O Grego, Bárbara, e a Place du Tartre
Honório de Medeiros
Em “E Foram Todos para Paris” (Casa da Palavra; 2011), Sérgio Augusto (jornalista, escritor), infatigável leitor da romaria americana do Século XIX à França (Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Fenimore Cooper, Henry James, etc.), conta que seu chamego pela cidade começou quando assistiu ao musical Sinfonia de Paris (An American in Paris), de Vicente Minelli, com músicas de ninguém mais, ninguém menos, que Gershwin.
Diz ele que em 1952 teve um coup de foudre pelo personagem de Gene Kelly, um ex-combatente americano, Jerry Mulligan, que decide virar pintor e morar para sempre em Paris quando terminou a Segunda Grande Guerra, vendendo seus quadros em Montmartre.
Lendo o trecho olhei instintivamente para duas imagens feitas com giz de cera cor vermelho-terra que adornam a parte superior acima da minha cama. São datadas de 26 de abril de 2008 e 3 de maio do mesmo ano, quando eu e Bárbara, minha esposa, posamos para um grego de barba cerrada, francês macarrônico, que passava o dia na Place du Tartre, coração de Montmartre, a fumar e colher turistas para sobreviver com sua arte.
Aquele 26 de abril foi inesquecível. Eu completava cinquenta anos, estava em Paris com Bárbara e alguns amigos queridos, e iríamos terminar a noite no La Coupole, tradicional e histórico restaurante do Boulevard Montparnasse inaugurado no ano que Lampião invadiu Mossoró, 1927, e que durante muito tempo foi o centro da vida artística e intelectual da cidade, pois era frequentado assiduamente por Picasso, Man Ray, Cartier-Bresson, Buñuel, Henry Miller, Anais Nin, Hemingway, Giacometti, Sartre, Gainsbourg, Jane Birkin, entre outros.
Dois anos depois voltei à Place du Tartre. Será que o grego ainda desenhava por lá, me perguntei. Chegáramos cedo da manhã. Muitos cavaletes ainda estavam fechados, aguardando seus donos, desenhistas, pintores, como o grego. Poucos turistas flanavam no local. Decidimos enveredar, a flanar, enquanto os artistas não chegavam, por ruelas que, da praça, descem sinuosas e estreitas, até o entorno de Montmartre.
Algum tempo depois, alguns copos de Guiness a mais, voltamos. Fui direto ao local onde o Grego ficava. Não estava. Fiquei na dúvida se perguntava por ele. Resolvi que sim, perguntaria. Dirigi-me a outro pintor, e lhe perguntei pelo Grego, descrevendo-o o melhor possível.
Nem precisei esperar a resposta. Olhando acidentalmente para outro recanto da praça encontrei-o placidamente sentado, a fumar um cigarro e tomar uma caneca de café, enquanto na cadeira na qual se sentavam os que iriam posar, uma bela adolescente de beleza diáfana tão tipicamente francesa aguardava pacientemente o resultado da sua (dele) busca por inspiração ou, apenas, que resolvesse começar seu dia.
Hoje, após ler o texto acerca do qual comentei acima, fico me perguntando que tipo de decisão conduziu o Grego ao estilo de vida que inspirou o personagem do musical aludido por Sérgio Augusto. Terá sido o Sinfonia de Paris?
Acerca da influência da cultura, entendida esta enquanto “estilo de vida”, como pensava Eliot, rios de tinta foram já escritos. Cultura que influenciou gerações e as levou a tomar decisões fundamentais em suas vidas, e que tende a desaparecer na justa medida da futilidade própria da “civilização do espetáculo”, como a define Llosa em seu livro de ensaios homônimo, leitura da qual não devemos abrir mão para entender o que se passa hoje conosco no universo da literatura, pintura, escultura, as artes, enfim...
É como diz Llosa, citando o sociólogo Frédéric Martel: “A imensa maioria do gênero humano não pratica, não consome nem produz hoje outra forma de cultura que não seja aquela que, antes, era considerada pelos setores cultos, de maneira depreciativa, mero passatempo popular, sem parentesco algum com as atividades intelectuais, artísticas e literárias que constituíam a cultura.”
Bom, voltando ao que importa, cito Llosa por que ele captou, no espírito da época, na indústria do entretenimento que nos aliena e embrutece, na massificação onipresente, na frivolidade típica da cultura do nosso tempo, a ausência de referências fundamentais como aquelas que desabrocharam em Viena, Berlim, Paris e Nova Iorque entre os séculos XIX e XX.
Referências que levaram, quem sabe, à construção do personagem Jerry Mulligan, calcado em Picasso ou outro pintor famoso; referências que levaram o Grego a fazer, de sua vida, uma elegia à arte, dedicando-a à mítica Paris e à Place du Tartre.
Quanto ao Grego, pode não ser verdade minha hipótese, mas me apraz pensar que sim...
Em “E Foram Todos para Paris” (Casa da Palavra; 2011), Sérgio Augusto (jornalista, escritor), infatigável leitor da romaria americana do Século XIX à França (Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Fenimore Cooper, Henry James, etc.), conta que seu chamego pela cidade começou quando assistiu ao musical Sinfonia de Paris (An American in Paris), de Vicente Minelli, com músicas de ninguém mais, ninguém menos, que Gershwin.
Diz ele que em 1952 teve um coup de foudre pelo personagem de Gene Kelly, um ex-combatente americano, Jerry Mulligan, que decide virar pintor e morar para sempre em Paris quando terminou a Segunda Grande Guerra, vendendo seus quadros em Montmartre.
Lendo o trecho olhei instintivamente para duas imagens feitas com giz de cera cor vermelho-terra que adornam a parte superior acima da minha cama. São datadas de 26 de abril de 2008 e 3 de maio do mesmo ano, quando eu e Bárbara, minha esposa, posamos para um grego de barba cerrada, francês macarrônico, que passava o dia na Place du Tartre, coração de Montmartre, a fumar e colher turistas para sobreviver com sua arte.
Aquele 26 de abril foi inesquecível. Eu completava cinquenta anos, estava em Paris com Bárbara e alguns amigos queridos, e iríamos terminar a noite no La Coupole, tradicional e histórico restaurante do Boulevard Montparnasse inaugurado no ano que Lampião invadiu Mossoró, 1927, e que durante muito tempo foi o centro da vida artística e intelectual da cidade, pois era frequentado assiduamente por Picasso, Man Ray, Cartier-Bresson, Buñuel, Henry Miller, Anais Nin, Hemingway, Giacometti, Sartre, Gainsbourg, Jane Birkin, entre outros.
Dois anos depois voltei à Place du Tartre. Será que o grego ainda desenhava por lá, me perguntei. Chegáramos cedo da manhã. Muitos cavaletes ainda estavam fechados, aguardando seus donos, desenhistas, pintores, como o grego. Poucos turistas flanavam no local. Decidimos enveredar, a flanar, enquanto os artistas não chegavam, por ruelas que, da praça, descem sinuosas e estreitas, até o entorno de Montmartre.
Algum tempo depois, alguns copos de Guiness a mais, voltamos. Fui direto ao local onde o Grego ficava. Não estava. Fiquei na dúvida se perguntava por ele. Resolvi que sim, perguntaria. Dirigi-me a outro pintor, e lhe perguntei pelo Grego, descrevendo-o o melhor possível.
Nem precisei esperar a resposta. Olhando acidentalmente para outro recanto da praça encontrei-o placidamente sentado, a fumar um cigarro e tomar uma caneca de café, enquanto na cadeira na qual se sentavam os que iriam posar, uma bela adolescente de beleza diáfana tão tipicamente francesa aguardava pacientemente o resultado da sua (dele) busca por inspiração ou, apenas, que resolvesse começar seu dia.
Hoje, após ler o texto acerca do qual comentei acima, fico me perguntando que tipo de decisão conduziu o Grego ao estilo de vida que inspirou o personagem do musical aludido por Sérgio Augusto. Terá sido o Sinfonia de Paris?
Acerca da influência da cultura, entendida esta enquanto “estilo de vida”, como pensava Eliot, rios de tinta foram já escritos. Cultura que influenciou gerações e as levou a tomar decisões fundamentais em suas vidas, e que tende a desaparecer na justa medida da futilidade própria da “civilização do espetáculo”, como a define Llosa em seu livro de ensaios homônimo, leitura da qual não devemos abrir mão para entender o que se passa hoje conosco no universo da literatura, pintura, escultura, as artes, enfim...
É como diz Llosa, citando o sociólogo Frédéric Martel: “A imensa maioria do gênero humano não pratica, não consome nem produz hoje outra forma de cultura que não seja aquela que, antes, era considerada pelos setores cultos, de maneira depreciativa, mero passatempo popular, sem parentesco algum com as atividades intelectuais, artísticas e literárias que constituíam a cultura.”
Bom, voltando ao que importa, cito Llosa por que ele captou, no espírito da época, na indústria do entretenimento que nos aliena e embrutece, na massificação onipresente, na frivolidade típica da cultura do nosso tempo, a ausência de referências fundamentais como aquelas que desabrocharam em Viena, Berlim, Paris e Nova Iorque entre os séculos XIX e XX.
Referências que levaram, quem sabe, à construção do personagem Jerry Mulligan, calcado em Picasso ou outro pintor famoso; referências que levaram o Grego a fazer, de sua vida, uma elegia à arte, dedicando-a à mítica Paris e à Place du Tartre.
Quanto ao Grego, pode não ser verdade minha hipótese, mas me apraz pensar que sim...
No final disse o Grego que esse, acima, era eu.
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