quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O "OAB RECOMENDA" E A GESTÃO DO ENSINO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO JURÍDICO

Por Honorio de Medeiros
                              
                               A Diretora Nacional de Ciências Jurídicas do Grupo Estácio, Solange Moura, explicando o índice de aprovação de 45,83% do Campus Petrópolis no Exame da OAB cujo resultado foi anunciado neste agosto de 2012, fez um diagnóstico das dificuldades das instituições particulares quando comparadas com as públicas e apresentou o projeto pedagógico que, no seu entender, é o apropriado para enfrentar tal situação. Veja em: (http://www.tribunahoje.com/noticia/36467/brasil/2012/08/13/universidades-federais-sao-campeas-de-aprovacao-no-exame-da-oab.html).
                               No seu entender o trabalho das instituições particulares é “muito mais duro” que o das públicas, já que elas recebem, de forma acentuada, os alunos vindos do ensino público, e precisam nivela-los com aqueles oriundos do ensino privado de primeiro e segundo graus.
                               Diz Solange: “Nos primeiros anos trabalhamos fortemente leitura e redação. A formação específica é feita de forma contextualizada. A cada semana eles resolvem um caso concreto jurídico”.
                               Seria interessante sabermos se é esse o projeto pedagógico do INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS PROFESSOR CAMILLO FILHO (ICF), uma Instituição de Educação Superior (IES) mantida pela SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA. O ICF foi inaugurado em 5 de julho de 2000, iniciando suas atividades acadêmicas em 5 de agosto do mesmo ano, e recebeu, recentemente, o disputado “OAB RECOMENDA”  (http://oab.jusbrasil.com.br/noticias/3092628/oab-confere-selo-de-qualidade-a-89-cursos-de-direito-brasileiros).
                               Aqui no Rio Grande do Norte somente o CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (FARN) ostenta esse galardão.
                               Não é muito difícil chegar ao diagnóstico apresentado pela Diretora Solange Moura. Entre outros indicativos, tais como gestão equivocada de recursos humanos e infraestrutura, ou mesmo planejamento realizado segundo moldes ultrapassados, a questão do nível de aprendizado dos alunos das escolas públicas, principais “clientes” dos cursos particulares de Direito, é, realmente, significativa, e uma das causas do pífio resultado obtido por essas instituições nos exames da OAB.
                               Outro indicativo é a leniência com os alunos que estudam à noite e sua cultura de “pagou passou”.
                               Da mesma forma, no que tange a sua proposta pedagógica, no geral ela está correta. A grande questão não é a ideia em si de trabalhar esmeradamente leitura e redação, como proposto, nos primeiros anos. Aliás, é preciso trabalhar firmemente leitura e redação TODOS OS ANOS DO CURSO.
                               O problema é como fazê-lo. Aliás, esse é o problema fundamental da gestão, pois implica em avaliação permanente e retificação constante dos obstáculos que se apresentam, tudo dentro de uma determinada perspectiva estratégica. Leia, para ter uma noção, http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/2011/06/eficiencia-na-gestao-publica.html
                               No caso específico das instituições particulares, que têm de levar em consideração a presença do viés financeiro e seu mandamento fundamental (“é preciso lucro”) no planejamento, a gestão, para alcançar êxito, precisa de recursos humanos com experiência (currículo) e descortínio. Precisa de solidez e ousadia. Precisa de conhecimento e inteligência. Não há espaço para a mediocridade.
                               Será que as instituições particulares de ensino do Direito no Rio Grande do Norte estão atentas a esses parâmetros?                    

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