terça-feira, 17 de novembro de 2009

GOVERNO COMPRA VACINA CONTRA A GRIPE SUÍNA

Deu na Folha On-line:


"Governo compra primeiras 40 milhões de doses de vacina





O governo brasileiro comprou 40 milhões de doses de vacina contra a gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.




Segundo o Ministério da Saúde, elas deverão chegar em janeiro do ano que vem, mas ainda não há data precisa para o início da aplicação. A pasta pagou US$ 6,43 por cada unidade fabricada pelo laboratório canadense Glaxo SmithKline.




A vacina será injetável, diferentemente dos EUA, em que parte das aplicações vem sendo feita por via nasal. Sabe-se que não será imunizada toda a população, mas ainda não estão definidos os grupos que terão prioridade. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) já sinalizou, no entanto, que devem estar na lista profissionais de saúde, idosos, grávidas, crianças pequenas e pessoas com baixa imunidade, as mais vulneráveis ao vírus.




O Ministério da Saúde ainda irá adquirir vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e fará outra compra. A pasta afirma, porém, que ainda não estão fechados nem os prazos nem as quantidades dessas compras. Todas as vacinas deverão proteger contra a gripe sazonal, segundo determinação recente da Anvisa.




A compra foi feita para que o país consiga garantir um número suficiente de vacinas, já que a procura pela imunização no mercado internacional está muito aquecida. Os EUA, por exemplo, já começaram a vacinação no início de outubro.




Com o calor, o número de casos de gripe A vem caindo no Brasil. Segundo recente boletim do Ministério da Saúde, houve queda de 97% na quantidade de registros no início de outubro em relação ao começo de agosto. Neste ano, o país já registrou 1.368 mortes causadas pela doença."

Nenhum comentário: