sábado, 25 de janeiro de 2014

DE SOLTEIRONAS




* Honoré de Balzac
"O CURA DE TOURS"


"Não têm todas as solteironas um talento particular para acentuar as ações e as palavras que os ódios lhes sugere? Arranham como gatos. E, além disso, não somente ferem, mas sentem prazem em ferir e em mostrar à vítima que a feriram."


Arte: ventodoagreste.blogspot.com

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NÃO, AMIGO VELHO!


* François Silvestre 


Um comentário raivoso, de uma petista daqui da Serra, desejando me ver morto num asilo, num português pré-alfabetizado, fez-me rir. Coisas do contracheque. Mas há um e-mail, também de um conhecido de longa data, figura sensata, merecedora do meu afeto e admiração, que me pergunta: “Guinou à direita, poeta de Mãe-Guilé”? Não, amigo velho. Quem guinou à direita foram vocês. O que é aliar-se a Maluf? Ser correligionário de Collor? Defender Sarney? Em vez de revisar as privatizações criticadas, privatizar alterando apenas a nomenclatura? Passear pelo Brasil aos abraços com José Maria Marin, financiador de torturadores? Ter candidato ao governo do Rio de Janeiro que se alia a Silas Malafaia numa cruzada de costumes? Você estava no Teatro Alberto Maranhão, lembra?, quando Vital Farias, Elomar, Geraldo Azevedo e Xangai recitaram um poema meu e foram criticados, aos gritos, por um grupo de petistas, que me chamaram de burguês e renegado. Naquele tempo vocês eram a esquerda à esquerda. mesmo sem o currículo da luta que lhes presentou a liberdade. E eu era o burguês. E ainda sou. Mudei de opinião em muita coisa, mas não inocento a Direita nem anistio o Fascismo. Vocês guinaram e guinaram feiamente. Mas isso não altera o afeto que lhe devoto. Suba a Serra, que aqui tem jandaça, cerveja, bóia e rede ampla. Coisas de burguês.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A DESCARADA FEIURA DA BELEZA

* François Silvestre


O Estádio Arena das Dunas é belo? Não. É belíssimo! Ricamente belo. O Hospital Walfredo Gurgel é feio? Não. É horrível. Pobremente feio. Os hotéis da Via Costeira são belos? Ricamente belos. Os outros hospitais públicos do Estado são choupanas que cheiram a iodo podre. E as escolas públicas? E as delegacias de polícia? E o serviço de segurança? Não levem as autoridades federais a passarem nem perto dos hospitais, nem das delegacias, nem das escolas, nem dos postos de saúde. Não. Eles não podem sair daqui com má impressão da nossa terra de Cascudo. Levem as autoridades federais e os visitantes estrangeiros para a Arena das Dunas. Depois ponham capuzes neles ao saírem dali para outras localidades. Não deixem eles verem a nossa pobreza, nossa sujeira, nossa miserabilidade. E digam a eles que não ouçam os reclamos dessa gente ingrata. Com uma Arena dessas, só os ingratos reclamam de hospitais imundos, escolas fechadas, delegacias caindo, homicídios diários, assaltos constantes, pedintes nos semáforos, salários atrasados, inadimplência com fornecedores, adutoras sem canos, tudo gente do contra. Vamos engrossar o time, ops, dos a favor. Quem for a favor da sacanagem levante o braço. Quem for contra levante outra coisa…

domingo, 19 de janeiro de 2014

OS CAÇADORES DE CABEÇAS DO ANDAR DE BAIXO

Elio Gaspari, O Globo


Em 2011, um grupo de jovens executivos colocou-se a seguinte questão: o que se pode fazer para ajudar uma criança pobre que tem um brilhante desempenho escolar e enfrenta a lei da gravidade social que tenta retê-la no andar de baixo? Nasceu assim o Primeira Chance.

Ontem, em Fortaleza, cinco desses executivos passaram o dia entrevistando 35 jovens que cursam o ensino fundamental em escolas públicas. Quando tiverem terminado o serviço, estarão escolhidos os garotos e garotas que cursarão o ensino médio como bolsistas nas duas melhores escolas da cidade (Ari de Sá e Farias Brito). Resolvido? Como diria Fred Astaire, o segredo de um bom dançarino está em dar aos outros a impressão de que é fácil.

Os executivos do Primeira Chance ralaram. Como achar os garotos? Fácil. Selecionaram 250 crianças do ciclo fundamental bem colocadas em olimpíadas de conhecimento, como as de Matemática, Português, Ciências e Física. Como contatá-los? Pedindo ajuda às escolas?

Não dá certo, muitos diretores temem que lhes queiram roubar os bons alunos. Mandando-se uma carta ao aluno, para o endereço do colégio, ele vai recebê-la. Resolvido? Nem sempre. Um garoto não tinha telefone (móvel ou fixo) em casa. Para chegar a ele foi preciso ligar para a residência onde sua tia trabalhava como empregada doméstica.

Em todo o processo, o Primeira Chance busca crianças que, além de terem bom desempenho, mostrem uma surpreendente capacidade de batalhar pelo que querem. Um menino sem pai, com mãe e avó analfabetas, tinha medalha olímpica de Matemática. Aos 10 anos, soubera que na cidade da avó havia uns austríacos que ensinavam inglês de graça.

Mudou-se para a casa dela. Seis anos depois, sua entrevista em Fortaleza deu-se em inglês. Ele também descobriu uma professora de Matemática que lecionava para pobres e colocou-se sob sua proteção.

Das 250 cartas enviadas, tiveram 75 respostas, e os candidatos foram convidados para uma prova e uma entrevista. A renda média de suas famílias era de R$ 1 mil por mês. Feito? Nada. Metade deles não veio.

Um garoto que tinha duas medalhas de olimpíadas não poderia sair de sua cidade (Jijoca de Jericoacoara) a sete horas de Fortaleza, pois não tinha como pagar o ônibus. A turma do Primeira Chance cacifou as passagens, e ele veio com o pai, que trazia consigo currículos para tentar um emprego de porteiro na capital caso o filho se desse bem.

Catapultados para boas escolas como a Ari de Sá ou a Farias Brito, resolvia-se apenas uma parte do problema. Faltava o resto. Os colégios dão os livros, e o Primeira Chance cobre as despesas de material, transporte e alimentação.

Em alguns casos, pagam também a hospedagem num pensionato. Um garoto jamais calçara sapatos, usava sandálias artesanais. Pela lei da gravidade, quando terminasse o ciclo fundamental, iria para a roça do pai.

Cada jovem amparado pelo Primeira Chance ganha um mentor que acompanha seu desempenho, com quem se comunica durante todo o tempo em que cursa o ensino médio e se capacita para o vestibular. Um bolsista custa R$ 4 mil por ano. Tendo começado em 2011, o grupo de executivos já deu 14 bolsas.

O garoto que foi morar com a avó analfabeta para estudar inglês ganhou mais três medalhas olímpicas, foi aprovado nos vestibulares do Instituto Militar de Engenharia e do Insper, que oferece bolsas para jovens do Primeira Chance. O menino de Jijoca de Jericoacoara ganhou mais uma medalha na Olimpíada de Física e passou no vestibular do IME quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio.

Nenhum dos executivos do Primeira Chance é milionário. Quase todos estão apenas devolvendo o que receberam da Viúva, pois estudaram em universidades públicas gratuitas, seis deles no Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Alguns, ralando como os meninos que beneficiam.

Além de um núcleo de 17 pessoas, têm a ajuda de 15 voluntários. A idade média do grupo está em menos de 30 anos. O que eles fazem não custa um tostão à Viúva, numa época em que dinheiro da Boa Senhora é usado para construir estádios, e o Rio de Janeiro corre o risco de perder a maior faculdade de Medicina do país — decadente, porém a maior.

Essa turma prefere que se divulgue mais o site do Primeira Chance do que seus nomes. O endereço é primeirachance.org. Vale lembrar que grandes universidades privadas americanas, interessadas em preservar a diversidade de seus alunos, despacham expedições para achar talentos.

Nunca é demais lembrar a frase de Andrew Carnegie, dono da maior fortuna dos Estados Unidos no final do século XIX: “Morrer rico é uma desgraça.”

Em dinheiro de hoje, ele distribuiu bilhões de dólares. Morava num palacete na esquina da Rua 91 com a Quinta Avenida. É mais modesto do que o palácio erguido pelo Barão de Nova Friburgo no Rio de Janeiro.

A mansão de Carnegie foi doada ao governo. Repetindo, doada. O palácio do barão tentou virar hotel, faliu e acabou vendido à Presidência da República por algo como 15 milhões de dólares em dinheiro de hoje. É o Palácio do Catete.

Vão aqui os nomes das empresas que com recursos ou serviços colaboram com o grupo do Primeira Chance:

Colégio Ary de Sá, Colégio Farias Brito, Instituto Ling, Fundação Beto Studart, escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey e Quiroga, Yázigi, Adbat/Tesla, Locaweb, Curso Simétrico, Editora VestSeller, Accord, Sindicato da Escolas Particulares do Ceará, Sinepe, Organizze e Insper.