sexta-feira, 23 de junho de 2023

CREDO POLÍTICO

 

Imagem: Bárbara Lima

Honório de Medeiros (honoriodemedeiros@gmail.com)

Não tenho ideologia. Não ter uma ideologia não significa ter uma ideologia. Isso é lenda. Na verdade, é uma balela. Nem tenho credo político. Tampouco simpatia partidária ostensiva. Sigo, entretanto, firmemente, um princípio: sou contra o Poder Político, do qual emana o Estado, essa besta-fera. Há Poder Político? Sou contra. Melhor: sou contra quem detenha qualquer Poder Político, assim não fico no abstrato. Quem tem qualquer Poder Político precisa ser vigiado, controlado, pois é sempre uma ameaça. Claro que é impossível vivermos sem qualquer Poder Político. Claro que é impossível viver sem fazermos alianças para que seu principal adversário, a liberdade, avance. Faço-as, constrangido, mas faço. E, nesse percurso, nessa luta, analiso ponto-a-ponto cada questão que me é colocado pelas circunstâncias, inclusive o caráter daqueles que almejam o Poder Político: mentem?, têm caráter? seguem princípios claros e não se vendem? são corruptos? Se sim, estou fora. Antes de ser política, a questão, ela é moral. Feito isso, decido. E ajo. Não tenho líderes, tampouco gurus, muito menos simpatias. A ninguém dou o direito de dizer que fala em meu nome. Falo por mim. Os homens, eu sei desde há muito, têm pés-de-barro e a mente suja. Sigo, portanto, propostas práticas alicerçadas em densas defesas científicas. Certo ou errado, esse é meu caminho. E será minha anônima história.

Nenhum comentário: