Imagem graças a Rodrigo Baía
APRENDER
A APRENDER
Honório
de Medeiros
1) APRENDEMOS quando nos
defrontamos com um problema, qualquer que seja ele; como lembra Popper, "cada problema surge da descoberta de que
algo não está em ordem com nosso suposto conhecimento; ou examinado
logicamente, da descoberta de uma contradição interna entre nosso suposto
conhecimento e os fatos; ou, declarado talvez mais corretamente, da descoberta
de uma contradição aparente entre nosso suposto conhecimento e os supostos
fatos.."
a) ESSE problema pode ser
inesperado (não por outra razão a sabedoria popular diz: “a necessidade é a mãe
da invenção).
b) ESSE problema pode ser
provocado:
b.1) QUANDO problematizamos
as coisas e/ou os fenômenos (como disse Gaston Bachelard, “O conhecimento é
sempre a reforma de uma ilusão”);
b.1.1) POR intermédio da
contra-argumentação, utilizando o contraexemplo;
b.1.2) POR intermédio do uso
da técnica jornalística: o quê, quem, quando, onde, por que e para quê.
2) QUALQUER problema é,
antes de tudo, uma questão do espírito (intelectual), mesmo no trabalho
puramente mecânico.
3) ELABORAMOS teorias que
são soluções provisórias a serem testadas.
a) O teste dirá se erramos
ou acertamos;
b) O erro nos ensina, posto
que não precisamos mais trilhar o mesmo caminho já tentado.
4) SE aprendemos quando nos
deparamos com um problema, há um conhecimento que o antecede e nos permite
identifica-lo.
5) SE o conhecimento é
retificável, é evolutivo, no sentido de que caminha sempre do mais simples para
o mais complexo.
6) O conhecimento pode,
então, ser compreendido como um “vir-a-ser” de complexidade cada vez maior.
7) A recusa em problematizar
as coisas e/ou fenômenos conduz a neuroses. Aqui se compreenda essa recusa como
uma fuga do problema com o qual alguém se defrontou.
8) O como dizemos a nós
mesmos, ou aos outros, o que aprendemos é papel da Retórica: podemos ser
convencidos ou seduzidos, convencer ou seduzir.
9) NÃO é possível comparar
INFORMAÇÃO com CONHECIMENTO; quando conheço, estou informado, mas, nem sempre,
quando estou informado, conheço. Posso estar informado de algo sem
compreendê-lo.
2 comentários:
Hum... Bem direto mesmo. Lendo esse texto "aprender a aprender" percebi que não utilizo essas premissas e atenção ao me deparar com um problema.
Obrigado, Honório. Por fazer esse texto capaz de mostrar um caminho que aponte para o horizonte de saber aprender da maneira correta.
De fato, se não abrimos nossas mentes para o que há de novo, nenhuma mudança acontecerá!! Obrigada pelo texto tão maduro!! Abraço.
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