segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DE UMA CONVERSA AGRADÁVEL ACERCA DE CANGAÇO NA OITAVA FEIRA DO LIVRO DE MOSSORÓ


No sentido horário, Professor Joca, Kydelmir Dantas e Honorio de Medeiros


No dia 11, começo da noite, eu e o Professor Joca, com moderação de Kydelmir Dantas, conversamos acerca de Cangaço, para uma atenta e participativa platéia na 8ª Feira do Livro de Mossoró.

O professor, que andava afastado do "mundo do cangaço" reviveu suas experiência de pesquisador, quando saiu Brasil adentro pesquisando, entrevistando e conhecendo os principais personagens dessa saga sertaneja nordestina.

Eu, pelo meu lado, mais uma vez falei acerca dos mistérios que envolvem a invasão de Mossoró por Lampião. Acrescentei, também, alguns dados que não eram do meu conhecimento quando lancei "Massilon".

Seu Kydel, serenamente, conduziu os trabalhos e, qual cangaceiro escapando das volantes, tão logo terminou a mesa-redonda, desapareceu sem deixar vestígios, não podendo participar do jantar com o qual eu, generosamente, queria lhe presentear, para agradecer uma lembrança da residência onde Childerico Fernandes e sua família residiam quando receberam a visita de Lampião fugindo de Mossoró, após a derrota, e que foi demolida pelo tempo e insensatez dos homens.

É isso mesmo. Que se há de fazer?

No mais é salientar o prazer de ter conhecido o professor Joca e ter estado, mais uma vez, falando para os mossoroenses acerca de cangaço. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigos... O melhor foi encontrar vocês e a platéia, sempre ávida de informações sobre o Cangaço.
Esperamos novo reencontro, informal, pra um bom bate-papo movido à 'moca'.
Saudações cangaceiras.
Kydelmir Dantas
Mossoró - RN

jbsouto disse...

Professor, tive o prazer em conhecê-lo pessoalmente, gostaria agradecer a gentileza que o sr. me tratou. Gostaria você publicasse novamente "O esperto na Política".