quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A CANALHA SE REAGRUPA


linguadetrapo.blogspot.com

Banqueiros


Deu em o globo:


"Governos e banqueiros em guerra: Executivos financeiros criticam regulação proposta por autoridades.

O Fórum Econômico Mundial, em Davos, abriu ontem com uma disputa aberta entre banqueiros e governantes. Passado o susto da maior crise financeira desde 1929, bancos e outras instituições financeiras voltaram com força a Davos, reagindo à proposta de maior regulação sobre os mercados. Mas líderes políticos, como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, engrossaram o tom.

Num discurso vigoroso na abertura oficial do Fórum, Sarkozy se queixou de “comportamentos indecentes” e “lucros excessivos”.

- Só vamos salvar o capitalismo se o refundarmos, tornando-o mais moral — disse Sarkozy, num dos discursos mais radicais na abertura do Fórum.

Horas antes do discurso do presidente francês, representantes de grandes bancos defenderam menos regulação, dizendo que o cerco ao mercado vai reduzir emprego e gerar outras crises no futuro. O presidente do banco inglês Barclays, Bob Diamond, alertou para a possibilidade de um êxodo de bancos de Londres e Nova York na direção de outros centros financeiros, em Cingapura, Taiwan ou Zurique."




Um comentário:

Anônimo disse...

O capitalismo e o liberalismo são os culpados por todos os males do mundo. No entanto as sociedades que adotam esse modelo continuam atraindo enorme fluxo de imigrantes. Como explicar que um sistema tão maligno possa oferecer oportunidades à gente de origens diversas? Quase todo progresso que o mundo conhece foi desenvolvido em países capitalistas, onde o sucesso é premiado com o lucro e controlado pela concorrência. No comunismo/socialismo a ilusão da igualdade entre os cidadãos desestimula a criatividade e o esforço do indivíduo por melhor produtividade. Se o estado é provedor das necessidades do cidadão... melhor esperar sentado.
Onde existe mais corrupção? Nos estados ou nas companhias privadas? Basta comparar o custo de uma obra pública e uma obra particular.
O modelo perfeito ainda não foi desenvolvido, mas o capitalismo continua de pé apesar dos tropeços aqui e ali. O mesmo não pode ser comprovado pelas sociedades que adotaram o comunismo como solução.
O coroné Hugo Chavez, quando o petróleo custava US$ 150,00/barril, andou esbanjando o dinheiro do povo venezuelano, sempre fiel a sua ideologia socialista-bolivariana (empréstimos à Argentina, doações para Cuba, gastos injustificáveis com armamento, etc). Agora vê seu povo as voltas com o desabastecimento provocado por atos “nacionalistas” que inviabilizam a economia da Venezuela. É esse o modelo que vai resolver os problemas da humanidade?
O Sr. Sarkozy deve ter muito para corrigir dentro do seu próprio governo.

C. Eduardo