Criado o GMPA que realiza o seu primeiro Café Cultural
No dia 28 de abril de 2011 o empresário Maciel Teixeira Lima, que há anos trabalha com teatro em um grupo da terceira idade e publicou o livro O Matuto Empreendedor, reuniu um grupo de amigos, escritores, poetas, amantes das artes e apresentou a eles uma idéia que vinha martelando a sua cabeça há um bom tempo: criar um grupo multicultural para que, em reuniões periódicas pudessem discutir a cultural local, e também regional, nacional, do mundo, preenchendo uma lacuna no município.
Desse encontro de amigos, nasceu o GMPA – Grupo Multicultural de Paulo Afonso, “constituído com o intuito de reativar, resgatar, recriar e oportunizar atividades culturais no município de Paulo Afonso”
Há cinco anos, em outubro de 2006, foi criada a ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso que reúne 15 escritores, poetas, artistas da cidade. Mas os sócios, imortais da ALPA não têm se encontrado com a frequência desejada e por isso surgiu essa necessidade da criação de outro grupo, sem nenhuma rivalidade com a Academia mas, ao contrário, como diz o próprio Maciel e também Edson Barreto, “o desejo é somar, acrescentar mais valores, mais gente voltada para a cultura desta cidade e até reanimar a ALPA e fazê-la emergir. Até porque, os que estão no GMPA, são, na grande maioria, membros da ALPA”, diz Edson Barreto.
Dessa necessidade de “trocar figurinhas”, criar uma diálogo sobre a realidade atual e a literatura e outras artes, o GMPA vem se reunindo mensalmente e promovendo, a cada dois meses um Café Cultural, oportunidade de homenagear escritores, poetas, gente da cultura local e regional, ao som de música, palestras, debates, apresentação de poesias, um momento de enlevo à alma.
Num bate-papo com Maciel Teixeira, fundador do grupo, a essência dos objetivos do GMPA vem à tona:
Antônio Galdino – Maciel, como surgiu a idéia de se criar o GMPA?
Maciel - “O GMPA, Grupo Multicultural de Paulo Afonso, foi criado em Abril de 2011 e nasceu de uma conversa informal a respeito da cultura em nossa cidade. Reunimos alguns amigos em minha casa e ali nasceu o GMPA.
Galdino - A que se propõe o GMPA?
Maciel - Naquela primeira reunião, dia 28 de abril de 2011, alguns pontos foram questionados e chegamos a um consenso de que a arte, quando organizada e oportunizada para varias classes sociais em seus costumes, crenças, histórias, símbolos e tradições, poderia trazer para a sociedade novos talentos e divulgar melhor aqueles que já fazem trabalhos voltados para a cultura e se empenham em realizar novas tarefas, divulgando e organizando eventos onde podem ser mostrados esses trabalhos e seus construtores .
Galdino – Quais são as primeiras ações do GMPA?
Maciel - Inicialmente o grupo esta empenhado em realizar eventos na área literária, onde poetas e escritores estão sendo homenageados com o café cultural. Evento criado por Rubinho Lima que faz parte do quadro da diretoria do grupo.
Galdino – Já existe um cronograma, datas definidas para esse Café Cultural?
Maciel - Este evento acontece a cada dois meses. No dia 12 de Agosto foi o primeiro, realizado no a auditório do Colégio Sete de Setembro, quando foi homenageado o escritor João de Souza Lima. Na reunião realizada no dia 03 de agosto foi escolhido por unanimidade para ser homenageado no mês de outubro deste ano o Professor, escritor Antonio Galdino. Outros nomes estarão sendo definidos pelo GMPA em suas próximas reuniões.
Galdino – Recebi essa informação, fiquei muito feliz por esta decisão unânime de colegas escritores e, querendo Deus, estaremos lá participando desse Café Cultural. Mas, que outras ações pretende o grupo?
Maciel - O grupo, além de apoiar e coordenar este evento, também busca parcerias com o poder publico e privado para que a cultura seja melhor trabalhada e divulgada em nossa cidade e região.
O Grupo Multicultural de Paulo Afonso elegeu a sua primeira diretoria que está assim formada: Presidente o Maciel Teixeira Lima; 1º Secretário, Edson Barreto; 2º Secretário, Fernando Mota; Tesoureiro Rubervânio Cruz Lima; Diretora Cultural, Jovelina Ramalho; Articulador Social, João de Souza Lima.
O GMPA já tem um blog, organizado por Rubinho Lima. Acesse: GMPA – Grupo Multicultural de Paulo Afonso.
Café Cultural homenageia João de Souza Lima
O primeiro Café Cultural do GMPA, realizado dia 12 de agosto no auditório do Colégio Sete de Setembro homenageou o escritor João de Souza Lima que tem 6 livros editados sobre a temática do cangaço, além de participações em outras publicações regionais, mas é também poeta.
na região durante 18 anos e relançou o livro de poesias No Silêncio do Ocaso que teve poemas vivenciados, interpretados sob muitos aplausos, pelo mestre em Literatura do IFBA, professor Cleberson.
Presentes os poetas e escritores Fernando Mota, Maciel Teixeira, João Lima, Rubervânio Lima, Edson Barreto e ainda Luiz Ruben, Voldi Ribeiro, Antonio Galdino e professores e alunos de Letras e Direito da Faculdade Sete de Setembro, dentre eles o Professor Luiz José, coordenador do Curso de Letras e a Professora Geruza, coordenadora do Curso de Direito. Esmeralda Patriota, presidente da APLB, também esteve prestigiando o evento. “O público que esteve presente, saiu maravilhado”, diz matéria do site da FASETE.
Um comentário:
caro Honorio,
grato por sua gentileza e atenção quanto a divulgação da homenagem e a preocupação com a história do nosso pov do sertão nordestino
fraternal abraço
joão de sousa lima
Postar um comentário