quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O SURTO DE GRIPE SUINA NO CARNATAL

Deu no Nominuto.com:

"Os médicos tratam o assunto como uma obviedade.
'Se a transmissão do vírus (H1N1) é feito pelas via aéreas, lógico que um evento como o Carnatal traz o risco de ocorrer um verdadeiro surto', declarou o infectologista do Hospital Giselda Trigueiro, Luiz Alberto Marinho.
Alguns profissionais da saúde acreditam até que caberia ao Ministério Público, junto à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), reavaliar a viabilidade da festa.
Há cerca de duas semanas, os hospitais voltaram a registrar os casos de gripe influenza A.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já registra, pelo menos oficialmente, oito mortes e 70 casos confirmados.
A população começa a ficar apreensiva sobre como anda o controle da doença no Rio Grande do Norte e até mesmo como está sua velocidade de transmissão, a ponto de questionar a realização do Carnatal, evento tradicional na cidade, que reúne milhares de pessoas.
Segundo Luiz Alberto, o fato de as pessoas estarem muito próximas no mesmo espaço remete a transmissão mais acelerada do H1N1.
A infectologista Marise Reis, do Hospital do Coração, é mais incisiva.
Para ela, esse não é o momento ideal para realizar a micareta.
'Normalmente depois do Carnatal temos muitos casos de doença virais. Só que a diferença deste ano é que o vírus é influenza A'.
'Não sei como vai ficar este hospital depois do Carnatal', declarou a enfermeira do Hospital do Coração, Edna Aparecida.
Segundo ela, nos primeiros 18 dias de novembro a unidade registrou 14 casos suspeitos, 11 a mais que em outubro, quando foram registrados três casos.
Desde maio até novembro, 73 pessoas foram consideradas suspeitas de estarem com gripe A.
A empresa promotora do Carnatal, a Destaque, informou que não se pronunciará sobre o assunto. E o setor de Vigilância Epidemiológica da Sesap não foi encontrado."

Nenhum comentário: