quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

QUEM SE BENEFICIOU COM A DECISÃO DO STJ NO CASO "DANIEL DANTAS"



Corrupção

Deu na Folha de São Paulo:


DECISÃO DO STJ BENEFICIA 62 COTISTAS DO FUNDO DE DANTAS

Liminar paralisa inquérito que investigava remessa de recursos para as Ilhas Cayman.

Para envolvidos na Operação Satiagraha, medida pode resultar no cancelamento de processos e de inquéritos, que já estavam na fase final.

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que suspendeu todas as medidas judiciais da Operação Satiagraha beneficiou pelo menos 62 cotistas do Opportunity Fund, sediado nas Ilhas Cayman, suspeitos de cometer crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.

O inquérito da Polícia Federal sobre o fundo já estava em fase final, com dezenas de investidores já interrogados e indiciados pelos supostos delitos. A expectativa da PF era que esse inquérito resultasse na terceira ação penal da Satiagraha.

A conclusão das apurações não será possível nas próximas semanas diante da decisão liminar (provisória) do ministro Arnaldo Esteves Lima, do STJ, que, no último dia 18, congelou todas a medidas contra o banqueiro Daniel Dantas tomadas pelo juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo.
Além de paralisar o inquérito, a decisão, se confirmada pelos demais ministros do tribunal, poderá anular toda a investigação, que começou em 2004.

2 comentários:

Sérgio.'. disse...

Outro 'escrito' sem duvida curioso. O Minsitro que é atacado neste artigo, foi escolhido e indicado para o STJ pelo Presidente Lula em 2004. Portanto, há afinidade ideológica com as 'idéias' do Presidente da nação. Não é, em tese, um 'juiz reacionário'.
A título de exemplo, veja-se o que registrou o site 'Análise Editorial':
"Arnaldo Esteves Lima costuma receber advogados em seu gabinete sem restrição e é um dos raros ministros que almoçam no bandejão com seus assessores. Faz parte da 5a Turma (Criminal), que já teve o apelido de “câmara de gás”, pelo predomínio de ministros oriundos do Ministério Público, considerados excessivamente duros com os réus".
Não entendi a ira do articulista contra o Ministro que, ao que parece, tem idéias de vanguarda, bem ao gosto do atual partido dominante.
Não seria - insisto - outro caso de fazer 'crítica pela crítica'? O velho prazer sádico de atacar as instituições de República, notadamente o Judiciário?
Saudações.

Sérgio Dantas.'. disse...

Não aparece ninguém para contrapor as razões que apresentei?
Fica parecendo aquilo mesmo: "a crítica pelo prazer sádico de criticar".
Saudações e votos de um feliz 2010
Sérgio.'.