quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CARLOS SANTOS LANÇA "SÓ RINDO 2" HOJE, EM NATAL

Sarau das Letras e Herzog

a p r e s e n t a m


Lançamento do livro

S Ó R I N D O 2

A política do bom humor do palanque aos bastidores


Autor: Carlos Santos


Nesta quinta, dia 25 de Agosto, às 19h, no restaurante La Tavola, em Natal/RN.


Carlos Santos pode até dar a si mesmo a alcunha de “escritor mundialmente desconhecido”, entretanto, o leitor potiguar está mais do que familiarizado com seu trabalho de jornalista e blogueiro ao longo de 26 anos de atuação.

Especializado em informação política, Carlos Santos se aventura pela segunda vez nas páginas de uma plataforma que permite um maior aprofundamento. O jornalista lança o livro “Só Rindo 2, a política do bom humor do palanque aos bastidores” em Natal, na quinta-feira (25), no restaurante La Tavola, às 19h.

A publicação acumula 160 narrações de causos da política local, desde informações apuradas na época de repórter (que vai até os dias atuais) até fatos de um passado recente, da época de Djalma Marinho.

Segundo Carlos, os grandes "caciques" do estado não configuram como únicos protagonistas; anônimos, que formam e formavam os círculos políticos locais, também são retratados no livro. “Não tenho o objetivo de promover o escárnio dos políticos. O livro serve de documentação do lado pitoresco da história política local”, afirmou.

Mitos, tiradas espirituosas, soluções inteligentes, saias justas e micos desses personagens guiam a narrativa do autor. Fundador do Jornal de Fato, Carlos veiculou diversas de suas narrações em seu blog e sentiu a cobrança dos leitores para uma nova publicação.

Além das situações que o próprio Carlos presenciou como repórter, a oralidade serviu de fonte para relatar as “histórias e estórias do universo político”. O escritor conta que possui cerca de 500 outras narrações guardadas na gaveta. Quantidade que o motiva a planejar um terceiro livro; o primeiro lançado em 2002. O formato em esquetes é estímulo também para um projeto de transformar os livros em peças teatrais.

Habituado a buscar informações e furos políticos, o jornalista alimenta diariamente o seu arquivo de histórias insólitas. “Revelar o “lado B”, o bom humor do meio humaniza o político, que muitas vezes é desdenhado pela sociedade”, argumenta.

Segundo o autor, o político potiguar que tem o lado humorístico mais aguçado é Garibaldi Alves Filho (PMDB), atual ministro da Previdência Social. “Talvez Garibaldi seja quem melhor trabalhe essa veia humorística. É marketing! O bom humor contribui para a popularidade, aumenta o trânsito social do político, eles são melhor avaliados. O bom humor é o Lexotan sem contra-indicação”, opinou. O livro já foi lançado em Mossoró, Apodi e Areia Branca. Será lançado também no Crato (CE).

Texto publicado no Nominuto.com por Anna Paula Freire

Nenhum comentário: