segunda-feira, 19 de maio de 2014

DESCONCERTAR O LEITOR SISTEMATICAMENTE

Gustave Flaubert


* Honório de Medeiros

Na apresentação feita à "Bouvard e Pécuchet", de Flaubert, aqui no Brasil publicado pela Estação Liberdade, a pesquisadora Stéphanie Dord-Crouslé, autora do estudo "Bouvard et Pécuchet: une encyclopédie en farce" (2000), ao abordar o muito interessante "Dicionário de Idéias Feitas", um dos fragmentos que iria fazer parte do segundo volume, lembra que seu objetivo é "desconcertar o leitor sistematicamente". 

E menciona um trecho de uma carta de Flaubert, datada de 4 de setembro de 1850, enviada do Oriente para seu amigo Louis Builhet: "Você faz bem em pensar no Dicionário das Idéias Feitas. O livro, completamente rematado e precedido de um bom prefácio, onde se indicaria como o texto foi criado com o propósito de vincular o público à tradição, à ordem, à convenção geral, e organizado de uma maneira que o leitor não saiba se estão ou não zombando dele, talvez fosse uma obra estranha e capaz de fazer sucesso, pois seria muito atual" (grifo meu).

Não é esse insight algo que Borges, autor do "Manual de Zoologia Fantástica", nome primitivo do "Livro dos Seres Imaginários", assinaria embaixo?

Lá no "Dicionário de Idéias Feitas" encontramos: "poesia (A). É completamente inútil. Fora de moda", seguido de "poeta. Sinônimo de sonhador e de palerma". Um pouco antes: "pensar. Algo penoso. As coisas que nos obrigam a pensar em geral são abandonadas". Um pouco depois: "xadrez (jogo). Sério demais para um jogo, fútil demais para uma ciência".

Quanto à "Bouvard e Pécuchet", Dord-Crouslé lembra que o eixo temático que norteou Flaubert sempre foi enganar o burguês, mas não somente, também castigá-lo pelos assaltos repetidos da tolice contra o espírito. Para tanto lembra uma outra correspondência de Flaubert, desta vez para sua amante Louise Colet, datada de 16 de dezembro de 1852, na qual ele diz: "Às vezes, tenho pruridos atrozes de descompor os humanos, e um dia, daqui a dez anos, vou descompô-los em algum romance longo de amplo contexto..."

Viva Flaubert!

Arte em: irancartoon.ir 

Um comentário:

Unknown disse...

Viva Flaubert e Viva Honório e vivam as Bárbaras! Abraço de François.