sábado, 27 de agosto de 2011

ELES, LOBOS; NÓS, OVELHAS



Honório de Medeiros


"Foi buscar lã e saiu tosquiado"
DITO POPULAR


Antes que me acusem de “simplismo” lembro, aos leitores, que guardando as proporções devidas entre o gênio e o provinciano inquieto, o texto a seguir, pelo menos na aparência, pode guardar alguma semelhança remota, no que diz respeito à ausência do embasamento erudito tão caro aos acadêmicos (nada mais que argumentos de autoridade quando não é possível comprovação empírica), ao “Manifesto Comunista” de Marx e Engels e ao “Servidão Voluntária” de La Boètie, ou mesmo ao “O que é a Propriedade”, de Proudhom.

                                               Entretanto ouso dizer que é possível um tratamento “acadêmico” ao que se vai expor. Tanto é possível fazê-lo a partir da Filosofia, com Marx e os anarquistas ou, para não ser acusado de tendência óbvia pelo pensamento de esquerda, com base no pensamento de Gaetano Mosca, comprovadamente um autor de direita, quanto a partir da Sociologia, desde que haja, como matriz, a Teoria da Evolução de Darwin.

                                               Posto isso, gostaria de iniciar apresentando a célebre fábula de La Fontaine, “o Lobo e o Cordeiro”, ITO POPULAR uiado
e, " iniciar apresentando a censamento de Gaetano Mosca, comprovadamente um autor de direita, quanto a partir devidamente parafraseada:

                                               Um cordeiro matava a sede nas águas límpidas de um regato.”

                                               “Eis que se avista um lobo que por lá passava em jejum e que lhe diz irritado”:

                                               - “Que ousadia a sua, turvando, em pleno dia, a água que bebo. Vou castigar-te”.

                                               - “Majestade, permita-me um aparte – diz o cordeiro – veja que estou matando a sede vinte passos adiante de onde o Senhor se encontra. Não seria possível eu ter cometido tão grave grosseria”.

                                               - “Mas turva, e ainda pior é que você falou mal de mim no ano passado”.

                                               - “Mas como poderia – pergunta assustado o cordeiro – se eu não era nascido”?

                                               - “Ah, não? Então deve ter sido seu irmão”.

                                               - “Peço-lhe perdão mais uma vez, mas deve haver um engano, pois eu não tenho irmão”.

                                               - “Então foi algum parente seu: tios, pais... Cordeiros, cães, pastores, nenhum me poupa, assim vou me vingar”.

                                               “E o leva até o fundo da mata, onde o esquarteja e come sem qualquer processo judicia”.

                                               Os lobos são a elite política; as ovelhas, o povo.

                                               Desde que o mundo é mundo, excetuando, talvez, um período provavelmente mítico no qual o Homem vivia anarquicamente de caça e coleta[1], sem chefes nem hierarquias[2], a Sociedade é assim mesmo: de um lado os exploradores, do outro lado, os explorados.

                                               Lembremo-nos como era antes nas grandes civilizações arcaicas: a grega, a judia, a chinesa, a hindu. O quê mudou de lá para cá? Nada, exceto a forma: se antes a polícia do chefe usava lança, hoje usa fuzil AK-47; se antes o tributo era o butim arrancado violentamente sem qualquer justificativa, hoje a extorsão se faz sob a desculpa de se dar condições ao Estado para que este melhore a vida das ovelhas em Sociedade.

                                               Não vou perder tempo discutindo o que é o Estado. Desde que surgiu, quando surgiu a Polícia, o Tributo, a Norma Jurídica, e a Propaganda, o Estado é isso mesmo que você, caro leitor, pensa que é: um conjunto de aparelhos de controle social que a elite política criou para manter o “status quo”.  

                                               Pensemos, por exemplo, na Norma Jurídica. A elite política dissemina a idéia de que sua finalidade é o bem-estar social. Quando os gregos irridentes, nas guerras civis, pediram leis que submetessem a todos, a aristocracia pressionada acatou, mas tratou logo de controlar sua interpretação, produção e aplicação[3]. Hoje ainda é do mesmo jeito.

                                               Aliás, a Norma Jurídica deve ter surgido como um estratagema de domínio: como não era mais possível dar ordens verbais a todos, e a escrita estava surgindo, nada melhor que cria-las, coloca-las em algum lugar público, e impor que “a ninguém é dado alegar o desconhecimento da lei”. Tudo sob medida.

                                               Pois bem, e essa elite política se perpetua? Claro, em todos os lugares. No Brasil, desde o Império.

                                               Vejamos o caso do Rio Grande do Norte: nos Alves, Walter Alves é filho de Garibaldi Alves filho, que é filho de Garibaldi Alves pai, que é irmão de Aluízio Alves, que foi filho de Manuel Alves, o “Seu Nezinho”, líder político em Angicos, Rn, e de Maria Fernandes, da família Fernandes, de Aristófanes Fernandes, pai de Paulo de Tarso Fernandes; nos Maia, Felipe Maia é filho de José Agripino Maia, que é filho de Tarcísio Maia, que é filho de José Agripino Maia, que é parente próximo da esposa de Jerônimo Rosado, iniciador da oligarquia homônima em Mossoró, todos com raízes políticas ancestrais no Rio Grande do Norte e Paraíba; Larissa Rosado, por exemplo, é filha de Sandra Rosado, que é filha de Vingt Rosado, que é filho de Jerônimo Rosado; Fábio Faria é filho de Robinson Faria, que é filho de Osmundo Faria, latifundiário parente e protegido de Dinarte Mariz, de quem foi suplente no Senado; Dinarte de Medeiros Mariz, com ascendentes que vão até o Império, era parente de José Augusto Bezerra de Medeiros; este, por sua vez, familiarmente ligado a Juvenal Lamartine de Faria, de quem Márcia Maia, filha de Wilma de Faria, que é filha de Morton Mariz de Faria, parente de Dinarte Mariz, este por sua vez parente de José Augusto Bezerra de Medeiros, etc., etc..., é descendente colateral, todos com raízes que vão até o passado remoto do Rio Grande do Norte.

                                               As oligarquias, para sobreviverem, em certas circunstâncias históricas usam talentos aos quais agregam, consomem e expelem para fora do círculo íntimo do Poder Político: Dinarte Mariz fez isso; Aluízio Alves, também; Tarcísio Maia o fez, os Rosados o fizeram; Wilma de Faria idem, e assim por diante. São os escalões intermediários entre o círculo íntimo e a base mais abaixo, constituída de “inocentes úteis”.

                                               Brigam entre si os integrantes da elite política[4]. Mas, se ameaçados, se unem contra o inimigo comum. Vejam o caso de Mossoró. Não por outro motivo o PT, até Lula chegar ao Poder, era um anátema, posto que representasse uma real ameaça aos interesses políticos/econômicos dos detentores do Poder. Hoje, a história é outra.

                                               Essa elite política, para sobreviver, se espraia por todos os aparelhos do Estado: Judiciário, Legislativo, Executivo. Aparelha tudo. Os aparelhos são integrados por membros das famílias que constituem a elite política ou agregados. Quando não é possível a nomeação de familiares ou agregados, ainda resta a cooptação e o exílio, o esvaziamento político/social. E, obviamente, se espraia também pela mídia servil, que bem paga, passa a filtrar os fatos – até mesmo criá-los, se for necessário - e lhes dá a conotação que interessa ao grupo dominante, assim como pelos negócios, através dos predadores empresariais, quase sempre sanguessugando, obliqua e dissimuladamente, a máquina estatal.

                                               Obviamente, em certas circunstâncias históricas, como ocorreu recentemente no Brasil pós Lula, parece mudar os atores principais do teatro político. É possível. Mas a estrutura continua: uma nova elite política substitui a anterior que, derrotada, sai de cena. Os atores são novos, mas o Teatro e a tragicomédia são os mesmos, há sempre lobos e ovelhas, e continua tudo igual. “Mutatis mutandis”.

                                               Portanto temos que a elite política domina o Executivo, o Legislativo, o Judiciário; os meios de comunicação, a tributação e os negócios empresariais com o Estado, bem como a Polícia. Ou seja, domina tudo. E o domínio é extremamente eficiente: os tributos alimentam o Tesouro que vai pagar as obras que vão, por sua vez, pagar toda a máquina política. Tudo isso legitimado por uma propaganda eficiente que cria a impressão de que a arrecadação vai ser usada para produzir e manter políticas públicas de interesse da ovelhada.

                                               Enfim, não por outras razões, como não somos lobos, somos ovelhas: nos tempos de hoje, enquanto alienados, indo inevitavelmente para a tosquia, tão logo sejamos convocados, sem “tugir nem mugir”, ou, quem sabe, quando muito, discreta e aceitavelmente perorando pelos cantos, em voz educadamente baixa, para não levar castigo.



[1] Jacques Le Goff.


[2] Robert Wright


[3] Nikos Poulantzas


[4] Gaetano Mosca.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CARLOS SANTOS LANÇA "SÓ RINDO 2" HOJE, EM NATAL

Sarau das Letras e Herzog

a p r e s e n t a m


Lançamento do livro

S Ó R I N D O 2

A política do bom humor do palanque aos bastidores


Autor: Carlos Santos


Nesta quinta, dia 25 de Agosto, às 19h, no restaurante La Tavola, em Natal/RN.


Carlos Santos pode até dar a si mesmo a alcunha de “escritor mundialmente desconhecido”, entretanto, o leitor potiguar está mais do que familiarizado com seu trabalho de jornalista e blogueiro ao longo de 26 anos de atuação.

Especializado em informação política, Carlos Santos se aventura pela segunda vez nas páginas de uma plataforma que permite um maior aprofundamento. O jornalista lança o livro “Só Rindo 2, a política do bom humor do palanque aos bastidores” em Natal, na quinta-feira (25), no restaurante La Tavola, às 19h.

A publicação acumula 160 narrações de causos da política local, desde informações apuradas na época de repórter (que vai até os dias atuais) até fatos de um passado recente, da época de Djalma Marinho.

Segundo Carlos, os grandes "caciques" do estado não configuram como únicos protagonistas; anônimos, que formam e formavam os círculos políticos locais, também são retratados no livro. “Não tenho o objetivo de promover o escárnio dos políticos. O livro serve de documentação do lado pitoresco da história política local”, afirmou.

Mitos, tiradas espirituosas, soluções inteligentes, saias justas e micos desses personagens guiam a narrativa do autor. Fundador do Jornal de Fato, Carlos veiculou diversas de suas narrações em seu blog e sentiu a cobrança dos leitores para uma nova publicação.

Além das situações que o próprio Carlos presenciou como repórter, a oralidade serviu de fonte para relatar as “histórias e estórias do universo político”. O escritor conta que possui cerca de 500 outras narrações guardadas na gaveta. Quantidade que o motiva a planejar um terceiro livro; o primeiro lançado em 2002. O formato em esquetes é estímulo também para um projeto de transformar os livros em peças teatrais.

Habituado a buscar informações e furos políticos, o jornalista alimenta diariamente o seu arquivo de histórias insólitas. “Revelar o “lado B”, o bom humor do meio humaniza o político, que muitas vezes é desdenhado pela sociedade”, argumenta.

Segundo o autor, o político potiguar que tem o lado humorístico mais aguçado é Garibaldi Alves Filho (PMDB), atual ministro da Previdência Social. “Talvez Garibaldi seja quem melhor trabalhe essa veia humorística. É marketing! O bom humor contribui para a popularidade, aumenta o trânsito social do político, eles são melhor avaliados. O bom humor é o Lexotan sem contra-indicação”, opinou. O livro já foi lançado em Mossoró, Apodi e Areia Branca. Será lançado também no Crato (CE).

Texto publicado no Nominuto.com por Anna Paula Freire

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO, CORONELISMO E MISTICISMO SE REUNE HOJE EM NATAL

AMIGOS ESTUDIOSOS DO CANGAÇO, CORONELISMO, MISTICISMO, MARCAM ENCONTRO NO CENTRO DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO MIDWAY MALL, ÀS 19:00 HORAS DA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 24 DE AGOSTO, PARA CRIAR GRUPO DE ESTUDO DEDICADO AO ASSUNTO.


TODOS QUE SE INTERESSAREM PELOS TEMAS SÃO CONVIDADOS E BENVINDOS.


LÁ ESTARÃO, DENTRE OUTROS, MÚCIO PROCÓPIO, ROSTAND MEDEIROS, HONÓRIO DE MEDEIROS, IVONILDO SILVEIRA, ÂNGELO DANTAS...


A IDÉIA É A CRIAÇÃO DE UM CALENDÁRIO DE REUNIÕES, PAUTA DE TEMAS, LOCAIS DE ENCONTRO E AMPLIAÇÃO DO MOVIMENTO.


QUALQUER DÚVIDA POR INTERMÉDIO DO E-MAIL: honoriodemedeiros@gmail.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A TEORIA DO ESCUDO ÉTICO, DE FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELLO

O núcleo da "teoria do escudo ético", de Frederico Pernambucano de Mello, está contido em três parágrafos do capítulo 4 do clássico "Guerreiros do Sol", segunda edição, abaixos transcritos:

"Muito se tem falado nos paradoxos da chamada moral sertaneja. No Nordeste, talvez melhor que em qualquer outra região, sente-se a existência desse quadro de valores - segundo já comentamos - inconfundível em muitos dos seus aspectos. Chega a ser quase impossível, por exemplo, explicar ao homem do sertão do Nordeste as razões por que a lei penal do país - informada por valores urbanos e litorâneos que não são os seus - atribui penas mais graves à criminalidade de sangue, em paralelo com as que comina punitivamente para os crimes contra o patrimônio. Não se perdoa o roubo no sertão, havendo, em contraste, grande compreensão para com o homicídio. O cangaceiro - vai aqui o conteúdo mental do próprio agente - não roubava, "tomava pelas armas"."

"Dentro desse quadro todo próprio, a vingança tende a revestir a forma de um legítimo direito do ofendido. "No sertão, quem se não vinga está moralmente morto", repitamos mais uma vez a frase tão verdadeira de Gustavo Barroso, conhecedor profundo desse paralelismo ético sertanejo."

"Ao invocar tais razões de vingança, o bandido, numa interpretação absurdamente extensiva e nem por isso pouco eficaz, punha toda a sua vida de crime a coberto de interpretações que lhe negassem um sentido ético essencial. A necessidade de justificar-se aos próprios olhos e aos de terceiros levava o cangaceiro a assoalhar o seu desejo de vingança, a sua missão pretensamente ética, a verdadeira obrigação de fazer correr o sangue dos seus ofensores. O folclore heróico, em suas variadas formas de expressão, imortalizava-o, omitindo eventuais covardias ou perversidades e enaltecendo um ou outro gesto de bravura. Concretizada a vingança, por um imperativo de coerência estaria aberta para o cangaceiro a obrigatoriedade de abandonar as armas, deixar o cangaço. Já não teria mais a socorrer-lhe a imagem o escudo ético por esta representado. Como então realizar tal vingança, se o cangaço era um bom meio de vida?"

Tal "escudo ético", entretanto, não é um epifenômeno próprio da moral sertaneja nordestina. Muito menos apenas do cangaço.

Em entrevista à revista "Veja" de 17 de agosto de 2011 - edição 2230, ano 44, nº 33 - o psiquiatra e escritor inglês Anthony Daniels, ao analisar a influência da tese do suíço Jean Jacques Rousseau de que o ser humano é fundamentalmente bom, e que a sociedade o corrompe, afirma que esta prejudicou profundamente sua noção de responsabilidade: "Por influência de Rosseau, nossas sociedades relativizaram a responsabilidade dos indivíduos."

E continua: "O pensamento intelectual dominante procura explicar o comportamento das pessoas como uma consequência de seu passado, de suas circunstâncias psicológicas e de suas condições econômicas. Infelizmente, essas teses são absorvidas pela população de todos os estratos sociais. Quando trabalhava como médico em prisões inglesas, com frequência ouvia detentos sem uma boa educação formal repetindo teorias sociológicas e psicológicas difundidas pelas universidades. Com isso, não apenas se sentiam menos culpados por seus atos criminosos, como de fato eram tratados dessa maneira."

Aqui no Rio Grande do Norte a lenda atribui aos injustos mal tratos físicos da Polícia o ingresso do célebre Valdetário Benevides Carneiro, morto há pouco tempo, no crime. "Como não há justiça" dizia em outras palavras Valdetário, "vou fazer a minha."

Por outra: há o escudo ético, mas ele não é específico da moral sertaneja nordestina. Parece ser um epifenômeno decorrente da criminalidade.

CARLOS SANTOS LANÇA SÓ RINDO 2 EM NATAL

Carlos Santos lança SÓ RINDO 2 em Natal, no La Tavola, no dia 25 de agosto.
Para quem não sabe, o La Tavola fica na Avenida Rodrigues Alves, 44.
Bem no coração de Petrópolis.
O lançamento é às 19:00 hrs.
Irão Gauleses, Mossoroenses, Romanos, e até mesmo o pessoal da República de São Vicente que mora em Natal.

domingo, 21 de agosto de 2011

MISSA DE SÉTIMO DIA DE DNA. VANDA LIMA




Ainda consternados com sua ausência, Os familiares de Maria Vanda Lima de Andrade, convidam parentes e amigos para a missa de 7º dia será celebrada em sufrágio de sua alma, nesta segunda-feira, 22 de agosto de 2011, às 17 horas, na Catedral de Santa Luzia. Desde já agradecem a todos que se fizerem presentes a este ato de fé e solidariedade cristã.