segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A CIÊNCIA E O HOMEM


François Silvestre

A única ciência produzida pelo homem é a história. Não falo da narração dos fatos, que é historiografia. O fato histórico, de natureza científica, configura-se por suas causas, circunstâncias e resultados. Independe de ser narrado ou não. O historiador não faz história; cuida do registro, análise ou interpretação do fato. A historiografia é disciplina histórica. 

As outras ciências são de origem natural, anteriores à história. E o que dá status de ciência é a existência de leis. Não há ciência sem leis. O Direito não é ciência. O que chamamos de leis em Direito são apenas normas criadas pelo homem. Sentido vernacular restrito. Medicina não é ciência, é técnica aplicadora de ciências. A engenharia, idem. A sociologia não é ciência, mas conjunto de teorias do comportamento coletivo. 

A história tem leis? Claro. Quer ver uma? Todas as revoluções se exaurem ou se degeneram. Essa é uma lei histórica. As revoluções técnicas, como a industrial, se exaurem pela superação ou sofisticação dos seus equipamentos. As revoluções políticas e sociais se consumam ou se degeneram pelo esgotamento ou desvirtuamento. Não há exceção; porque não é regra, é lei. Guerras ou golpes de Estado não são sinônimos de revolução. 

Quando o homem descobre algo novo no campo do pensamento produz filosofia. Quando cria no campo da arte ou de bens produz cultura. Newton não criou a lei da gravidade. O que fez foi compreender a gravitação e expor o enunciado da lei. As leis da ciência independem da compreensão humana. A gravidade é de natureza física; a descoberta de Newton, de natureza histórica. 

O Momentum inexistente que produziu a existência, ou partícula-de--deus, pariu quadrigêmeos. Da explosão do parto pré-cósmico nasceram a fisicoquímica, o universo, o espaço e o tempo. Unidade no Totum, multiplicifidade no Sistema e energia no Quantum. A biologia só veio depois. No caso da Terra: quando a luz do sol, a água e o dióxido de carbono produziram o açúcar e este permitiu o surgimento do primeiro rudimento celular dos vegetais. 

Nesse momento, a fisicoquímica, ainda jovem, tinha pouco mais de dez bilhões de anos. Mais velha do que a ciência da vida. Pelo menos, na Terra. A diferença da partícula-de-deus para a criação pessoal é que, ao explodir, a partícula desaparece e se funde na estrutura do Universo. Vira conjunto dele, impessoal. Universo aqui, com letra maiúscula, representa o conjunto dos quadrigêmeos. 

Retornar um objeto no tempo equivale a buscar os elementos mais simples da sua composição. A luz está na origem e o interruptor no estudo crítico. A ciência não tem respostas fáceis. A facilidade reside na fé e não na razão. 

O mundo nasce da partícula-de-deus. Os deuses nascem da angústia do homem. Té mais.

Nenhum comentário: