quarta-feira, 27 de agosto de 2014

APRENDER A APRENDER



* Honório de Medeiros (*)


1) APRENDEMOS (conhecemos) quando nos defrontamos com um problema, qualquer que seja ele: como lembra Popper, "cada problema surge da descoberta de que algo não está em ordem com nosso suposto conhecimento; ou examinado logicamente, da descoberta de uma contradição interna entre nosso suposto conhecimento e os fatos; ou, declarado talvez mais corretamente, da descoberta de uma contradição aparente entre nosso suposto conhecimento e os supostos fatos..." 

a) ESSE problema pode ser inesperado (não por outra razão a sabedoria popular diz: “a necessidade é a mãe da invenção); 

b) OU provocado; 

b.1) AO deliberadamente problematizarmos as coisas e/ou os fenômenos; como disse Bachelard, “O conhecimento é sempre a reforma de uma ilusão”; 

b.1.1) POR intermédio da contra-argumentação, utilizando o contra-exemplo que expõe a contradição da teoria exposta; 

2) QUALQUER problema é, antes de tudo, uma questão do espírito (intelectual), mesmo no trabalho puramente mecânico. 

3) ELABORAMOS teorias que são soluções provisórias ao problema e devem ser testadas. 

a) O teste dirá se erramos ou acertamos; 

b) O erro nos ensina, posto que não precisaremos mais trilhar o mesmo caminho já tentado.

4) SE aprendemos quando nos deparamos com um problema, há um conhecimento que o antecede e nos permite identificá-lo. 

5) SE o conhecimento é retificável, é evolutivo, no sentido de que caminha sempre do mais simples para o mais complexo. 

6) O conhecimento pode, então, ser compreendido como um “vir-a-ser” de complexidade exponencial. 

7) A recusa em problematizar as coisas e/ou fenômenos conduz a neuroses. Aqui se compreenda essa recusa como uma fuga do problema com o qual alguém se defrontou. 

8) O como dizemos a nós mesmos, ou aos outros, o que aprendemos é papel da Retórica: podemos ser convencidos ou seduzidos, convencer ou seduzir. 

9) NÃO é possível comparar INFORMAÇÃO com CONHECIMENTO; quando conheço, estou informado, mas, nem sempre, quando estou informado, conheço. Posso estar informado de algo sem conhecê-lo (compreendê-lo).

(*) Texto republicado, com correções, a pedido. 


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