sexta-feira, 23 de setembro de 2016

COMO SURGE UMA MUDANÇA?

* Honório de Medeiros

Como surge uma nova seita religiosa em uma região qualquer? Que questões foram levadas em consideração pelos seus criadores para optar por essa região? Aparentemente um deles, preponderante, foi não existir, na região, outra igreja da mesma seita. Ou, mesmo, qualquer tipo de igreja ou seita.

Como surge uma célula de venda de drogas em uma região qualquer? Que questões foram levadas em consideração por seus criadores para optar por essa região? Aparentemente um deles, preponderante, foi não existir, na região, outra célula da mesma organização criminosa. Ou, mesmo, qualquer tipo de organização criminosa.

Levando em consideração a história da ocupação do Oeste americano ou dos Sertões brasileiros, como surgiu a ideia de ocupá-los? Quais fatores foram levados em consideração para que essa ideia surgisse? Um deles, preponderante, é o fato de que a região estava disponível para a ocupação, dada a fragilidade daqueles que lá estavam.

Pensemos, então, em vírus e bactérias. Em vendedores ambulantes, na expansão da área urbana, nos vírus de computador. Nos políticos. Seguem eles o mesmo padrão? Aparentemente seguem.

Aqui não se elege como objeto a ser analisado a natureza moral do "alvo", "meta", a ser alcançada. Trata-se de chamar a atenção para o "como" acontece o desenrolar do processo de expansão de um determinado sistema.

A lógica é a mesma, o padrão é o mesmo. Constatar esse padrão é uma decorrência natural de um processo lógico de natureza indutiva.  Melhor: de uma intuição, um "insight" testável cujos testes, à nossa disposição para uma pesquisa até mesmo mediana, parecem corroborá-las.

Ou seja, todo sistema tende à própria expansão. Sub-sistemas tendem à expansão dentro do sistema, utilizando o mesmo padrão. Todos eles buscam o "espaço vazio". Ou atacam sistemas ou sub-sistemas mais frágeis, para ocupar seu espaço. Tal conclusão não é nenhuma novidade. É esse padrão que a Lei da Seleção Natural descreve.

A pergunta que se faz, agora, é a seguinte: o que leva o "sistema" a se expandir, a atacar? E, como corolário: essa "motivação" é intrínseca ou extrínseca aos agentes da expansão? Será intrínseca ao sistema ou sub-sistema e extrínseca ao espaço vazio ou frágil a ser ocupado?

Nenhum comentário: