quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BLOG DO CARLOS SANTOS: UNP BALANÇA COM CRISE SEM PRECEDENTES




Jornalista Carlos Santos 

Do blogcarlossantos.com.br

Por Carlos Santos

quinta-feira - 09/08/2012 - 10:24h

Gestão e ensino 
O Curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP), Campus de Mossoró, vive há vários dias uma crise sem precedentes. O redemoinho produz círculos concêntricos que ameaçam estilhaçar a imagem da instituição fora de sua estrutura física, no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e Justiça Federal. 
Tudo começou com a imposição de decisões pela diretoria da instituição, que é controlada há alguns anos por poderoso grupo multinacional. A partir daí ocorreu demissão sumária do diretor do curso no Campus em Mossoró, o conceituado professor Marcelo Roberto dos Santos. 
A Laureate International Universities — maior rede de universidades do mundo -, que controla a UnP desde 2007,  pretende um reordenamento de custeio da máquina pedagógica, sacrificando justamente quem mais precisa de incentivo: o docente. Quer reduzir custo punindo seu melhor insumo, o professor. 
Essa chamada “reengenharia” passou a suprimir benefícios da remuneração do professorado, traduzidos de forma mais clara no que se denomina de “hora-aula”, assentada em trabalhos, orientações de cursos etc. 
Punição 
Marcelo resolveu escudar os professores 
Opondo-se à mudança, ele mostrou em seu arrazoado que o Curso de Direito do Campus de Mossoró mostrava resultados que mereciam incentivo e não punição. Sua performance eclipsa congêneres da mesma instituição, que funcionam na capital do estado. Em Natal, o corte começou há mais tempo e de modo incisivo. 
Até o momento, a Laureate não conseguiu contorna o caos que se formou a partir da demissão de Marcelo Roberto. A direção do curso em Mossoró virou um vácuo. 
Professores prometem debandar, solidários e insatisfeitos com a supressão de ganhos pecuniários. Noutra frente, há mobilização com dossiê que denunciaria a instituição ao MEC e Ministério Público Federal, por supostas e graves irregularidades. A UnP estaria maquiando desempenho e certas exigências legais.

Nenhum comentário: