sábado, 31 de outubro de 2009

COMO PODE ME SER ÚTIL A FILOSOFIA




Por Pablo Trajano Pinheiro da Silva, Curso de Direito da UnP, 2VB



"O Homem sem a capacidade de acumular conhecimento certamente não estaria aqui e nem muito menos praticando a ciência da filosofia.



Nesse processo de acumulação do conhecimento, o humano conseguiu distinguir-se da natureza, dos outros homens e a si mesmo. Provocando, então, um processo filosófico natural, onde, a partir do conhecimento acumulado, possibilitou perguntar-se a si próprio o seu papel na natureza e consigo mesmo.



A partir das perguntas, o homem passou a pensar e buscar suas respostas, onde as ciências acríticas (religião, mitologia e senso-comum) não conseguiram suprir essa necessidade de buscar explicações para as suas angustias.



Então, nesse processo de evolução, surgiram a filosofia e a ciência que pode ser testada em que se busca respostas a partir de métodos críticos. Onde, este pode ser provado e aquele apenas ser compreendido à base de retóricas.

Por fim, nesse emaranhado de perguntas e respostas a ciência proporcionará ao homem respostas vinda de teorias testadas e comprovadas. E a filosofia sempre possibilitará o seu sujeito ir além dos conceitos pré-estabelecidos. Onde a filosofia por mais que busque a razão nas suas questões críticas, irá deixar o homem livre para aderir ou não em suas teorias. Finalmente, a filosofia pode ser útil ao homem po deixa-lo alcançar voos além daqueles pré-estabelidos senso-comum e das ciências acríticas.

Nenhum comentário: