quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROGRAMA SECRETO AMERICANO VIGIA PRATICAMENTE TUDO NA INTERNET

Do http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/

 

Um sistema de vigilância secreto conhecido como XKeyscore permite aos Estados Unidos aceder a "praticamente tudo o que um utilizador típico faz na Internet", segundo documentos revelados por Edward Snowden publicados esta quinta-feira pelo diário britânico "The Guardian".
 
O programa, segundo o jornal, é o de maior alcance utilizado pela Agência Nacional de Segurança (NSA), para a qual Snowden trabalhou como analista informático.

A existência do XKeystore confirma, segundo o "Guardian", a anterior alegação de Snowden, negada por responsáveis norte-americanos, de que antes de deixar a NSA podia "escutar qualquer pessoa, você ou o seu contabilista, um juiz federal ou mesmo um presidente, desde que tenha um email pessoal".

A Casa Branca refutou a alegação, insistindo que o acesso a esse tipo de ferramentas só é concedido aos que têm autorização para isso e que existem vários sistemas de controlo para impedir abusos.

Na sua página Internet, o "Guardian" publicou uma série de 32 imagens do que parece ser um manual interno dos serviços de informações apresentando detalhadamente as funcionalidades do XKeyscore.

O jornal colocou a negro quatro dessas imagens porque, explicou, elas "revelam pormenores de operações específicas da NSA".
 

Nenhum comentário: