quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RIO GRANDE DO NORTE, TERRA DO NADA!

Honório de Medeiros
 
 
Peter Pan vivia (ou vive) na Terra do Nunca. Nós, na Terra do Nada.
 
Aqui, nada funciona: abram a Constituição Federal e leiam acerca das atribuições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora se perguntem: funcionam? E o Tribunal de Contas, serve mesmo para quê? E o Ministério Público?
 
Não funciona a saúde pública (e a privada mal e porcamente); não funciona a educação; não funciona a segurança pública. Quem duvidar que percorra escolas, hospitais e postos de saúde, e delegacias.
 
Não funciona o trânsito: diariamente caótico, de quando em vez catastrófico, sem que vejamos um "amarelinho" sequer percorrendo as ruas da cidade.
 
Não funciona a limpeza do lixo. Embora tenha melhorado, somente consideramos assim porque sobrevivemos à administração de Micarla de Souza.
 
Não funciona o serviço público básico. Percorram as repartições.
 
Não funciona o turismo. Ao contrário. O Rio Grande do Norte, às vezes lentamente, às vezes rapidamente, vai afastando o turista do Estado.
 
Não temos políticas públicas, planos, projetos, ações estatais, ou, se há, delas não temos conhecimento. 
 
Não temos nada, nada. Aliás, temos sim: cada dia pagamos mais tributos. Temos uma máquina arrecadadora feroz e desapiedada.
 
Não funcionam sequer as regras da ética: estamos nos tornando mal-educados, corruptos, grosseiros e imorais.
 
Estamos destruindo, lentamente, os antigos valores, sobre os quais se alicerçava o que de melhor ainda temos hoje, e os substituindo pela lei da vantagem. 
 
Que tempos são esses, meu Deus? Não acabam mais?  
 
Peter Pan pelo menos tinha Wendy. E Wendy tinha Peter Pan. Ambos tinham a Terra do Nunca.
 
Nós, aqui, nem isso temos.
 
Temos a Terra do Nada, a Terra dos Homens Ocos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Primo;
Temos e é forte, uma coisa que você esqueceu, as famílias que se eternizam no poder. Se bem que é graças a nós mesmos. Abração. Nilson

nilson@gurgelfernandes.com