terça-feira, 11 de junho de 2013

VEJA O QUÊ OS EUA ESTÃO FAZENDO COM SUA VIDA PRIVADA

Jovem de 29 anos é a fonte de vazamentos de documentos sobre espionagem
Agência O Globo
Publicação: 09/06/2013 17:10 Atualização:
O jornal britânico "The Guardian" revelou neste domingo que um americano de 29 anos, que trabalhava na CIA, é a fonte de vazamentos sobre os programas de vigilância do governo dos Estados Unidos. Edward Snowden afirmou em vídeo que não tem nenhuma intenção de se esconder, já que "não fez nada de errado".
Snowden, que está agora em Hong Kong, pensa em pedir asilo na Islândia. Em uma nota acompanhada pelos primeiros documentos revelados, o jovem disse que sabe que sofrerá por suas ações, mas "ficará satisfeito se se a federação de lei secreta, de dois pesos e duas medidas, e os irresistíveis poderes executivos que governam o mundo forem revelados por um instante".
Apesar de ter revelado publicamente sua identidade, ele repetiu insistentemente que quer evitar os focos da imprensa. "Não quero atrair atenção pública, porque não quero que essa história seja sobre mim. Quero que isso seja sobre o que o governo americano está fazendo. Sei que a mídia gosta de personalizar os debates políticos, e sei que o governo vai me demonizar."
Apesar disso, o jovem toma precauções para não ser espionado. A porta de seu quarto de hotel é revestida com almofadas e ele usa um grande capuz vermelho na cabeça ao entrar com suas senhas em seu laptop - para evitar que câmeras escondidas possam observá-lo.
Aos 29 anos, Snowden teve uma vida muito confortável, que incluía um salário de cerca de US$ 200.000, uma namorada com quem dividia uma casa no Havaí e uma carreira estável e uma família.
"Estou disposto a sacrificar tudo isso porque eu não posso, em sã consciência, permitir que o governo dos EUA possa destruir a privacidade, a liberdade na internet e as liberdades fundamentais das pessoas com esta máquina de vigilância maciça que está secretamente construindo."
O jornalista americano Glenn Greenwald, de 46 anos, foi o responsável por revelar os documentos secretos obtidos por Snowden, que mostraram um complexo mecanismo de espionagem dos usuários dos serviços de nove grandes empresas americanas.

Nenhum comentário: