domingo, 24 de janeiro de 2010

CORPO DE EDITH, RAINHA SAXÃ, VAI PARA CASA


upload.wikimedia.org

Edith, Rainha Saxã

"Após mais de um milênio, corpo de Edith, ancestral da realeza europeia, vai para casa"

Publicada em 21/01/2010 às 08h47m, O Globo:

"Edith, uma rainha tão bela e popular que seria uma espécie de Princesa Diana da Idade Média, finalmente voltará para casa, mais de um milênio após sua morte. O corpo que se acredita ser da rainha - Eadgyth era o seu nome saxão - foi identificado numa cripta da Catedral de Magdeburgo, na Alemanha, e será enviado para Inglaterra, onde testes confirmarão que se trata mesmo da irmã de Atelstan, o primeiro rei da Inglaterra unificada; e da esposa do saxão Otto I, o primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Casamento marcou aliança histórica: enviada como um presente diplomático pelo irmão para Otto, Edith se tornou popular na terra do marido, com quem teve duas filhas. Ela morreu em 946 e arqueólogos disseram que o corpo é o mais antigo de um membro da realizada britânica. Edith é ancestral de praticamente todos os membros de famílias reais europeias. Os descendentes de Edith e Otto governaram o que hoje compõe boa parte do território da Alemanha até 1254.

Neta de outro rei poderoso, Alfredo, o Grande, Edith foi enviada para Otto por Atelstan junto com Adiva, sua outra irmã. Otto poderia escolher a princesa que mais lhe agradasse. Ficou com Edith e despachou Adiva de volta - esta acabou se casando com outro rei, cujo nome se perdeu na História. A Universidade de Bristol recebeu e analisará o corpo, envolvido em seda e dentro de sarcófago de pedra descrito como magnífico."

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei! Infelizmente não sobrou nada dela, pintura, retratos, nada! Nem do irmão e nem do marido! Muito bom! Li a nota na pg 26 da Isto É.