quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA SALDANHA (I)


 Marcos Pinto

 

Tradicional e antiga família cearense advinda do Português MIGUEL CARLOS DA SILVA SALDANHA, que fixou-se na região jaguaribana, onde adquiriu inúmeras e vastas terras nas povoações de Jaguaribe-Mirim, Santa Rosa, Riacho do Sangue e Cachoeira, que passaram a cidades com as denominações de Jaguaribe, Jaguaribara (A antiga cidade que se encontra submersa pelas águas da Barragem do Castanhão) Jaguaretama e Solonópolis, região reconhecida como feudo das vetustas famílias SALDANHA e DIÓGENES, entrelaçadas entre sí por diversos matrimônios.

Devido à grandes e ferrenhos embates travados pelos Saldanha com outras famílias na região, em disputa por terras, houve dispersão de alguns componentes que optaram por fixarem moradia definitiva no estado da Paraíba, inicialmente na Serra do Teixeira, e depois na localidade Riacho dos Porcos, à época fazenda, que deu origem à cidade de Belém do Brejo do Cruz-PB, estendendo os domínios de suas terras com a compra da fazenda "Mulungu", encravada na área territorial de Brejo do Cruz-PB.

Pelos documentos oficiais destaca-se o Sr. JOAQUIM DA SILVA SALDANHA como pioneiro da família a aportar em terras paraibanas, após abandonar as plagas jaguaribanas, optando por procurar novos horizontes em terras já conhecidas pelos seus ascendentes. Fixou-se na fazenda "Mulungu", encravado na área territorial de Brejo do Cruz, considerado um dos mais antigos municípios da Paraíba. Fincou seus currais inicialmente na "Serra do Teixeira". Teixeira é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na microrregião da Serra do Teixeira e integrante da Região Metropolitana de Patos. Por ter se envolvido em conflito em questões de divisas e marcos em terras vizinhas, o arrojado Joaquim deliberou em comprar terras em Brejo do Cruz, denominada de fazenda "Mulungu".

Joaquim era filho de Domingos da Silva Saldanha e Maria Rosa Cândida de Miranda. Conta a tradição oral que os intrépidos irmãos SALDANHA aportaram nos citados lugares por volta do ano de 1820.  Joaquim casou com FRANCISCA JOAQUINA MAIA, da tradicional família do Catolé do Rocha, senhora de gênio irascível e determinada na resolução de intrincados problemas quando verificada a ausência do esposo. Essa inconfundível matriarca sertaneja era popularmente conhecida como Dona Chiquinha do Mulungu. Desse venturoso casal nasceram:

F.01- Capitão PEDRO DA SILVA SALDANHA:

Nasceu em Brejo do Cruz-PB. Faleceu em Mossoró a 19.03.1899, aos 57 anos de idade, deixando a viúva MARIA CÂNDIDA MONTEIRO SALDANHA e os filhos:

N.01 - Joaquim Cândido da Silva Saldanha. (09 anos de idade).

N.02 - Cândido Joaquim da Silva Saldanha. (06 anos de idade).

N.03 - Isaura da Silva Saldanha.

N.04- Etelvina da Silva Saldanha. (08 anos) que veio a casar com o seu primo legítimo BENEDITO DANTAS SALDANHA, filho de Benedito Dantas da Silva Saldanha. Sem descendência. 

F.02- BENEDITO DANTAS DA SILVA SALDANHA - Casado com...

Foi pai de:

N.01- Benedito Dantas Saldanha - Nasceu em Brejo do Cruz-PB no ano de 1894. Casou com sua prima Etelvina da Silva Saldanha. Devido a sérios desentendimentos com a família Dutra, em que seus irmão Quinca e Plínio, conhecido como Marinheiro Saldanha figuravam como mentores intelectuais, junto a alguns parentes, em que mandou seis dos seus jagunços cometerem diversas tropelias, destacando-se a do dia 25 DE ABRIL DE 1926, que atacaram Brejo do Cruz, na Paraíba, matando Manuel Paulino de Moraes, Dr. Augusto Resende (Juiz Municipal), fere Dr. Minervino de Almeida, o “Joca Dutra” Prefeito Municipal), e Severino Elias do Amaral (Telegrafista). 

Autores intelectuais (supostamente): Deputado João Agripino de Vasconcelos Maia, residente no Sítio “Olho D’Água”, Catolé do Rocha, PB; Joaquim Saldanha (Quincas Saldanha), residente na fazenda “Amazonas”, Brejo do Cruz, PB; Odilon Benício Maia, residente na fazenda “Pedra Lisa”, Brejo do Cruz, PB; Plínio Dantas Saldanha, vulgo “Marinheiro Saldanha”, residente em Jardim de Piranhas, Caicó, Rio Grande do Norte, como mandantes[9]. 

Executores: Massilon Leite[10], José Pedro[11] (vulgo Coqueiro), Peitada, João Domingos, João Boquinha e João Cândido – vulgo Negro Cândido. 

Fonte: Denúncia oferecida pelo Promotor Público da Comarca de Souza, Paraíba, servindo “Ad-Hoc” em Brejo do Cruz, Paraíba, Dr. Emílio Pires Ferreira, em 10 de fevereiro de 1927, transcrita no Jornal “União”, da Paraíba, número 82, em 9 de abril de 1927, sábado. 

Assim foi o fato: como todos os finais-de-tarde em Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, formou-se uma roda na frente da casa de Antônio Dutra de Almeida, no começo daquele fatídico ano de 1926. Dr. Joca Dutra (João Minervino de Almeida), Manoel Paulino Dutra de Morais, José Targino, Dr. Francisco Augusto de Resende (Juiz da Cidade) eram os presentes. 

As cadeiras, dispostas dia-a-dia nos mesmos lugares, eram, pelo hábito, marcadas: recebiam sempre os mesmos ocupantes. Em certo momento José Targino e Dr. Antônio Dutra de Almeida se levantam e vão tomar água no interior da casa. Nas cadeiras nas quais eles estavam sentados, inexplicavelmente se sentam Manoel Paulino Dutra de Morais e Dr. Francisco Augusto de Resende.  Escurece. 

Um atirador tomou posição a alguma distância e, de rifle, atirou nos ocupantes das duas cadeiras que lhe tinham sido previamente assinaladas. 

Dr. Francisco Augusto de Resende tombou morto. Manoel Paulino Dutra de Morais, ferido, fez menção de se levantar. Os outros tinham fugido. 

O atirador aproximou-se e desfechou várias peixeiradas em Manoel Paulino Dutra de Morais. Ao terminar observou atentamente o semblante do outro morto e gritou: “matei um inocente”.
 
Recolheu as armas, montou o cavalo, picou na espora e sumiu na escuridão da noite. Fora Massilon.
 


Chefe de cangaceiros BENEDITO DANTAS SALDANHA (calçando botas de cano longo) 

 BENEDITO foi nomeado Prefeito de Apodi pelo Interventor/governador Bertino Dutra, tendo assumido no dia 10 de Janeiro de 1933. Devido a cerrada campanha de divulgação da imprensa oposicionista da capital do estado, que repudiava o fato de ter sido nomeado um afamado chefe de cangaceiros para administrar o município de Apodi, teve curta duração à frente dos destinos daquele rincão, tendo sido demitido a 23.07.1933, portanto, com gestão de 05 meses e 23 dias. Investido da condição de Prefeito nomeado, à época denominado de Interventor, protagonizou violento atentado, quando na manhã do dia 18 de Abril de 1933 mandou trazer à sua presença o Coronel Lucas Pinto, escoltado sob ameaça de três cangaceiros/capangas armados, ocasião em que empunhando um revólver, tentou obrigar o Coronel Lucas Pinto engolir duas bolas feitas com jornal, sob a alegativa de que o líder político Apodiense mandara veicular notícia no Jornal "A RAZÃO", impresso e com sede em Natal, dando conta de que ele e seu irmão Quinca Saldanha comandavam grupo de cangaceiros, acoitados em sua fazenda em Caraúbas, e com atuação em Apodi e região. 

O Coronel Lucas Pinto foi salvo desse vexame graças à intervenção do valente Apodiense DECA CAVACO, que ao saber que o seu padrinho se encontrava sob ameaça do Benedito, dirigiu-se até o sobrado onde se desenrolava o sério atentado à integridade física do Cel. Lucas Pinto. Em lá chegando, dois cangaceiros tentaram impedir o acesso do Deca Cavaco, que ao descer do seu cavalo já empunhou seu punhal e deu dois sopapos nos dois cangaceiros, derrubando-os de uma só vez, ao mesmo tempo em que advertiu-os para que não insistissem em impedir o seu acesso. Ao chegar ao pavimento superior, encontrou Benedito aos gritos, obrigando o Coronel Lucas Pinto a engolir as bolas de jornal. Incontinenti, o Deca cravou o seu punhal no birô do Benedito e exclamou: Se não comeu não come mais. Encarou o Benedito e falou: Vou levar o meu padrinho, e se você se meter derrubo-lhe com um só tiro no meio da testa. 

Dito isto, mandou que o Coronel Lucas Pinto seguisse na frente que ele iria atrás, protegendo-o. Ao Benedito, que já havia sofrido uma cantada do Deca Cavaco, só restou a alternativa de convidar o Deca para mais tarde beberem e jogarem baralho juntos, no que o Deca respondeu que não bebia nem jogava com bandido. Nesse dia, o Coronel Lucas Pinto era o homem marcado pra morrer. Benedito Saldanha faleceu envenenado por sua amante, na cidade de Maranguape, onde residia, por volta do ano de 1954.

63 comentários:

Victor Luís Saldanha disse...

Muito interessante a postagem, pois sou da família Saldanha, tendo o Quinca Saldanha como meu trisavô. E apesar de sempre ter escutado histórias sobre ele, contadas pela minha vó e demais familiares, não sabia que meus antepassados tinham firmado matrimônios com os Diógemes do Ceará.
Na verdade as histórias que ouvi tinham sempre ele como ponto de partida, bem como que a família que os Saldanha se relacionavam era a família Veras. Inclusive na região do oeste potiguar, nas cidades que fazem divisa com a Paraíba, mais precisamente em Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Janduís, Jardim de Piranhas, se afastando mais um pouco e chegando em Campo Grande, Caraúbas, dizer que é Saldanha é o mesmo que dizer que é um Veras, pois as duas famílias são tidas como sendo uma só.
De qualquer forma, é sempre bom conhecer nossas origens, ainda mais quando se gosta muito de ouvir histórias a respeito dos mais antigos que deram nome a família. Parabéns pelo texto.
victorluizsaldanha@hotmail.com

Unknown disse...

Eu tamben faço parte da família Saldanha, que hoje mora no norte em Roraima. E foi muito bom conhecer melhor a historia da nossa família.

Unknown disse...

dkme_0605 @hotmail.com

Unknown disse...

dkme_0605 @hotmail.com

tsukinomoro disse...

HISTÓRIA MUITO INTERESSANTE SOBRE A FAMILIA SALDANHA QUE EU NÃO CONHECIA ATÉ ENTÃO, É SEMPRE BOM SABER A NOSSA ORIGEM.
TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA SALDANHA E FIQUEI CONTENTE EM DESCOBRIR PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA.

Anônimo disse...

Me chamo Maria Aparecida Saldanha da Silva.
É uma satisfação muito grande fazer parte da familia saldanha.
Eu nao conheço ainda minhas origens, mas pretendo descobrir!!
Estou a procura de meus antescedentes.
Meu e-mail: saldanhaaraujo@bol.com.br.
Face: cidasaldanha

Saldanha Joao Carlos disse...

Prezado Dr Honório de Medeiros,
demais honrados membros da Família Saldanha, congratulações.

Foi com imensa satisfação que li cada palavra anteriormente registrada, até então jamais havia encontrado registros tão precisos e esclarecedores e, em dados momentos, emocionadamente, diante da riqueza dos detalhes, até consegui imaginar os acontecimentos.

Para os devidos registros da linhagem, eu, João Carlos Saldanha, nascido em 1956, no extinto Estado da Guanabara, antiga Capital do Brasil, atualmente, conhecida como à Cidade do Rio de Janeiro, situada no Estado de nome similar, declaro publicamente ser descendente direto dos Saldanha, oriundos do Clã de Catolé do Rocha, de acordo com às narrativas do meu Ilmª e saudoso pai João José Saldanha Neto, Oficial Paraquedista do Exército brasileiro e Médico Estatutário do Ministério da Saúde.

Filho de Mário José Saldanha e Lindalva da Silva Saldanha, nasceu no Estado de Pernambuco vivendo até vir para o Rio de Janeiro, na Cidade do Recife.E, por suas narrativas conhecemos um pouco da nossa histórica linhagem porém, a ligação direta com Catolé do Rocha, a mesma, creio, citada por vossa senhoria nesta exposição, recai sobre o avô de papai, João José Saldanha conhecido por "vô Joca", no caso, filho que abandonou à Família, irmãos que ficaram em Catolé do Rocha, pelo que soubemos e, foi com sua esposa residir em Recife o qual, entre outros, originou-se meu ilustre avô Mario José Saldanha.
Existem meus parentes descendentes dos meus tios avós a quem não os conheci, infelizmente, apesar de ter conhecimento de que integram a ramificação dos Saldanha, nos arredores da Capital, no caso Recife, . Mas por outro lado, tive a satisfação oportunidade de ficar por algum tempo do tio Joaquim José Saldanha(Quinquim), minha tia sua Esposa Zinete Saldanha e seus filhos, enquanto residiram no Rio de Janeiro, mas, retornaram ao Recife. A irmã mais velha do meu pai, tia Marli Saldanha, seu esposo Clóris Marcos Lima, Oficial do Exército e seus filhos, meus primos, os conheci em 1967, quando fomos passar as férias em Olinda, ao todo, naquele inesquecível Verão eramos, cerca de 20 entre primos e primas, contando comigo e minhas duas amadas irmãs. Para finalizar esta declaração, nesta ocasião, conheci uma segunda filha de meu avô, Mario, a tia Marluce, apesar de retornar em Olinda em 1982,não consegui encontra-la.

Sendo o mais oportuno, agradeço ao Ilmº Dr Honório Medeiros esta oportunidade.

Respeitosamente,

Saldanha João Carlos.

Alzira Saldanha disse...

Professor Honório. Estou fascinada com o sua matéria SUBSÍDIOS PARA A HISTORIA DA FAMÍLIA SALDANHA. Meu avô nasceu em Catolé do Rocha e veio fixar residência no Rio Grande do Norte, mas precisamente em Taipu, onde nasci. Quincas Saldanha era parente do meu avô (não sei o grau de parentesco. Meu pai contava muitas histórias dessa família que sinto orgulho de fazer parte. Infelizmente todos já faleceram e eu pouco sei sobre os Saldanha. Por favor, me ajude a conhecer mais minha família. Atenciosamente, Alzira Saldanha.

Unknown disse...

Adorei conhecer sobre algo que eu tinha muita curiosidade, sou da família Saldanha de Jaguaribe Ceará, meu avó se chamava João Canuto Saldanha e minha avô Maria Perpétua Pinheiro Saldanha, gostaria muito de descobrir os nomes dos meus antepassados, se alguém souber dessa família, sobre meus tataravós entre em contato comigo. Email pett_saldanha@hotmail.com
Agradeço desde já.

Unknown disse...

Adorei conhecer sobre algo que eu tinha muita curiosidade, sou da família Saldanha de Jaguaribe Ceará, meu avó se chamava João Canuto Saldanha e minha avô Maria Perpétua Pinheiro Saldanha, gostaria muito de descobrir os nomes dos meus antepassados, se alguém souber dessa família, sobre meus tataravós entre em contato comigo. Email pett_saldanha@hotmail.com
Agradeço desde já.

Unknown disse...

olha meu nome e Noe saldanha ja conhecia a história da familia e muito bom conhecer mais sobre nossas origens

José Carlos de Oliveira Saldanha disse...

Boa tarde, muito interessante sua introdução sobre a origem da Família Saldanha. Sou do Rio Grande do Sul, nascido na cidade de Quaraí, na região da fronteira do Uruguai e Argentina. Nas cidades de Quaraí, Santa do Livramento, Alegrete, Uruguaiana, São Sepé, dentre outras existem muitos Saldanhas. Tenho muito interesse sobre a família e suas origens e tenho muito orgulho de pertencer a esta família, cujo sobrenome é forte e conhecido. Minha família é muito antiga naquela região, que em tempos idos se uniu em matrimônio com os Pacheco, família que lidava com gado em extensas área de terra. Em razão do nascimento de muitos filhos, alguma falta de habilidade, a fortuna dissipou-se. Há mais de vinte anos resido no norte do Estado, em Erechim, atuando como advogado. Parte da família mais recente são de militares e das carreiras jurídicas, além das mais variadas profissões.

José Carlos de Oliveira Saldanha disse...

Em complemento senhor Honório, segue meu e-mail; saldanhaadv@ig.com.br

Unknown disse...

Somos parentes

Unknown disse...

Somos parentes

Anônimo disse...

Olha só quantos primos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Escrevi errado desculpe.
Vem do árabe e significa arma da fé.

Unknown disse...

Mesmo com oriundos de portugueses ou da Espanha como muitas pesquisas indicam. A palavra Saldanha é árabe

Unknown disse...

Boa tarde, sou mais um parente de vcs, pois sou Véras, descendente dos Saldanhas/Nóbregas/Véras, gostaria de me comunicar com outros parentes para fins de completar a nossa árvore genealógica. Sou do Rio de Janeiro, pois o meu ramo familiar migrou da região de Acari-RN para cá com a morte do meu bisavô, outros familiares permaneceram distribuídos pelo interior da Paraíba

Unknown disse...

Me chamo Diego Saldanha,sou do Rio de Janeiro e sou filho de Antônio Rinaldo Amaral Saldanha e neto de Benedito Trindade Saldanha e bisneto de Manuel Felipe de Medeiros Saldanha. Meu pai conta uma história que meu avô dizia que a nossa Família tem origens em São Luiz do Maranhão. Meu avô assim como o meu pai, nasceram em Belém do Pará.

Unknown disse...

Meu e-mail. Diegoesarahbeatriz@gmail.com.

Unknown disse...

|Eu sou Sivirino Saldanha Maia,filho de Maria de Fátima Veras Saldanha Maia,moro E Roraima e ela sempre me fala dessa historia muito interessante,o Avô dela é Aldo Veras Saldanha. Sempre é muito bom conhecer historias dos antepassados.

Anônimo disse...

Olá, gostei muito da riqueza de detalhes das histórias. Estou procurando por parentes que não conheço e só sei o nome do meu avô: Daniel Philippe da Silva. Os únicos parentes que temos conhecimento são uma irma chamada Samaria e um primo com nome de Marinheiro Saldanha. Meu avô se casou com minha avó mas ela não conhece nada da parte dele. Foi um casamento curto, feito somente no religioso. Nao temos nenhum documento dele. Gostaria de saber mais... obrigada pela historia facinante da sua familia, mesmo que não veja nenhuma ligação com a minha. Obrigada

Aline Mercia
line_mercia@hotmail.com

Unknown disse...

Olá. Me chamo Nivia Saldanha. Filha de Franscisca das Chagas de Moura Saldanha e neta de Cícero Saldanha de Freitas. Meu avô era de Riacho do Sangue/ Jaguaretama.

Unknown disse...

Também sou Saldanha De Jaguaribe. Meu avô, Cícero Saldanha de Freitas era do Riacho do Sangue/ Jaguaretama

Unknown disse...

Meu nome é Ivo Saldanha, bisneto de Benedito saldanha, e neto de João Monteiro Saldanha, da cidade de Caicó RIO GRANDE DO NORTE. EU TBM sempre ouvia dos meus familiares, sobre cincas Saldanha. E tenho orgulho de ser dessa família histórica!

Unknown disse...

Eu também sou da família Saldanha do Rio grande do norte, de Caicó , meus avos sao
bisavô Benedito Saldanha, é João Monteiro Saldanha.

Unknown disse...

Eu sou Ivo Saldanha, bisneto de Benedito Saldanha, e neto de João Monteiro Saldanha, da cidade de Caicó e jardim de piranhas tbm.tenho familiares em caico e jardim. Mas moro em Fortaleza CE. Tenho interesse em conhecer parentes como vc. Meu imail é wendelquenia@gmail.com.

Unknown disse...

QUINCAS SALDANHA foi avô do meu Bisavo Dede Saldanha. Aqui no Amazonas.

Unknown disse...

Eu também sou Saldanha moro em santamaria tenho muito orgulho de ser da familia Saldanha somos uma grande familia agui meu pai pedro saldanhaja fslecido mae selvina Almeida e Silva

Unknown disse...

Amei.sou da família Gonzaga saldanha.sou neta de Alice Gonzaga Saldanha

Unknown disse...

Quinca e irmão da minha vó,Alice Gonzaga Saldanha

Anônimo disse...

Sou nascida em Santos (SP), filha de Joaquim de Almeida Cardoso, natural de Janduis (RN). Minha avó paterna era da família Saldanha, Severina (Sinhá, Sinhazinha) e saiu de Brejo do Cruz, brigada com a família e acompanhada da irmã Maria. As irmãs saíram de Brejo do Cruz, abandonaram o sobrenome Saldanha e fixaram residência no interior do RN, casando-se com dois primos: Maria casou-se com Antonino e Severina Resende (Saldanha) casou-se com meu avô, Antônio Candido de Almeida. Meu avô e seu primo, Antonino são ambos do interior do RN. De Janduís, a família mudou-se para Mossoró e de lá, para Natal.
Minha avó Severina Resende (Saldanha) NUNCA nos contou nada sobre a família que deixou na Paraíba. Não sabemos o motivo da briga, não conhecemos nenhum parente da Paraíba. Só sabemos que somos descendentes dos Saldanha de Brejo do Cruz, de origem portuguesa.
Alguém reconhece estes nomes ou essa história?
Obrigada,
Patricia Caldeira de Almeida.
patricia.caldeira1965@gmail.com
facebook: Pati Caldeira de Almeida

saldanhalira disse...

Também sou Saldanhalira@gmail.meu pai era Ivan pinto Saldanha.

Franck Raniere disse...

Meu bisavô era filho bastardo de Plínio saldanha mais conhecido como Marinheiro Saldanha

Franck Raniere disse...

Ele fora trazido para a cidade de Caraúbas por seu tio Quincas Saldanha o coronel gato vermelho;Depois fora levado para a cidade de Parau

Franck Raniere disse...

Franckjunior142@.yahoo.com.br

Unknown disse...

O nome da sua vo era francisca da Conceição siva que fugil com tiago para o rio grande do Norte se for ete e meu zp 87996397143

Unknown disse...

Alice é minha tia, ela era irmã de djalma Saldanha de Valdomiro Valdemar e louro só que eles era filhos inlegitimo e quando . Meu avô morreu foi meu pai djalma que lutou pra receber a herança onde todos os irmãos receberão Alice era minha tia

Unknown disse...

Minha é bisneta do Marinheiro Saldanha, entrentanto, por causa de desentendimentos entre o meu bisavô e o Marinheiro, o sobrenome Saldanha foi se perdendo através das gerações.


.

Anônimo disse...

O tronco dessa família SALDANHA nos municípios paraibanos de Catolé do Rocha e Brejo do Cruz, com ramificações em parte do Rio Grande do Norte, foi o cearense Joaquim da Silva Saldanha, nascido por volta de 1791 em Icó, Ceará, e falecido em 9 de janeiro de 1872 com 81 anos em Catolé do Rocha, Paraíba, que foi casado com Francisca Joaquina Maia, de quem houve filhos que se assinaram por Saldanha no sobrenome, mas existiu um filho natural de Joaquim da Silva Saldanha por nome Antonino da Silva Saldanha, que casou em março de 1855 no território paraibano de Catolé do Rocha com Guilhermina Maria da Conceição, deixando muitos filhos, e o primeiro deles foi Delmira da Silva Saldanha, nascida a 24 de dezembro de 1855, que casou com João Carlos Veras.
Não se sabe ao certo de onde vem o Saldanha na família do cearense Joaquim da Silva Saldanha, pois em documentos paroquiais mais antigos esse sobrenome Saldanha não aparece, e os pais de Joaquim da Silva Saldanha foram Domingos da Silva Saldanha, batizado a 28 de fevereiro de 1762 na Matriz do Icó, Ceará, e de Maria Rosa Cândida de Miranda. Os avós paternos de Joaquim da Silva Saldanha foram o português Miguel da Silva (sem o Saldanha em documentos paroquiais), batizado a 19 de setembro de 1698 na Freguesia de Santiago de Castelo de Neiva (Conselho e Distrito de Viana do Castelo, Portugal) e Tereza de Jesus Maria, que pertencia a família Peixoto. Não são conhecidos os nomes dos avós maternos do cearense Joaquim da Silva Saldanha. O português Miguel da Silva (Avô paterno do cearense Joaquim da Silva Saldanha) era filho de Domingos Álvares e de Joana da Silva Barbosa, casados a 20 de setembro de 1687, neto paterno de outro Domingos Álvares, e neto materno de Manoel da Silva. O termo de matrimônio de Domingos Álvares e Joana da Silva Barbosa não informa o nome da mãe dos noivos, por isso não são conhecidos o nome da avó paterna e da avó materna do português Miguel da Silva. Supõe-se que o Saldanha tenha sido um apelido do português Miguel da Silva e que virou sobrenome em sua descendência, pois na sua ascendência e na de sua esposa não tem esse sobrenome Saldanha.

Dinah Chaves disse...

Estou atrás de minhas raízes, meu pai dizia que era primo de marinheiro saldanha, meu sonho é conhecer minhas raízes, se alguém de vcs puderem me ajudar, ficarei muito feliz, meu pai se chamava, Daniel Felippe da Silva, meu contato 31-9930552-87, Dinah chaves

Unknown disse...

Sou Pedro Alves Praxedes Neto: Sou Tetraneto de Francisco da Rocha Maia(patriarca da família Rocha Maia localizada no Sítio Lagoa de Pedra, município de Patú. RN).
Sou sobrinho de Joca de Sininha(muito conhecido nos anos 70 no nordeste).
Francisco da Rocha Maia era filho de Francisco Alves Ferreira Maia(filho bastardo. Sua mãe: Ana Bela também conhecida como Ana Gorda. Ela era da família Rocha de Catolé do Rocha(.
Tenho conhecimento de dois filhos de Francisco da Rocha Maia:Martiniano da Rocha Maia ( meu trisavo materno) e Mariana da Rocha Maia(avó de meu avô Luís Cesário do Nascimento)
OBS. Minha avó Sininha era Prima do seu esposo Luís Cesário do Nascimento).
Nota: Francisco da Rocha Maia foi criado por Chiquinha do Mulungu(esposa de Joaquim Saldanha). Chiquinha do Mulungu era irmã de Francisco da Rocha Maia por parte de pai.
Nota: Já bastante sobre a família Saldanha e a família Maia. Até hoje não encontrei dados sobre Rochinha. Tenho conhecimento apenas por informações de pessoas maia velhas.
Se vc tiver alguma informação sobre Rochinha ficarei muito grato.
Cel. 83.99646. 7133.
Prof.peterlee@hotmail.com

Unknown disse...

Olá eu também sou da família dos saldanhas nunca tive muitas informações pois segundo meu pai meu bisavô migrou de Portugal para o brasil trazendo meu avô ainda criança não tenho nenhu parente a não ser meu pai os irmaos dele com os filhos meu avô residiu em belo horizonte por muitos anos quem souber de aluma informações á respeito ou como posso fazer uma pesquisa mais profundo me informe por favor meu avô chamava José da cruz Saldanha.

Marcelo Vieira disse...

Boa Noite
A anos minha esposa procura o seu Pai, na qual ela não conhece.
A única informação é que ele morava em São Luís Gonzaga
Teve um relacionamento com a mãe dela
Nome dele acredito que seja José Carlos Saldanha
Caso saiba algo, entre em contato
Watt 48 991806947

Lucia de Fátima Saldanha disse...

Oi meu nome Lucia de Fatima Tavares Saldanha sou bisneta Plínio da Silva Saldanha (MARINHEIRO SALDANHA).

Lucia de Fátima Saldanha disse...

lucia_fatima3@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde. Lendo relatos achei interessante pois tenho esse sobrenome Saldanha e meu avô era Francisco Saldanha e era do catolé do rocha. Muita coincidência né?

Unknown disse...

Boa tarde, sou creuza nery Saldanha, neta de Maurício Saldanha que veio do catole do Rocha, mas por estar desgostosa com seu pai não contou para seus filhos sua origem.

Solano disse...

Caro Honório. Estou fazendo minha árvore e estava travada em minha Bisavó Carolina Francisca. Há poucos dias descobri a certidão de casamento dela que constava o nome dos pais, Manoel Caetano Saldanha e Joaquina Francisca da Conceição, e que eram naturais de Acary, apesar do casamento com meu bisavô ter sido em Extremoz. Achei registros de batismos de irmãos da minha bisavó Carolina, chamadas João, Honorina. Queria prosseguir com a linha Caetano Saldanha mas não encontrei. Ainda procuro. Achei o registro de casamento de Manoel Caetano Dantas e Joaquina em Acari em 01/1863, que salvei mas não tenho certeza se são os meus trisavós. As vezes os nomes vinham com informações trocadas. Se souberes de alguma informação desse ramo Saldanha ou Caetano Saldanha agradeceria profundamente.
meu email: fsolanoandrade@gmail.com e meu nome é Solano.

MBA-COACHING disse...

Bem, meu sobrenome Jeronimo que advém do meu pai. No entanto, minha finada mãe chama-se Maria do Carmo Saldanha (depois de casar-se com meu acrescentou-se Jeronimo. Sinceramente eu gostaria que no meu sobrenome, além de Jeronimo tivesse Saldanha, mas (...). Hoje, vivo em São Paulo, mas nasci em Campina Grande PB. Bem, a identidade escolhida pode ser ACEJOTA. email: acejta.coach@gmail.com. Abraços

Unknown disse...

Meu pai trabalhou para mariero Saldanha ele contava muitas histórias pra nos o nome dele Vicente Manuel da Silva Filho

Unknown disse...

Sou neta de Plínio Dantas,filha de José saldanha mais conhecido por Dedé curaleiro.

Anônimo disse...

Esse senhor era meu avô,pai de meu avô paterno.Tenho muita vontade de conhecer minha origem.

Anônimo disse...

Minha bisavó se chamava Aurea Saldanha Maia, nasceu em Brejo do Cruz (PB) em 1915. Se casou com meu bisavô José Pimenta da Silva e se mudou para o estado de Goiás em 1953. No Ceará, viveram em um sítio chamado Coaçu, na cidade de Iracema.

Gostaria de saber um pouco mais das raizes de minha bisavó. Entre em contato comigo caso tenha alguma informação ritasaldanha92@gmail.com

Anônimo disse...

Seus dois sobrenomes me chamaram a atenção. Minha bisavó se chamava Aurea Saldanha Maia, nasceu em Brejo do Cruz (PB) em 1915. Se casou com meu bisavô José Pimenta da Silva e se mudou para o estado de Goiás em 1953. No Ceará, viveram em um sítio chamado Coaçu, na cidade de Iracema.

Gostaria de saber um pouco mais das raizes de minha bisavó. Entre em contato comigo caso tenha alguma informação ritasaldanha92@gmail.com

Anônimo disse...

Sou Emerson saldanha Veras, neto do João saldanha, falecido no ano de 2000, tinha bastante curiosidade em saber de nossa árvore genealógica , de onde viemos e nossas historias, uso meu instagram como Emerson Saldanha e quem quiser trocar uma ideia, segue la. eemersonsaldanha@gmail.com

Anônimo disse...

Sou Eliane Saldanha Belem-Parå. Os Saldanhas andam longe. Vieram parar em terras longiguas norte do Amazonas tambem senhores de terras meu avô André dos Reis Saldanha.

Marcio disse...

Olá, tudo bem? Gostaria de tirar umas dúvidas sobre essa família. Como falo contigo?

Anônimo disse...

Também sou da família SALDANHA PINHEIRO DIÓGENES , DA REGIÃO DO VALE DO JAGUARIBE-CE! Meu nome é Braz Saldanha Pinheiro , tenho 65 anos, sou Promotor de Justiça aposentado, natural de Quixeramobim-CE,residindo atualmente em Fortaleza-CE, sendo os meus pais ANTONIO PINHEIRO DA SILVA, nascido em 1903, cujo pai e meu avô JOÃO PEDRO PINHEIRO DA SILVA era da Região do Riacho do Sangue, hoje Solonópole -CE, e a minha mãe BEATRIZ SALDANHA PINHEIRO, nascida em 1915, filha de ANTONIO DIÓGENES DE ALMEIDA E DE ANTONIA SALDANHA DIÓGENES, meus avós maternos, eram de Jaguaribe-CE! Esses meus avós saíram da região do Vale do Jaguaribe e fixaram residência em Quixeramobim e Quixadá , onde tinham fazendas , isso no começo do Século XX, em torno de 1902!
Também sou curioso em conhecer minha árvore genealógica !
Meu email: brazsp04@gmail.com

Anônimo disse...

Nossa nós somos parentes meu pai já falecido nasceu em riacho do sangue.

Anônimo disse...

IVAN PINTO SALDANHA.