quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O FACEBOOK NOS MANIPULA

* Honório de Medeiros

Pois é, o Facebook nos manipula.

Nada para estranhar, neste mundo no qual tantos querem manipular, constranger, seduzir ou impor sua vontade a qualquer custo.

Há sempre alguém querendo nos manipular, constranger, seduzir ou nos impor sua vontade, essa é que é a verdade.

Prestemos atenção: não são as instituições, os órgãos, os partidos, o Estado, que querem nos manipular, constranger, seduzir ou impor sua vontade. São os homens que estão por trás de cada um deles. As instituições, etc, etc, são criações do homem para manipular, constranger, seduzir ou impor sua vontade. Não o contrário. Há homens que não pertencem a instituições, etc, etc, mas não há instituições sem homens.

Pois bem, voltando ao Facebook.

Eu tenho para lá de mil "amigos" no Face. Sempre pensei que postando algo no dito cujo essa postagem ficasse à disposição desses meus amigos. Sempre pensei que minha postagem os alcançasse.

Era para ser assim. Mas não é desse jeito que funciona.

Na verdade minha postagem somente alcança "amigos" que fazem parte de uma "bolha" constituída por aqueles com os quais eu interajo com mais frequência. Aqueles com os quais eu pouco interajo não são alcançados.

Não era para ser assim. Ao contrário. Aqueles com os quais eu tenho menos contato deveriam receber minhas postagens para serem estimulados, dessa forma, a reatar os laços comigo.

Desconfio que o Face, ao agir dessa maneira, privilegiando essas "bolhas", quer evitar seu uso comercial ou político. Ou seja, evitar que eu, candidato, mande mensagens que serão alcançadas por todos os meus "amigos". Ou evitar que eu, comerciante, faça publicidade gratuita de meus produtos a todos os meus "amigos".

Desenvolvi essa teoria após passar por uma experiência singular: vi um vídeo muito interessante postado por um "amigo" meu e quis socializá-lo com minha esposa e filhos. Nos comentários transcrevi (citei) seus nomes, que ficaram em negrito, e a informação acerca do vídeo. Eles, apesar de serem meus "amigos", não foram alcançados pela mensagem. Logicamente por não ter, eu, muita interação com eles nessa rede social.

Mandei a mesma mensagem para um "amigo" meu integrante da "bolha". Bingo! Ele recebeu na hora, em tempo real...

Até concordo em pensar que é para ser assim mesmo. Mas não concordo com a manipulação. As regras deveriam ser claramente disponibilizadas quanto a essa estratégia do Face.

Pois é, o Facebook nos manipula. Passa uma falsa perspectiva para nós de que seremos lidos pela legião composta por todos os nossos "amigos" feicibuquianos. Nada mais falso...

Isso é muito ruim para quem é escritor.  

Nenhum comentário: