sábado, 25 de novembro de 2017

MOMENTO TRÁGICO NA HISTÓRIA DO ATUAL GOVERNO DO RIO G. NORTE

* Honório de Medeiros


Atos como esse, de uso da força policial utilizando bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e de pimenta, contra servidores públicos que reivindicam pagamento de salários atrasados há dois meses, e que tentaram, sem sucesso, uma audiência com o Governador do Estado ao longo dos últimos dias, deixam cicatrizes definitivas na história de quem decidiu realiza-los.

São cicatrizes que não se apagam. Cicatrizes que resistem ao tempo e às circunstâncias. Cicatrizes indeléveis.

Principalmente quando a Sociedade, por seus líderes morais, ou mesmo em decorrência do senso comum, tem a percepção de que é justo aquilo que se reivindica, e não o é a atitude de truculência do Governo do Estado, mesmo que sob o amparo da Lei.

Pois não disse Santo Agostinho que "a necessidade não conhece Lei"?

A necessidade de comprar alimentos, remédios, pagar as escolas dos filhos, o transporte, as dívidas já contraídas para sobreviver e que se acumulam, essa necessidade não conhece Lei.

Mais ainda, a Sociedade percebe que é justa a reivindicação e injusto o tratamento dado a quem reivindica, quando tudo decorre de incompetência, de descaso, de alienação por parte daqueles que lideram o Estado.

Incompetência por não terem sido capazes os dirigentes, embora tudo estivesse à vista, de perceberem, tão logo chegaram ao Governo, a situação econômico-financeira na qual se encontrava o Rio Grande do Norte.

Descaso por não tomarem as medidas urgentes, inadiáveis, fundamentais, desde o início, para que não acontecesse o que está acontecendo.

Alienação por não entenderem o quanto tudo isso é muito ruim, é trágico, é terrível para todos os norte-rio-grandenses.

Não por outro motivo o venerável Pe. Sátiro Dantas, a quem tanto deve o  Rio Grande do Norte, ex-Reitor da UERN, do alto dos seus oitenta e tantos anos, deixa o seu repouso e, na redes sociais, apela:

"Falta-me força física, estaria ao lados dos colegas professores sofrendo essa humilhação. Apelo, ex-alunos diocesanos, desembargadores, juízes, promotores, advogados, deputados, homens e mulheres de influência residentes em Natal pratiquem o que aprenderam no velho Santa Luzia, exigindo justiça para a causa dos servidores públicos."

Mais claro não poderia ser.

No mesmo sentido foi o pronunciamento do Reitor Jairo José Campos da Costa, lá nas Alagoas:

"Venho, através deste texto, manifestar minha indignação contra o governador nefasto do meu estado de origem, o Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que no dia de hoje, através da PM, agrediu, humilhou e jogou bombas e pimenta sobre os meus queridos mestres, professores da UERN, em Natal (...)"

E não somente. As redes sociais regurgitam repúdio, indignação, tristeza.

Ao cidadão comum não escapa, como dito, a percepção de que o movimento é justo, e a atitude do Governo, injusta.

Não esquece o cidadão, como lembrado no blogdocarlossantos.com.br, que em 2014 Robinson Faria, então vice-governador do Rio Grande do Norte, em plena campanha ao Governo do Estado, prometeu, em seu programa eleitoral, atualizar e cumprir rigorosamente o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais (*).

Das duas uma: conhecia a situação econômico-financeira do Estado e mentiu para o eleitor, ou não conhecia e o manipulou.


Mentira, manipulação, incompetência, descaso, ferem e deixam cicatrizes.


Nada como uma crise para as contradições virem à tona, e cada um de nós mostrar quem realmente é.


Cicatrizes terríveis essas que o Governador e seus auxiliares, responsáveis tanto quanto ele, carregarão consigo para o resto de seus dias.

(*) http://blogdocarlossantos.com.br/robinson-faria-promete-atualizar-folha-do-funcionalismo-do-rn/

Nenhum comentário: