sábado, 21 de novembro de 2015

SIMPLESMENTE INACREDITÁVEL

* Honório de Medeiros

Li uma matéria publicada pela Tribuna do Ceará, simplesmente inacreditável:

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/ceara/sesc-emite-justificativa-espetaculo-artistas-exploram-anus-dos-outros/

Em certos momentos o meu desprezo pelo ser humano chega a níveis muito altos.

Os "artistas" justificaram a "performance" alegando que se tratava de "arte contemporânea".

Ignorantes. Recomendo-lhes a leitura, pelo menos, de "A Civilização do Espetáculo (Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura)", de Mário Vargas LLosa. Se puderem, vão mais longe: "Notas para Uma Definição de Cultura", de T. S. Elliot.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

POR QUE LAMPIÃO INVADIU MOSSORÓ?


* Honório de Medeiros

Em dias do início do mês de junho do ano da graça de 1927, pelas terras do Rio Grande do Norte que confrontam com as da Paraíba, lá no alto Sertão desses estados, mais precisamente aquelas que ficam entre as cidades de Uiraúna, PB, e Luis Gomes, RN, vindos de Aurora, no Ceará, da Região do Cariri de Nosso Senhor Jesus Cristo, eles, os cangaceiros, entraram no território potiguar.

Era uma horda selvagem com aproximadamente uma centena de homens, para o mais ou para o menos, imundos e bestiais, a cavalo, fortemente armados, portando rifles, fuzis, revólveres, pistolas, punhais longos e curtos, e farta munição. Vinham ébrios, ferozes, e sedentos de violência, sem qualquer outro propósito que não a rapinagem, pura e simples.

Durante os quatrocentos quilômetros e quatro dias que durou a epopéia, deixando e voltando à Aurora após alcançarem Mossoró, desenharam, com a ponta dos cascos dos cavalos ou a face externa das alpargatas com as quais pisavam o chão, como que um movimento cujos contornos lembram o de uma flor de mufumbo, cujas laterais seriam as margens da Serra de Luis Gomes e Serra do Martins, por um lado, e, pelo outro, as margens do serrame do Pereiro, limites com o Jaguaribe, Ceará adentro.

E assim entraram, espalhando o terror por onde passaram.

Mas será que eles tinham algum outro propósito, além da rapinagem pura e simples?



LANÇAMENTO DIA 10 DE DEZEMBRO, A PARTIR DAS 18 HORAS, NO CLUBE DOS RADIOAMADORES, AV. RODRIGUES ALVES, 1.004, VIZINHO À CIDADE DA CRIANÇA, EM NATAL.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015