segunda-feira, 16 de março de 2015

DE QUANDO FUI MONITORADO PELA DITADURA

Amaro cavalcanti



Fui Presidente do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na verdade o primeiro Presidente eleito via processo eleitoral normalizado após a reconstrução do Centro Acadêmico.

Antes tínhamos, em Assembléia Geral Extraordinária realizada na famosa Sala F1, do Setor I, reinstalado o Centro Acadêmico, fechado pela ditadura, e entregue a João Hélder Dantas Cavalcanti a responsabilidade de formalizar e normalizar sua existência até a primeira eleição a ser realizada via eleição direta, ampla e geral. 

Belos tempos, aqueles. Muita discussão filosófica e política nos corredores do Curso. 

Pois bem, para minha surpresa me deparei com essa postagem do "Recanto Virtual" do Centro Acadêmico (https://amarocavalcanti.wordpress.com/2015/03/12/60anos-documentos-da-ditadura-militar-sobre-o-caac/#comment-6884).

Tratei logo de trazê-la para o honoriodemedeiros.blogspot.com:



RECANTO VIRTUAL DO CA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – CAMPUS NATAL


Os documentos em referência podem ser encontrados no Acervo documental da Comissão da Verdade da UFRN, originários do Arquivo Nacional – Agência do Distrito Federal.

Os documentos acima se referem a produções de grau confidencial emitidos por órgãos de vigilância da Ditadura Militar sobre o I e II Fórum de Debates do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti (CAAC), realizados nos meses de março e setembro de 1982.

Neste ano, o CAAC retomava suas atividades desde sua extinção em 1974. Um dos Informes foi emitido pelo Ministério da Marinha, Comando do 3º Distrito Naval de Natal e o outro pela Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Educação. Apesar do país, naquela época, já vivenciar um clima de abertura politica iniciada em 1979, tais relatórios procuraram descrever os posicionamentos políticos adotados pelos palestrantes dos eventos, bem como suas filiações partidárias, como forma de captação de informações da Universidade e subsidio ao Governo Militar. Nesta época, exercia a presidência do CAAC o aluno Francisco Honório de Medeiros Filho."

Um comentário:

Bárbara de Medeiros disse...

Que orgulho do meu lindo pai! <3