quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FRANKLIN JORGE VEM AÍ!



Por Franklin Jorge, em 28/10/09

Natal - Após uma ausencia de quase tres anos, nos quais só eventual e rapidamente passei por esta brava Terra de Poti, estou de volta, atendendo a convite do jornalista Cassiano Arruda Câmara para ser um dos editores do seu Novo Jornal que começa a circular no proximo mes.

Ontem, num hotel da Via Costeira, tivemos nossa primeira reunião de trabalho, sob o comando de Adriano de Souza, que explicou em detalhe o projetode um jornal que tem como filosofia respeitar o leitor para ter o leitor, segundo a síntese dos eu fundador.

Confesso que me senti lisonjeado ao saber que fui dos primeiros nomes convidados para sua equipe, ao mesmo tempo por ele, Cassiano, e por Adriano — com que trabalhei há bons vinte anos — que pensam o jornal como um espaço critico capaz de dialogar com a realidade e propiciar a interação necessária e imprescindivel com o leitor.

Surge assim o Novo Jornal com uma proposta que desarticula o estado de catatonia cronica da imprensa local, levada por qualquer jeito por assessores de imprensa, implementando, ao mesmo tempo, uma politica de conteúdos de que nos ressentiamos e que tem levado os jornais convencionais a uma situação incomoda e mesmo insustentável, como ocorreu recentemente com o velho e tradicional Diário de Natal, que por muitos anos dominou o mercado e acabou substituido, no gosto do leitor, pela Tribuna do Norte, até o seu suspiro final sob a forma do atual panfleto que lembra mais um jornal de bairro.

Ora, um jornal que não provoca crises e não revela o que jaz sob essa carapaça, criada no curso dos anos pelo comodismo de editores e reporteres que se limitam a cumprir o deadline, está com os dias contados depois do advento da internet, espaço ideal para a exposição de uma pletora de idéias que fatalmente se contradizem, energizando o exercicio dialético que não pode faltar numa imprensa moderna e polifônica.

Foi o que me serviu de motivação e me fez reconsiderar o meu desinteresse inicial, depois de tantas decepções que me levaram a prever, ainda nos anos 90, conforme várias vezes manifestei aos meus superiores, ao tempo em que dirigi a Sucursal dos Diários Associados em Mossoró, o desfecho que culminou com o aniquilamento de um jornal que fizera história durante setenta anos e que não sobreviveu à aposentadoria dos eu grande gestor Luis Maria Alves, que para muitos foi uma espécie de Chateaubriand provinciano.

E aqui estou, pois, de volta a Natal e ao jornalismo diário com a missão de editar Cultura e os noticiários internacionais, além de assinar toda semana uma coluna sobre assunto de minha preferencia e que desperte meu interesse no momento, contribuindo assim, modestamente, ao lado de nomes consagrados e emergentes, mas talentosos, para que tenhamos uma nova e instigante opção de leitura e um Novo Jornal critico e interativo, na medida das exigencias dos leitores que se ressentiam, como disse, dessa saudável prática que deve ser o sangue e o combustível de uma publicação moderna e antenada com um mundo, permanentemente, em transformação.








Um comentário:

Anônimo disse...

O Jornalismo local só tem a ganhar com o seu retorno à Natal. Bem vindo Jorge e parabéns Honório pelo Blog.