sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MORRE SALINGER

livingromcom.typepad.com

J. D. Salinger

Morre o escritor J.D. Salinger, aos 91 anos, nos EUA.

Autor do clássico 'O Apanhador no Campo de Centeio', vivia isolado em sua casa em New Hampshire.

De Agências internacionais, em O Estado de S. Paulo:

O filho do escritor, em um comunicado divulgado pelo representante literário de Salinger, disse que ele morreu de causas naturais. Há décadas vivia isolado, por sua própria vontade, em sua casa em Cornish. Era avesso a jornalistas, mantendo-se distante das entrevistas e fotos, como aqui no Brasil fazem os escritores brasileiros Rubem Fonseca e Dalton Trevisan.



2 comentários:

Sérgio Dantas.'. disse...

'Salinger vivia isolado', diz o texto. O que o teria levado a se comportar desta manteira? - Não é o primeiro que assim procedeu. O mesmo texto nos informa que dois brasileiros também optaram por essa forma de vida.
Desilusão? Falta de reconhecimento do público e mídia, em relação aos seus trabalhos? Isolamento em razão da vitória da mediocridade sobre o conhecimente real ou sobre a 'boa literatura'? Prestígio de uma casta (a famosa 'panelinha) sobre os homens de verdadeiro valor, mas que não freqüentam o 'millieu'?
São qestões a ponderar. De não se perder de vista que um dos maiores filósofos que se tem notícia, Arthuer Schoppenhauer, morreu só. Aliás, não de todo. Havia um cãozinho em sua companhia. 'Atma' - 'alma', em Sânscrito. Atma - o companheiro do filósofo, em razão da insensatez dos homens...
Sérgio Dantas.'.

Sergio Dantas.'. disse...

COMENTÁRIO CORRIGIDO (perdoem-me os eros de digitação do anterior):

'Salinger vivia isolado', diz o texto. O que o teria levado a se comportar desta manteira? - Não é o primeiro que assim procedeu, ao que nos parece. O mesmo texto nos informa que dois brasileiros também optaram por essa forma de vida.
Desilusão? Falta de reconhecimento do público, dos intelectuais e da mídia, em relação aos seus trabalhos? Isolamento em razão da vitória da mediocridade sobre o conhecimente real ou sobre a 'boa literatura'? Prestígio de uma casta (a famosa 'panelinha) sobre os homens de verdadeiro valor, mas que não freqüentam o 'millieu'?
São questões a ponderar. De não se perder de vista que um dos maiores filósofos que se tem notícia, Arthur Schoppenhauer, morreu só. Aliás, não de todo. Havia um cãozinho em sua companhia. 'Atma' - 'alma', em Sânscrito. Atma - o companheiro do filósofo, em razão da insensatez dos homens...
Sérgio Dantas.'.