terça-feira, 30 de agosto de 2011

O CAPITALISMO SOVIÉTICO NO BRASIL

François Silvestre     

         O comunismo soviético do Leste europeu praticava o socialismo? Não. O capitalismo soviético do Brasil Também não.
         No comunismo soviético, o individuo tinha alguma importância substancial? Não. No capitalismo soviético do Brasil também não.
         No comunismo soviético, o indivíduo se sentia seguro para andar em qualquer logradouro público, a qualquer hora, sem risco de sofrer algum tipo de agressão? Não. No capitalismo soviético do Brasil também não.
         O Estado do comunismo soviético era monstruoso e ineficiente? Sim. O Estado do capitalismo soviético do Brasil também.
         O dinheiro público, no comunismo soviético, era destinado a manter um aparato estatal corrupto, inatingível, burocraticamente institucionalizado, sem resposta ou explicação ao indivíduo contribuinte? Sim. O capitalismo soviético do Brasil também é assim.
         O indivíduo, no comunismo soviético, podia ser apanhado a qualquer hora ou em qualquer lugar, sem direito de defesa e sem saber quem o estava agredindo, física e moralmente? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também é assim.
         No comunismo soviético, o Estado não dava qualquer satisfação ao indivíduo assaltado ou agredido, nem punia os agressores, nem registrava ou investigava tais denúncias? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também é assim.
         No comunismo soviético, as pessoas se prendiam em casa com medo das ruas, sussurravam entre vizinhos, borravam-se de medo ao ouvirem tiros ou ao presenciarem confrontos de gangues fardadas ou não? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também é assim.
         No comunismo soviético, as instituições públicas davam alguma satisfação ao indivíduo ou tinham por ele algum respeito? Não. No capitalismo soviético do Brasil também não.
         No comunismo soviético, o Estado gastava mais com propaganda do que com segurança e saúde individuais? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também é assim.
         O “socialismo” do comunismo soviético era apenas fachada onde imperava esmola e medo? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também é assim.
         O comunismo soviético nasceu de uma ditadura militar? Sim. O capitalismo soviético do Brasil também.
         No comunismo soviético, os remanescentes da ditadura viraram líderes da “democracia”? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também.
         No comunismo soviético, o discurso era um e a prática era outra? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também.
No comunismo soviético, as instituições mereciam respeito dos indivíduos? Não. No capitalismo soviético do Brasil também não.
         No comunismo soviético, o parlamento era livre na forma e escravo no conteúdo, dependente do poder executivo? Sim. No capitalismo soviético do Brasil também é assim. Té mais.
          

Um comentário:

Fco Gomes disse...

Ler François Silvestre é mais do que um exercício de prazer.