segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MOYSÉS SESYOM


Por Ricardo Sobral

Moysés Lopes Sesyom (Sesyom é Moyses ao contrario, observou?), poeta fescenino, quando nasceu em 28 de julho de 1883, na fazenda Baixa Verde, Caicó se chamava Vila do Princípe.

Embora caicoense, viveu a partir de 1905 em Assu, contribuindo decisivamente para que Assu seja conhecida hoje como a terra dos poetas. Gostava de uma carraspana e de frequentar cabaré.
 
Era sifilítico; de nariz achatado.
 
É o Gregório de Matos do Rio Grande do Norte, já que, além de versos fesceninos, produziu também versos chistoros e satíricos. Entretanto, como predominou na tradição oral seus versos fesceninos, ficou conhecido como "O Bocage Rio Grandense".
 
Segundo Câmara Cascudo "in" "O Livro das Velhas Figuras", volume 4, Sesyom começou a versejar aos 30 anos de idade - "sem saber, era poeta verdadeiro, espontâneo, inexgotável, imaginoso, original".

Próximo ano, completa 130 anos de seu nascimento.

Este ano, em 09 de março, completou 80 anos de seu falecimento (1932). Contudo, seus versos são declamados até hoje, perpetuados que foram pelo povo.

Para homenageá-lo no transcurso dos 80 anos de sua derradeira viagem, escolhi três glosas. A primeira, revela seu lado boêmio; a segunda, o chistoso; a terceira, o satírico. Vejamos:


I

Vida longa não alcanço
Na orgia ou no prazer,
Mas, enquanto eu não morrer
- Bebo, fumo, jogo e danço!
Brinco, farreio, não canço,
Me censure quem quiser...
Enquanto eu vida tiver
Cumprindo essa sina venho,
Além dos vícios que tenho,
Sou perdido por mulher!...

II

Eu conto o que se sucedeu
Debaixo da gameleira.
Foi um tiro de ronqueira,
O peido que a nega deu.
Toda a terra extremeceu,
Abalou todo o Assu,
A nega mexendo angu,
Puxou a perna de lado.
Deu um peido tão danado
que quase não cabe no cu.


III
Sargento as suas devisas
Deus terá de protegê-las
Dos braços irão para os ombros
E aí serão estrelas.
E deus há de me dar vida
Para que eu possa vê-las
O Cabo que aí está
Nunca será tenente.
O galão que ele terá
É um galão diferente:
È um pau com duas latas,
- Uma atrás, outra na frente.

Nenhum comentário: