis Carlos Guimarães 2004 / Prêmio Othoniel Menezes 2004)

Arrume a mala.
Ponha-na na última diligência,
caminho para o salto
no desfiladeiro do México.
Teus pés,
mantenha-nos na estrada,
mesmo que empoeirada,
mesmo que na aspereza do solo pedregoso.
No pó, mistura de lama e alma,
assume as rédeas
e rumos novos,
porque um tempo novo
está plantado,
está nascendo,
na palma de tua mão.

COMO PODE ME SER ÚTIL A FILOSOFIA


Carolina Wanderley Neves – Direito / Unp / 2Vb (19/08/2009)

Para muitos leigos a palavra filosofia parece trazer uma enorme carga de abstracionismo, causando muitas vezes certo desinteresse pelo tema, mesmo antes de ter havido um primeiro contato com a disciplina.


A primeira questão a ser analisada está justamente conectada a essa “impressão pessoal”. Como pode me ser útil a filosofia?


Bem, primeiramente é interessante distinguirmos as áreas de conhecimento que operam acriticamente das demais. No âmbito daquelas se enquadram a religião, a mitologia e o senso comum, em contraponto à Ciência e à Filosofia, sendo estas ultimas diferenciadas das primeiras por serem fundamentadas em uma metodologia sistemática e crítica.


Mas e agora que identificamos quais áreas de conhecimento nos trazem certa segurança em relação às pré-compreensões pessoais, qual seria a distinção prática entre Ciência e Filosofia? E para que esta me serviria?


Com efeito, a Ciência trabalha também com a crítica, no entanto, por partir de verdades conjecturalis passíveli de teste e provação, se impõe a nós unilateralmente. Já a Filosofia, parte de premissas apenas verossimilhantes, podendo estas serem aceitas ou não, de acordo com o entendimento e a reflexão de cada um.


Pois bem, parece, portanto, que antes de se tornarem de alguma forma passíveis de provação fática, as verdades frutos de observações e apontamentos críticos passam por um estado objeto-filosófico, como foi o caso da matemática e da física. Por outro lado, é inegável o caráter essencialmente filosófico de determinados objetos de estudo, que por não poderem ser provados, necessitam sempre da observação e trabalho persuasivo dos que se dedicam não a lapidar pontos indiscutíveis, mas sim a buscar uma reflexão evolutivo-adaptativa do conhecimento ainda não pacificado pelas máximas da ciência. É para isso que nos serve a filosofia.