sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O HOMEM QUE PRENDEU ARRUDA VAI SE APOSENTAR

tse.gov.br

Ministro Fernando Gonçalves

Deu em O Globo:



O homem que mandou prender Arruda vai se aposentar.



De Carolina Brígido:



Prestes a se aposentar, o ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não esperava ser sorteado relator de um caso tão grave como o inquérito que investiga o suposto pagamento de propina a aliados políticos por parte do governo do Distrito Federal.



Gonçalves está com aposentadoria marcada para abril deste ano, quando completa 70 anos. Antes de se despedir da toga, deixou sua marca ontem ao decretar a prisão do governador José Roberto Arruda.



Gonçalves é um juiz conservador. Em 2008, votou num processo contra o reconhecimento da união estável de dois homens — embora tribunais de todo o país, inclusive o STJ, já tenham garantido esse benefício aos homossexuais.



Para Gonçalves, uma entidade familiar só pode ser composta por pessoas de sexos opostos, conforme prevê a legislação brasileira.



Em outro julgamento, deu um voto que mudou o entendimento da Corte. Ele defendeu que uma pessoa, mesmo tendo sido adotada, pode obter na Justiça o direito de conhecer os pais biológicos.



No caso, o rapaz tinha sido adotado pelos tios após a morte da mãe e queria, depois de mais velho, conhecer o pai. O voto do ministro foi seguido pelos colegas.



O ministro é juiz nos moldes antigos: não gosta de dar entrevista e, nos julgamentos, limita-se ao que diz o texto da lei.

Um comentário:

Manoel Severo disse...

Caro amigo Honório,

Isso é o que se pode chamar de: "Encerrar a carreira com Chave de Ouro"!

Abração e bom carnaval.

Severo