quinta-feira, 21 de abril de 2011

MENINO DE QUATRO ANOS VAI JOGAR TORNEIO DE XADREZ CONTRA RIVAIS ADULTOS


Ruan Melo

Por Aurélio Lima, em A TARDE
Ruan Melo treina diariamente em sua casa, em Paulo Afonso
Por falta de adversários do seu tamanho e idade, o enxadrista Ruan Melo, de apenas 4 anos, vai disputar o IV Torneio Aberto do Brasil Cidade de Salvador jogando contra os adultos.

Ele é a única criança na competição, que começa nesta quinta-feira, 21, às 19 horas, no Hotel Villamar, em Amaralina, e se estenderá até o domingo, 24.
Mas está enganado quem pensa que Ruan viajou 450 km de Paulo Afonso a Salvador para passear. “Já tenho essas aqui”, disse  o garoto, exibindo os cinco dedos da mão direita e mais dois na esquerda para mostrar quantas medalhas já ganhou.
O jogador mirim aprendeu o xadrez aos 2 anos, observando o pai, Luiz Melo, de 28 anos. Logo decorou o nome das peças e como armar o tabuleiro. Um ano e meio depois, contra um amigo do pai, ganhou sua primeira partida.
“Aos 3 anos ele jogou o primeiro torneio, o da AABB de Paulo Afonso, e ficou em 4º lugar”, contou a mãe, Leila Melo, de 24 anos.

Em março deste ano, aos 4 anos, Ruan ganhou o Campeonato Baiano de Menores Sub-8, e classificou-se para o Brasileiro da categoria.
Este último torneio reuniu, na semana passada, outros 20 jogadores das categorias sub-8 a sub-10, em São Paulo, onde o  baiano foi 9º lugar. “Olha a medalha que ganhei”, mostrou Ruan, pedindo a atenção do repórter para ler os dados escritos na medalha.
Em São Paulo, o garoto acabou chamando a atenção, ao levar a partida que o classificou em nono lugar para 64 lances, contra o campeão paulista sub-8, Artur Marques. A partida terminou em mais de 1 hora.

Treinos - “Eu dei um xeque-mate em minha mãe”, mudou de assunto Ruan, referindo-se a partida contra a mãe, enquanto esperava a chegada do repórter. “Ele treina jogando com a gente e os amigos que vão lá em casa, na escola, com o professor dele, e no programa de computador Chessmaster”, explicou Leila.
“No Chessmaster ele aprende estratégia, táticas e finalizações. Já passou o rating (pontuação) 1.500 (o total é de 2.200)”, disse o pai, Luiz Melo.
Ao contrário de outras crianças, em vez de futebol, o jogo de Ruan no computador é sempre o xadrez.
IV Aberto do Brasil:
Local - Hotel Villamar, em Amaralina, inscrições até as 17h de hoje
Rodadas - Nesta quinta-feira, 21, às 19h, sexta e sábado, às 14h, e domingo, às 8h.   

Representação - 9 Estados. 
Destaque - Dragan Stamenkovic, da Sérvia.
Ruan Kelvin Melo, 4 anos, enxadrista:
Nascimento - 1º de maio de 2006, em Cipó (BA). Aos dois anos, mudou-se para Paulo Afonso (BA).
Treinamento - Em casa, diariamente, com os softwares Personal Chess Trainer e Chessmaster.  

Experiência - Joga há dois anos, é campeão das categorias sub-12 a sub-18 de Paulo Afonso e 9º no Brasileiro de Menores.

DESARMAMENTO, NÃO!

poemaseconflitos.blogspot.com

A quem o Governo Federal pretende enganar com essa campanha pelo desarmamento, enquanto pelas fronteiras brasileiras armas ilegais entram no País e abastecem os bandidos lépidos e fagueiros com a possibilidade de descarnar, sem qualquer possibilidade de reação, a carneirada inerme?

ANGÚSTIA POR JULGAR MISÉRIA, DIZ JUIZ

Juiz Mário Jambo

Do www.fatorrrh.com.br:

“Sinto-me profundamente angustiado por julgar todo dia a miséria brasileira”.

A abertura emocionada do discurso do Juiz da segunda vara Federal Mário Jambo, na Assembleia Legislativa, comoveu a todos.

“Estamos aqui tratando das conseqüências do descaso brasileiro com o sistema carcerário. Não é um problema histórico, é uma opção histórica”.

A critica a todos os agentes da segurança pública, em todas as esferas, foi um alerta para a situação crítica por que passa os presídios no Brasil.

“Não dá mais para esperar. Não dá mais para dizer que acontece no país todo. Não podemos perder tempo para achar os culpados”.

Durante o discurso, Mário Jambo, relatou a importância de se pensar mais no lado humano.

Ele lembrou que durante um debate sobre penas alternativas, uma jornalista perguntou como o cidadão Mário Jambo se sentiria se a pena alternativa fosse dada a um traficante que levava drogas para a filha dele.

O juiz respondeu com uma resposta: “como você queria que fosse condenado este traficante, se ele fosse seu irmão? Por que pensamos que criminoso só existe na família dos outros”.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ACERCA DA "ARENA DAS DUNAS"

Leio no “Novo Jornal” do dia 19 de abril que o TCU encontrou, na contratação da parceria-público-privada (PPP) da Arena das Dunas, “risco de rentabilidade” em decorrência da possibilidade da obra se transformar em um “elefante branco”.

Leio também, no “Diário de Natal” de 20 de abril, a transcrição do desabafo do Juiz Federal do Rio Grande do Norte Mário Jambo: “Não é ético resolver os problemas da Copa, sem resolver os problemas do sistema penitenciário. Não é possível que a FIFA tenha mais poder que nossa consciência humana”.

Tampouco sem resolver o problema da educação, da saúde, da segurança pública, ouso dizer, caro Juiz.

Penso que estava correto quando escrevi o artigo “A ARENA DAS DUNAS E A TEORIA DO BOLO ECONÔMICO” postado neste blog e no de Carlos Santos (www.blogdocarlossantos.com.br) e disponível para que vocês, leitores, possam por si mesmo constatar.

FOTOGRAFIA DE OVNI NA ARGENTINA CONFIRMADA PELA NASA


Em www.alexmedeiros.com.br:

A NASA confirmou a autenticidade de uma fotografia feita em dezembro de 2010 na Argentina, em que aparece um OVNI. A informação foi divulgada no domingo na imprensa de Buenos Aires e repercutiu nos países vizinhos, até nos EUA.


O jornalista e fotógrafo argentino, Gastón Garnier, viu um “objeto raro, em forma de letra Y com bolinhas luminosas nas pontas e em perspectiva”. Ele estava fotografando a Lua e só percebeu a imagem do objeto quando revelou uma segunda vez no laboratório.


O rapaz mora e trabalha em Venado Tuerto, na província de Santa Fé, e no último mês de março resolveu enviar a foto para a análise do pessoal da agência espacial norte-americana, que agora confirmou a veracidade do material.



Um dia depois que a NASA autenticou a imagem, desconsiderando qualquer truque e uso de filtros especiais, a foto de Garnier começou a ganhar repercussão na Argentina e espalhou-se pelo continente e já é notícia nos diários americanos e europeus.



O fotógrafo explicou que a agência espacial o notificou que no mesmo 13 de dezembro do ano passado, o dia em que ele fotografava a Lua, outra imagem de idênticas características foi captada na localidade de Abrantes, em Portugal.



“Logo após a análise digital, chegamos à conclusão de que estávamos diante de uma fotografia genuína de um OVNI que, comparada com várias mostras de nossa base de dados, apresentou 80,75% de similaridade com uma foto oriunda de Portugal”, diz o texto enviado ao jornalista pela NASA.



Por coincidência, em dezembro a Força Aérea Argentina anunciou a criação de uma comissão para investigar denúncias sobre avistamentos de objetos voadores não identificados no país, que estão se multiplicando desde o final de 2010.



A imprensa local tem publicado testemunhos de muitas pessoas que asseguram ter visto objetos no céu. Fotos e imagens desses avistamentos estão ficando comuns na internet e enchendo as caixas de correio eletrônico das redações da Argentina.

BLOG GANHA MAIOR PRÊMIO DA IMPRENSA NORTE-AMERICANA

Do http://www.blogdocarlossantos.com.br/:

Terça - 19/04/2011 - 22h48
 
Blog ganha maior prémio da imprensa norte-americana

Pela primeira vez, uma publicação jornalística não-impressa ganha um prêmio Pulitzer, o mais importante da imprensa americana.

O “ProPublica” ganhou o prêmio de “reportagem nacional” com um trabalho investigativo sobre a máquina de fazer dinheiro de Wall Street.

O ProPublica é uma instituição nova-iorquina não-lucrativa, sustentada por contribuições, anúncios e doações de fundações privadas. O objetivo é expor os abusos de poder e produzir jornalismo que esclareça a exploração do fraco pelo forte e o fracasso dos poderosos em agir de acordo com a confiança em que neles foi depositada.

Trata-se, portanto, de um típico "blog sujo" na linguagem da plutocracia e da elite política norte-americana.

domingo, 17 de abril de 2011

DEVERIA SER PROMOVIDO A TENENTE

Do www.fatorrrh.com.br:

Deu na Tribuna do Norte

Um sargento do Bope de Brasília foi sequestrado na noite desta sexta-feira (15) em Natal, mas conseguiu escapar dos bandidos e acabou os matando.

O fato ocorreu por volta das 21h, quando o sargento Denúbio Veloso de Castro Filho, 42, foi abordado por dois homens em frente ao Hotel Rifóles, em Ponta Negra.

Os acusados anunciaram assalto e entraram no carro do policial, um Gol geração cinco, de cor preta.

Depois, a dupla partiu no veículo, carregando a vítima, para realizar assaltos pela cidade. Já no loteamento Nova República, na Zona Norte, os suspeitos se depararam com uma viatura policial do 4º Batalhão.

Os bandidos empreenderam fuga e atiraram contra o carro da polícia.

Segundo o tenente Everton Moura, que atendeu à ocorrência, durante o tiroteio o sargento Denúbio conseguiu se desvencilhar e, utilizando da arma de sua posse, atirou contra os dois assaltantes.

Um deles, um adolescente de 16 anos, ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Santa Catarina, e depois transferido para o Walfredo Gurgel, onde passou por um procedimento cirúrgico, mas não resistiu e morreu.

O outro, ainda sem identificação, morreu no local.

Observação do Fator RRH:

Uma fonte me contou que a atenção dos bandidos foi desviada pela presença de uma viatura da Polícia, já na Zona Norte.

Os bandidos abriram fogo contra os policiais.

Neste momento o sargento de Brasília aproveitou a falta de atenção dos sequestradores, sacou uma pistola .40 e acertou os dois com tiros na cabeça.

Eficiente e sem chances.

Quando a PM do RN chegou ao carro, ele apresentou-se como policial, mostrou a tatuagem do Bope que tem no braço e identificou-se.

Não chegou a ser aplaudido, mas foi muito elogiado.

Além de merecer um título de cidadão natalense ele deveria ser promovido a tenente.

SÓ ENRIQUECE NA POLÍTICA QUEM É LADRÃO!

Heloisa Helena
carta-z.blogspot.com

Por Heloísa Helena (www.blogdafeira.com.br)

Uma preliminar: ... o poder não muda as pessoas, apenas as revela! Ou seja, o mau-caráter obterá na política um luxuoso e exuberante espaço para seu mau-caratismo exercitar! Um alerta: ... quem gosta de político ladrão ou se associa e usufrui das riquezas roubadas e vulgarmente exibidas por eles, não leia este artigo... ele é "agressivo" como diziam das minhas éticas posições políticas durante a campanha eleitoral!

Aqui estou eu para falar sobre um tema rotineiro - pela impunidade como se dá a repetição dos episódios - que é a tal Corrupção, que asco em quem não é bandido deveria permanentemente fomentar. A este assunto só volto por assistir estarrecida, entre outros muitos casos, a mais uma façanha de políticos alagoanos: roubar dinheiro da merenda escolar para comprar uísque e ração (... pobres cachorros que não merecem esse tipinho ordinário de donos(as)!). Revisando o que suas excelências fizeram: ... Roubaram dinheiro da merenda escolar das crianças pobres para fazer a feira de produtos caríssimos dos políticos ricos e suas curriolas. Estamos falando de crianças pobres já duramente submetidas a todas as formas de negação dos seus direitos pela indigência social e já submetidas a dolorosas formas de miséria humana... geralmente pelas mesmas mãos sujas daqueles que dinheiro público roubam!

A primeira vontade que tenho é lembrar como são encarcerados os pobres que roubam uma lata de leite ou um celular... Imaginem o que aconteceria se um pai de família pobre, de uma dessas cidades, tivesse entrado num depósito da Prefeitura pra roubar merenda... Lembram como são tratados os pobres? São jogados naquelas celas imundas de fezes e urina em chão podre e frio ou tomado pelo calor insuportável... lugar maldito onde pobres são aniquilados na sua dignidade humana pois são estuprados, violentados, arrastados pelos bandidos de "hierarquia" superior para se incorporar ao narcotráfico ou serem assassinados!

E nós sabemos que parte muito importante da sociedade em geral defende esse comportamento primitivo na punição aos pobres, mas cinicamente e covardemente muda de posição e rigor metodológico quando se trata dos seus amiguinhos políticos ricos... sempre na medíocre expectativa de aqui ou acolá ser beneficiado com a patifaria política
Enquanto tudo isso acontece... a imensa riqueza roubada pelos grandes e poderosos exala e muito a fedentina política deles e mostra também nas vidas dos mais pobres os dias de desamparo e tristeza profunda porque não têm garantido pelo dinheiro público o acesso à Educação, Saúde, Moradia, Emprego, Saneamento, Segurança, Assistência Social... etc etc...

Infelizmente em nossos tempos sombrios, ainda constitui uma minoria aqueles (as) capazes de corajosamente verbalizar, se indignar ou enfrentar as estruturas em putrefação das insaciáveis gangues políticas e suas camarilhas que nunca se contentam com as imensas riquezas roubadas dos pobres. Nunca se contentam e sempre querem muito mais... como dizia Vieira, conjugam de todas as formas e modos o verbo roubar... dos uísques comprados com o roubo das merendas até a esperteza de proteger o dinheiro sujo em paraísos fiscais! Infelizmente também são muitos os políticos ladrões que se perpetuam no poder pela inocência ou ignorância de alguns e pela desprezível omissão e cumplicidade de outros pusilânimes e igualmente corruptos!

E mesmo que a lógica formal, fiscal, financeira, contábil, orçamentária mostre claramente que só enriquece na política quem é ladrão ainda teremos tempos muito difíceis pela frente no cotidiano de combate a essas súcias de vadios poderosos que continuam a manchar a honra e a dignidade da nossa querida e tão sofrida Alagoas! Devemos ao menos lutar pelo cumprimento da Lei – Código Penal – Crimes contra a Administração Pública... que diz que vai pra cadeia quem patrocina tráfico de influência, intermediação de interesse privado, exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva... no popular safadeza política! E, mesmo que a realidade implacável diga que não adianta lutar, muitos de nós continuaremos firmes caminhando feito peregrinos incansáveis que a vida impiedosamente marcou, mas não dobrou aos encantos esnobes e apodrecidos das estruturas da política e do poder!

UM MUNDO NOVO

Honório de Medeiros

“Não é tarde demais para buscar um mundo mais novo.”
- Alfred, Lorde Tennison.

                                      “Na adolescência”, disse-me ele, “li O Despertar dos Mágicos. Em certo momento, fala-se em Fulcanelli, o último alquimista. Saboreio, ainda hoje, o relato do narrador quando nos descreve alguém como ele, que jamais foi surpreendido em uma atitude menor”.

                                      “Sei”, disse-lhe, “mas ele estava condenado à solidão. Quem seriam seus companheiros? Decerto não havia muitos como ele.”

                                      “Essa solidão à qual você se refere”, respondeu-me, “ o preço que se paga pela inteligência, pela sensibilidade. Observe que os cientistas, os poetas, os estadistas, são homens solitários. Vivem eles em universos além da compreensão do comum dos mortais. Lembram os companheiros de ‘Demian’, personagem homônimo de Herman Hesse, chamados de Cainitas porque descendentes filosóficos de Caim, aquele personagem maldito porém necessário, como todos os outsiders. Ou mesmo, para continuar em Hesse, o Lobo da Estepe, aquele ser compósito, amalgamado de conhecimento e solidão.”

                                      “Aliás, o conhecimento”, continuou, “que Bachelard entendia somente ser obtido enquanto reforma de uma ilusão, é sempre um caminho óbvio para o distanciamento entre aqueles que o obtêm e os outros.”

                                      “Não sei se os tempos anteriores à minha experiência pessoal foram diferentes. Posso apenas falar daquilo que vivo. E esta época é de uma mediocridade espantosa.”

                                      “Estamos todos nos nivelando pôr baixo, graças aos meios de comunicação - a aldeia global, da qual nos falou Marshall Macluhan. Já não há mais a revolta sincera contra a injustiça, Deus anda esquecido ou, pelo menos, foi mediocrizado - tanto é que nossos santos de hoje parecem mais assistentes sociais extremados (onde andam os místicos?), e o egoísmo passou a ser finalidade de governo, ou seja, os políticos instalaram o darwinismo social como opção ideológica.”

                                      “Homens como Albert Schweitzer já não existem. Cada um de nós parece ter esquecido quão pequena é nossa vida sobre a terra: nos preocupamos tanto em sermos tolos, fúteis, medíocres...”

                                      “E estamos construindo um mundo desprezível para nossos filhos - basta que prestemos atenção ao futuro que os filmes expostos nos shopping centers apresentam: seres humanos ilhados em um núcleo caseiro de conforto e tecnologia, distantes uns dos outros e abissalmente afastados daqueles que não terão condições de participar dessa revolução que a informática está originando.”

                                      “Então saboreio saudoso a narração do autor acerca de Fulcanelli. Homens assim, densos, com uma visão pública da realidade e de si mesmos, envolvidos com a humanidade, esses poucos éticos visionários são pontos de esperança na imensidão do desalento.”

                                      “Homens com os quais poderíamos construir um mundo novo, uma nova ética.”

                                      “Homens, a maioria das vezes, anônimos, porque de desmesurada grandeza, mas - suprema ironia - terrivelmente solitários”.