sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM

Estou no Alto Oeste.

Sediado em Pau dos Ferros, mais precisamente.

Eu e Carlos Santos fomos visitar, ontem, o jornalista Jânio Rêgo em Doutor Severiano, na sua Catingueira, onde ele se refugia, de vez em quando, dos afazeres do dia-a-dia, contemplando, até onde a vista alcança, o verde das serras que margeiam a estrada para Ereré, Ceará. Terras que foram do fidalgo de grande porte e altivez serena Seu Chico Petronilo. Conseguimos arrancar um almoço de primeira, como somente as casas-grandes do Sertão sabem fazer.

Vamos ainda a São Miguel - prentendo levar Carlos Santos até a Casa Grande dos Diógenes, em Pereiro, Ceará, uma maravilha do Século XVIII em pleno Sertão. Quem quiser saber mais acerca da Casa Grande leia "A Estranha Pereiro", aqui mesmo neste blog, um pouco mais abaixo.

Depois é visitar os amigos em Pau dos Ferros: Etelânio Figueiredo, Laércio Souza, João Batista Fontes, Maria Rêgo, Santídio Fernandes, Nilton Figueirêdo, Comadre Neli Suassuna, a família, os amigos de ontem e de hoje. Todos.

Comer a peixada de Ernandes Lima. Receber as bençãos de Áurea Lima e Dona Dulce de Queiróz.

Quem sabe encontrar José Edmilson de Hollanda pelas calçadas.

Botar as cadeiras na calçada e sorver o sereno da noite.

Depois, Martins, onde pontifica o Senhor de Cajuais, o grande François Silvestre, e o clima é ameno e a conversa corre solta. Ouvir, também, a gargalhada de Raimunda enquanto comemos a galinhada que somente ela sabe preparar. Quem sabe temos a sorte de encontrar Dona Manolita Pereira em seu chalé encantado no Sítio Canto? E poderemos, então, sorver um Porto enquanto a vista se derrama pela imensidão das serras?

Viver, enfim, cumprir essa sina com leveza e galhardia...

Nenhum comentário: