segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MOSSOROENSE FABRICA CERVEJA ARTESANAL

Por Erasmo Firmino
 
 
 
 
A "Maga" vem aí!!!

 
Muitos brasileiros estão fabricando a própria cerveja que consomem. É uma tendência que começou em Blumenau-SC, mas que está se estendendo por todo o país. São vários rótulos com vários tipos de cerveja.
 
Os cervejeiros artesanais preparam o líquido e reúnem os amigos para degustá-lo, oportunidade em que descrevem as fases da fabricação e as características da cerveja produzida.
 
Mossoró não poderia ficar de fora desta tendência.
O professor Gilson Pereira, da UERN, está fabricando em sua casa, no conjunto Urick Graff, a cerveja Maga, uma pale ale em alta fermentação com grau alcoólico de 5,4º.
 
O processo artesanal de fabricação leva aproximadamente 30 dias, resultando em 30 litros de cerveja. São várias fases: maltagem, brassagem, fermentação, maturação, filtragem e por fim o envase. São nestas fases que o cervejeiro artesanal define as características de sua bebida, como grau alcoólico, cor, aroma, sabor.
 
A cada nova produção um novo experimento. Vai valer sempre a criatividade de quem fabrica.
 
O professor Gilson Pereira começou a se interessar pela fabricação de cerveja caseira quando morou em Blumenau-SC por dez anos. Lá, bebeu muitas cervejas com características peculiares, produzidas artesanalmente por amigos.
 
Ao chegar em Mossoró decidiu que também seria uma cervejeiro artesanal. Fez um curso em São Paulo, comprou os equipamentos necessários, reservou um lugar em sua casa e então começou a produzir sua própria cerveja, denominada Maga.
 
Ontem, tive o prazer de degustar a cerveja produzida no primeiro lote. Durante a degustação o professor Gilson mostrou seus equipamentos e disse todas as fases do processo, que é mais trabalhoso do que complicado.
 
Quanto à cerveja, achei muito saborosa. É leve, mas com um sabor intenso, que deixa um gosto residual na boca, resultante da adição generosa de lúpulo. Assemelha-se as cervejas comerciais, mas tem um sabor mais marcante e peculiar.
 
O segundo lote já está em processo de fabricação. Nele, o cervejeiro Gilson Pereira está preparando uma cerveja mais encorpada, chamada de âmbar. A produção não tem fins comerciais. A intenção é apenas reunir os amigos e apreciar uma das bebidas mais antigas da humanidade, com registros desde 4 mil a.C.
 
OBS. Os petiscos feitos para acompanhar a degustação são todos feitos com cerveja.

Nenhum comentário: