terça-feira, 27 de outubro de 2009

O RIO GRANDE DO NORTE NO TEMPO DO CORONELISMO - IV

O FOGO DE PAU DOS FERROS


Continuação...




FINAL DO DEPOIMENTO DE TERTULIANO AYRES, o ‘TERTO AYRES’, participante da ‘Hecatombe de 1919’, acerca do episódio, trinta e sete anos depois, a jornais da época, no Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, comprovando a deposição, pela força das armas, do Coronel Joaquim Correia, pelo Coronel Adolpho Fernandes, uma prática quiçá importada do Cariri Cearense, no qual era bastante comum por aquela época.

“E assim, eu armado com uma chaleira de água fervente, coloquei-me à porta que dava entrada para a sala de jantar, disposto a reagir. Tudo isso que historiei passou-se em menos de um minuto. Nessa ocasião vejo papai na sala de jantar, derramando muito sangue, vejo Manoel Justino cambaleando e perguntei a papai o que havia sido aquilo e ele me respondeu: ‘foi Martiniano que me furou’.”

“Creiam-me, meus amigos, isso aconteceu há 37 anos passados, mas estou sentindo neste momento os mesmos horrores daquele miserável dia. Continuo. Em certo momento vejo em frente a uma janela da sala de visitas um soldado que ia deitando a boca do rifle em minha direção. Pulei imediatamente para dentro de uma cozinha onde já se encontravam papai, Manoel Justino, Pedro Justino, Terto Primo e meu irmão Paschoal Ayres, Adelino Ayres e Nana Ayres.”

“Vi Paschoal com a faquinha salva-vidas e lhe perguntei: onde arranjou isso? Ele: ‘sei lá’. Neste momento ouvimos verdadeiro tiroteio dentro de casa, entramos na despensa e fechamos a porta. Momentos após bateram na porta dizendo: ‘abram a porta senão botamos no chão”. Eu respondi: abro se vocês nos garantirem a vida. Ao que responderam: ‘está garantida’. Abri a porta, e ao abri-la, deparei-me com um soldado que desfechou três tiros contra mim à queima-roupa, os quais não me atingiram por que ao ver o soldado descer a boca do rifle abaixei-me, indo as balas atingir a parede do fundo do quarto.”

“O soldado atirou e pulou para dentro do quarto, ocasião na qual eu tive uma agilidade que não sei explicar. Quando percebi estava com o soldado sentado em cima de um caixão, eu com a mão no pescoço dele, e minha irmã arrancava o rifle de suas mãos. Nesta posição, eu ainda agarrado com o soldado, ouço novas pancadas e eu lhe disse: ‘diga, desgraçado, que nós estamos presos’. O soldado pediu que eu lhe afrouxasse a garganta para ele poder falar e gritou: ‘cheque que dois aqui estão seguros’.”

“Creiam-me, meus caros amigos, que apesar de tanto horror eu achei graça com a afirmação do soldado. Lá foram insistiam para que abríssemos a porta ou botariam abaixo. Respondi como da outra vez, pedindo garantia de vida. Disseram: ‘agora está garantido’. Soltei o soldado que estava desarmado. Nessa ocasião vejo Manoel deitado no chão e Pedro Justino seu filho agarrado com ele. Tinha sido a facada que Martiniano tinha dado nele, e Manoel já não tinha ânimo para ficar em pé.”

“Abri a porta e vi à minha frente o delegado Marcelino Dantas, que me deu ordem de prisão. Nesse ínterim, meu irmão Paschoal Ayres sai de dentro do quarto onde estava e correu, através do portão do muro. Ouvi um soldado dizer: ‘lá vai um correndo e aquele eu mato já’. Um soldado armado com um rifle encosta em mim e me diz: ‘Seu Terto não tenha medo que aqui ninguém lhe toca’. Vou saindo da cozinha para a sala de jantar e vejo Eliza Correia, neta do Coronel Correia, sentada em uma cadeira a me dizer: ‘Terto, me acuda’. Ela havia sido baleada na perna por um soldado e não conseguia se levantar.”

“Dali seguimos presos papai, meu irmão Adelino Ayres, e eu. A nossa prisão foi no próprio quartel onde estava alojado o novo destacamento do Tenente João Pedro. Ali fomos recebidos pelo referido Tenente que se dirigindo a mim, gritando, injuriava-me e dizia: ‘você é miserável, faz uma reunião em sua casa, convida os seus adversários para atacá-los a bala. Eu ainda tive coragem de lhe responder: eles foram que me convidaram e lá me atacaram a faca e bala e teria sido muito justo se eu tivesse reagido.”

“Entra Chico Olívio trazendo-me a miserável notícia de que meu irmão Paschoal Ayres havia sido assassinado por um soldado. Mais tarde vim saber que na ocasião que Martiniano Papagaio esfaqueou papai, meu irmão Paschoal tomou uma faca salva-vidas e o furou o qual, sentindo-se ferido, saiu imediatamente da sala.”

“Voltemos ao começo da luta. Quando Martiniano procurou matar o Coronel Correia, este retirou-se à carreira da sala. Ao sair encontrou o Dr. Régulo Tinoco, juiz de Direito da Comarca e a ele se dirigiu pedindo: ‘Doutor, garanta minha vida’. ‘Está garantid’, respondeu Régulo Tinoco. E deu o braço ao Coronel Correia. Quando vão se afastando da casa, vem chegando a polícia na carreira e, avistando o Coronel Correia, um soldado vai botando a boca do rifle em cima do mesmo e diz: ‘o homem é este’. Doutor Régulo reage: ‘não atire que o homem vai garantido por mim’. E o levou para sua casa onde o maltratou horrivelmente, com palavras injuriosas, insultando-o dizendo ser ele o causador daquela carnificina.”

“Preso, comecei a saber que tudo aquilo tinha sido preparado. No referido destacamento um soldado meu conhecido me contou. Tinham vindo para Pau dos Ferros para fazerem um serviço e ali aquartelados, receberam ondens de não se afastarem do quartel, nem mesmo para irem ao mercado próximo. No primeiro grito de chamada, corressem armados de rifle e muita munição. Os soldados, vendo a rua em completa calma, se perguntavam: ‘que serviço é esse’? Interrogação esta que ninguém sabia responder.”

“João Leite, chefe político de São Miguel, nas vésperas do dia 3 de abril, mandou para Pau dos Ferros 6 rifles e homens armados para tomarem parte nos acontecimentos daquele dia, se houvesse necessidade.”

“Dali por diante corre o inquérito assistido pelo Doutor Régulo Tinoco e, depois de muita tinta, o juiz sentenciou que não fora possível apurar quem tinha sido os criminosos, portanto não houvera crime. O Tribunal de Justiça, porém, devolveu o processo, mandando que se procedessem novas diligências, pois não era possível, depois de tamanha luta, na qual tinham morrido duas pessoas, e três ficado gravemente feridas, em plena luz do dia e à vista de tanta gente, não houvesse um criminoso.”

“Assim, o Doutor Régulo procede a novo inquérito e pronuncia Martiniano. Este, sabendo que tinha sido pronunciado, zangou-se e propagou logo que estava quieto no campo quando lhe foram procurar e se recusara, quando lhe disseram que, sem ele, nada poderiam fazer. E que por insistência de Chico Dantas, Mano Marcelino, com o recado de Guilherme Lins e Adolpho Fernandes, foi e fez tudo aquilo.”

“Logo o acalmaram dizendo que aquilo não seria nada, que não tivesse medo que ficaria livre, e que só havia sido pronunciado por que o Tribunal obrigara Dr. Régulo Tinoco a pronunciar alguém. E esse alguém era ele. Aproximando-se o júri foi uma comitiva de políticos seus correligionários buscá-lo para a cadeia e veio ele festivamente, entrou no júri e saiu livre.”

“Depois dos referidos acontecimentos minha família achou por bem que eu devia me casar e me retirar de Pau dos Ferros. A princípio relutei, mas terminei aceitando e no dia 11 de junho eu me retirei com minha esposa e papai para Mossoró e, mais tarde, veio toda a nossa família. O Coronel Correa retirou-se para Lages e seus amigos tiveram também que se retirar de Pau dos Ferros, ficando assim completamente esfacelado o seu partido político.”

“Toda essa chacina resume-se no seguinte: a família Fernandes é considerada como uma das maiores, tendo muitas ramificações em vários municípios do Estado. Embora os residentes no interior sejam pobres, os de Mossoró são muito ricos. A parte dos Fernandes residente em Mossoró trabalhava na política oposicionista obedecendo à chefia do Dr. Almeida Castro. E, às suas expensas, mantinha em Pau dos Ferros o partido de oposição ao Coronel Joaquim Correia, chefiado por Adolpho Fernandes, sendo o referido partido orientado por Dr. Horácio Barreto.”

“Dr. Horácio Barreto há muitos anos juiz em Pau dos Ferros, sempre foi oposição ao Coronel Correia. Com a eleição de Ferreira Chaves para o governo do Estado e sendo seu parente afim, foi chamado para Natal e procurou reforçar sua liderança através de Adolpho Fernandes e Guilherme Lins.”

“Em Mossoró foi fácil derrubar o partido chefiado pelo Coronel Bento Praxedes. Isso se deu sem nenhuma luta. Em Pau dos Ferros, porém, estava mais difícil, por que o Coronel Correia era um chefe de grande prestígio político entre os pauferrenses e, embora desprestigiado pelo Governador, de modo algum perdia o voto popular. Mas o Governador desejava satisfazer às exigências do seu auxiliar Dr. Horácio Barreto derrubando de qualquer forma o Coronel Correia fazendo subir, assim, a família Fernandes, que se mostrava interessadíssima em sua ascensão ao poder, apesar de terem sido fortes adversários de Ferreira Chaves.”

“Como resolver? O prestígio político do Coronel Correia em Pau dos Ferros somente desapareceria com sua morte, teriam portanto que dar fim a ele e a alguns dos seus amigos, para que os Fernandes chegassem ao poder.”

“Antecipadamente o Governador Ferreira Chaves nomeou para Pau dos Ferros o Dr. Régulo Tinoco como juiz da Comarca, e enviou o Tenente João Pedro e seu destacamento, por que os soldados da cidade não se prestariam a executar as ordens para uma chacina. A prova de tudo isso é que poucos dias depois do 3 de abril o Tenente João Pedro retirava-se de Pau dos Ferros com toda a sua tropa.

“Mossoró, fevereiro de 1956



Tertuliano Ayres Dias”

Continua...






















































Nenhum comentário: