segunda-feira, 6 de março de 2017

APROPRIARAM-SE DO BRASIL

* Honório de Medeiros

Os depoimentos dos delatores ao Ministro do TSE Herman Benjamin levaram-no, segundo o Estadão (http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,para-relator-odebrecht-se-apropriou-do-poder-publico,70001688031) a elaborar aquela que, no meu modo de entender, é a mais precisa conclusão acerca do que aconteceu e está acontecendo no Brasil: houve e há um pacto informal entre as elites (políticos, procuradores, juízes, integrantes dos tribunais de contas, imprensa, empresários, etc.), excetuando-se as honrosas exceções de sempre para, em absoluto desprezo em relação ao restante da Sociedade, apropriar-se, privatizar, apoderar-se do Estado brasileiro.

A metástase não poupa qualquer instituição. Nenhuma. Em todas elas encontramos o câncer da participação direta ou da omissão nesse processo.

O resultado é aquele que o cidadão comum, indefeso, desinformado, espoliado, sente de forma visceral: saúde que não funciona, segurança inexistente, educação falida, infra-estrutura arruinada. Para ficarmos no mais visível.

E assim, de passo-em-passo, vamos lentamente retrocedendo.

Às vezes não tão lentamente. Às vezes numa velocidade medonha...